sábado, 28 de novembro de 2015

Pedro provado e aprovado por Jesus


- Pedro Amas-me? 
- Tu sabes que te amo.
- Apascenta as minhas ovelhas. João 21: 15-17

Há na Bíblia uma série de textos que nos levam a refletir sobre a sublime vocação ministerial e a missão de um pastor frente ao rebanho de Deus. Porém não é só querer, Jesus diz que aquele que quiser ser o maior deve se tornar pequeno, porque o maior no reino de Deus é menor que uma criança, No entanto, a prerrogativa da escolha pertence a Deus, ou seja, é Ele quem separa, chama e capacita pessoas para os seus ministérios. É mérito divino escolher homens e/ou mulheres para uma obra específica. Ninguém se auto escolhe para o ministério pastoral. 

Simão era filho de João e nasceu em Betsaida, assim como o seu irmão André. Possuía um gênio forte e temperamento impulsivo, alojado num coração generoso e repleto de bondade. Não se deixava vencer pela adversidade, revelava uma fibra invejável, embora a sua coragem e iniciativa pessoal estivessem fundamentadas na própria força humana. Homem simples, rude, de pouca instrução, dedicava-se à pesca. Fixou residência em Cafarnaum da Galileia, que era banhada pelo Lago de Genesaré, também chamado Mar de Tiberíades ou Mar da Galileia. (Ação humana)

1º) O contato de Pedro com Jesus deu-se através do seu irmão André, que havia o conhecido. Quando este explicava para um Advogado sobre quem é o seu próximo. (Lc 10:30-35) André chamou Pedro e disse: “vem VER, eu conheci o messias”.

2º) Segundo o relato em Lucas 5:1-11, no episódio conhecido como "Pesca milagrosa", Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus sócios e filhos de Zebedeu, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.
JESUS ao conhecer Pedro viu nele um homem rude, e de um temperamento explosivo, ele queria resolver os problemas a seu modo sem planejamento e com as proprias mãos, porém tudo isso estava guardado no coração a ponto de ser tratado e transformado em amor. 

(O Homem é vitima das suas limitações, necessitamos de Deus em nossa vida)

Pedro foi provado por este amor:

Jesus convida Pedro a segui-lo e diz que o transformaria de pescador de peixes a pescador de homens, (imaginemos alguém chegando aqui e dizendo que vai transformar cada um de nós em alguma coisa que não temos Idea do que se trata).
Isto aconteceu com os doze, com os setenta e dois e continua acontecendo até hoje com cada um de nós. 
      ·        Com os membros da caravana não foi muito diferente, muitos de vocês estavam acostumados aos finais de semana se dedicar ao lazer com a família, jogar bola, ir a praia, a granja ou fazenda, ficar em casa ou simplesmente se encontrar com amigos e tomar uma cerveja.
       ·        Quando um belo dia aparece alguém e lhe convida a fazer uma experiência na caravana. E assim foi crescendo o grupo. Muitos demoraram a se dar conta da dimensão deste trabalho e o porquê dele existir. E a continuação desta atividade aos poucos foi causando transformações em cada um dos membros.
      ·        Assim como cada um de vocês, encontram dificuldades e muitas vezes chegam até pensar em desistir.
     ·        É quando Deus lança o seu olhar penetrante e profundo sobre o seu coração e você muda de ideia.
*Com Pedro também foi assim, ele como toda comunidade Judia que vivia um tempo de dominação e escravidão pelo Império Romano, esperava um Rei que os libertasse pela força (pela espada), não viram isso em Jesus e foram perdendo a paciência até perceber o amor de Deus, que através de Jesus, transbordava em um deles. (O olhar profundo de Deus)
*Quem compreendeu primeiro, amou e se deixou ser amado saiu na frente deu o primeiro passo, reclinou a cabeça no colo de Jesus, estava ao pé da Cruz, recebeu a incumbência de cuidar da mãe de Jesus e chegou primeiro no tumulo.
*A forma que eram (e que somos convidados) a segui-lo: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Lucas 9:23.
*Efésio 6,11-13 . Finalmente, irmão fortaleça-vos no Senhor, pelo seu soberano poder.
11. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.
12. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.
13. Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.
*Mt. 14,22 S “ Calma, sou eu, não tenham medo e, Pedro, sempre o mais ousado, disse:-
“Então, se é o Senhor mesmo, dá-me a ordem  para ir ao seu encontro:. E, Jesus lhe diz:-“ Vem”. Pedro, então, se atira na água e vai caminhando na direção de Jesus, alucinado de alegria ao se ver andando sobre a água. Mas, o mar estava agitado e começou a subir a água na sua canela e, atemorizado, teve medo e começou a gritar :  
“Senhor, Senhor,  salva-me”. No mesmo instante Jesus lhe dá a mão e o segura, dizendo :- “Homem de pouca fé, porque duvidaste? “ Os discípulos que a tudo assistiam, caíram de joelhos, dizendo :- “Tu és mesmo o Filho de Deus “-
·  Quantas vezes membros da caravana sentem-se sufocados e desmotivados com o trabalho voluntário, e chegam até a pensar que já fizeram a sua parte, que não precisam continuar e que outros podem o fazer? porém esta é a cruz de cada um e Jesus está sempre esperando que perseveremos na sua estrada ao encontro dos necessitados.
*Pedro demorou perceber, mas nunca desistiu, declarou seu amor por Jesus, também negou conhece-lo, fez declarações de fidelidade, caiu várias vezes. Porém quando entendeu entregou-se de corpo e alma.
*Foi provado mais que os outros, que a sua humanidade era muito forte, Jesus queria extrair dos doze tudo que havia de bom no coração de cada um e Pedro sempre se manifestava primeiro.
*Quando Jesus os levou ao monte Mc 9, 2-8, Mt 17, 1-3, Lc 9, 28-36.
*Após um dia de atividades intensa Jesus a sós com eles pergunta o que estavam dizendo dEle, Pedro fez sua primeira profissão de fé, Lc 9, 22, Mc 21, Mt 16, 13-23.
 *Quando Declarava quem come minha carne e bebe meu sague não morrerá muitos que o seguiam deixaram e Pedro manifestou sua fé mais uma vez. Jo 6, 40-70.
*No lava pés, Pedro não queria aceitar que Jesus lavasse seus pés. Jo 13, 1 – 17.
*No Getsêmani Pedro pegou a espada e cortou a orelha do soldado Malcon, reagindo a prisão de Jesus. Jo 18, 10.
*Quando Jesus era açoitado, Pedro o negou por três vezes. Lc 22,54-57, Mc 14,69-70, Mt 26, 73-75.
Pedro continuou a seguir durante a flagelação de Jesus até o momento que, caído, seu olhar encontrou Pedro e penetrou profundamente em seu coração e este chorou amargamente arrependido, as suas lagrimas lavavam o seu ser, limpando seu coração e transformando no discípulo que Jesus queria.

Mesmo assim ainda foi provado definitivamente, quando Jesus pergunta: Pedro tu me amas? . . .

·        Aos membros da caravana Jesus diz no dia a dia, não tenham medo, Eu estarei com vocês todos os dias. Mt 28,20.

 Basta amar Jesus que é: Caminho, Verdade e Vida.

 Que Deus nos abençoe.