sábado, 8 de agosto de 2020

Convite à montanha

Meu Irmão e minha Irmã, outro dia eu escrevi um texto e nele convidava você a acalmar seu coração numa experiência com Deus, em Jesus Cristo. Hoje volto a falar no mesmo assunto, só que desta vez lhe mostrando que é o próprio Jesus que nos convida a esta experiência. Leia com atenção o Evangelho de hoje (Mateus 17, 14-20) e veja, Ele nos convida quando chama Pedro, Tiago e João a subir com Ele a Montanha Sagrada.

Jesus queria levá-los antecipadamente a presença de Deus, pois o alto, a montanha, é a proximidade de Deus, precisamos buscar sempre as coisas do Alto como dizia nosso saudoso Pe Léo. Meu Irmão e minha Irmã, a experiência com Jesus nos proporciona uma transformação tão profunda que a mudança involuntária vai acontecendo em nós e muitas vezes é percebida pelo outro antes de nós mesmos, pois quem tem esta experiência não pode continuar  igual a antes, mas tem que ir em busca do próximo que está precisando de ajuda.

No alto, estamos mais perto de Deus

No Evangelho, quando acontece a transfiguração, os discípulos ficam sem saber o que falar, Pedro dirige-se ao Senhor e propõe montar três tendas, uma para Jesus, uma para Moisés e outra para Elias. Perceba que ele, Pedro, não lembrou-se dele nem dos outros Discípulos. Quando a sombra do Espirito Santo (a Nuvem) os cobriu e nela Deus falou, eles caíram com os rostos em terra, diz o Evangelho, porém Jesus os manda levantar, porque quem tem uma experiência com Jesus deve receber d'Ele a missão: ide e evangelizai, ide e cuidai do teu irmão, ide e fazei Discípulo meu aquele que ainda não me conhece.

Não deixe de atender ao convite de Jesus para subir a montanha com Ele. Não é fácil subir uma montanha, e Ele não prometeu sombra e água fresca a ninguém, o primeiro convite foi assim; “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”, e quando alguém disse: Senhor, eu quero te seguir, Ele respondeu “os pássaros tem seus ninhos, as raposas seus covis, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Meu irmão e Minha Irmã, Jesus quer nos ensinar que é possível encontrar algo bom nas piores coisas que nos aparecem. Eu posso ser o pior ser entre os homens, aquele que não tem valor algum, mas Jesus encontrará algo bom em mim.

Vivemos hoje uma situação de pandemia, coisa que nos desestrutura, nos deixa apavorados sim, porém diante deste terror, Deus suscitou na sua Igreja a ideia de usar as mídias sóciais e fazer que seus pastores transformassem em cada lar uma Igreja, a igreja domestica, onde todos os dias refletimos a sua Palavra, que assim possamos levar conforto a todos os lares. 

Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo.