quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

ARQUIDIOCESE DE NATAL
PAROQUIA DE SÃO PEDRO
PASTORAL DA LITURGIA
VIDA LITURGICA E VIVENCIA NA ESPIRITUALIDADE

LITURGIA,  leitourgía 'função em serviço público etc.
O conjunto dos elementos e práticas do culto religioso (missa, orações, cerimônias, sacramentos, objetos de culto etc.) instituídos por uma Igreja ou seita religiosa.
PORQUÊ A LITURGIA?
No Símbolo da Fé, a Igreja confessa o mistério da Santíssima Trindade e o seu «desígnio admirável» (Ef 1, 9) sobre toda a criação: o Pai realiza o «mistério da sua vontade», dando o seu Filho muito amado e o seu Espírito Santo para a salvação do mundo e para a glória do seu nome. (cic1066).
É este mistério de Cristo que a Igreja proclama e celebra na sua liturgia, para que os fiéis dele vivam e dele deem testemunho no mundo. (cic1068).
O ESPIRITO SANTO ATUALIZA O MISTÉRIO DE CRISTO
A Liturgia cristã não somente recorda os acontecimentos que nos salva. Como também os atualiza. Torna-os presentes. O mistério pascal de Cristo é celebrado, não é repetido, o que se repete são as celebrações; em cada uma delas sobrevém a efusão do Espírito Santo que atualiza o único mistério. (CIC1104)
A epiclese (“invocação sobre”) é a intercessão na qual o sacerdote suplica ao Pai que envie o Espírito Santificador para que as tornem o Corpo e Sangue de Cristo, e para que ao recebe-los os fiéis se tornem eles mesmos uma oferenda viva a Deus.(CIC1105)
Juntamente com a anamnese, a epiclese está no cerne de cada celebração sacramentada, mais especialmente da Eucaristia. Tudo isso acontece pelo poder transformador do Espirito Santo. (CIC1106).
(Epiclese - invocação ao Espírito Santo, na celebração eucarística, esp. nas liturgias da Igreja oriental). (Anamnese - na missa, oração que se diz após a elevação e que celebra a paixão, a ressurreição e a ascensão do Redentor).
O fim da missão do Espirito Santo em toda a ação litúrgica é colocar-se em comunhão com Cristo para formar seu corpo.

VIVENCIA NA ESPIRITUALIDADE
Maria é a orante perfeita. Figura da Igreja. Quando rezamos a ela, aderimos com ela ao plano do Pai, que envia seu Filho para salvar todos os homens.
A família cristã é o primeiro lugar da educação para a oração, fundada sobre o sacramento do matrimonio, ela é “a Igreja domestica”, onde os filhos de Deus aprendem a orar.
A Igreja casa de Deus, é o lugar próprio para a oração litúrgica da comunidade paroquial. É também o lugar privilegiado da adoração da presença real de Cristo no Santíssimo Sacramento.  Devemos procurar um lugar adequado para a oração. (Adoração ao Santíssimo).
Para a oração pessoal, pode ser um “recanto de oração” com as Sagradas Escrituras e imagens sagradas e procuremos ficar diante do Pai. (Lectio Divina).
Praticar a liturgia das horas, hábitos diários dos consagrados ao monastério. É na oração que Deus fala ao homem, é pela oração que devemos caminhar em busca da santidade. “Sede santo, como Eu e o Pai sou santo”. (1 Pedro 1, 15-16)

Deus nos abençoe.