sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 29-33
Estamos saindo do tempo comum (tempo litúrgico) e entrando no tempo do advento, assim também está iniciando um novo ano litúrgico que é diferente do ano civil, o ano civil começa em 1 de Janeiro e termina em 31 de Dezembro, o ano litúrgico de 2014 termina em 29 de novembro (Sábado). Tivemos 34 semanas do tempo comum para refletirmos a Palavra que ouvimos nestas semanas como também durante todo ano, chegou a ora de nos perguntar, conseguimos progredir na nossa vida espiritual com estas reflexões?, Fizemos o dever de casa?.
O Evangelho de hoje diz que é preciso reconhecer os sinais dos tempos para entender os projetos do Reino de Deus para nossa vida e que promove a nossa transformação, Jesus  por amor quis está no nosso meio e participar verdadeiramente da nossa história, seu objetivo era resgatar toda humanidade e para isso se fez um de nós assumindo nossa humanidade em tudo menos no pecado, provou assim que é possível ser santo, só é preciso ter fé e reconhecer nos sinais dos tempos as graças que o Pai do céu derrama sobre cada um, para isso é preciso observar, entender e por em prática os ensinamentos da palavra de Jesus, e atender seu apelo, “Sede Santo como Eu e o Pai somos Santos”.
Bom dia e bom final de Semana.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 20-28
“Quando estas coisas começarem a acontecer,  levantai-vos e erguei a cabeça,  porque a vossa libertação está próxima.” As palavras de Jesus são confortadoras, porém é preciso que decidamos qual a libertação que queremos,  essa decisão cabe a cada um, nada acontece por imposição, se queremos a verdadeira libertação teremos que viver coerentemente com as necessidades desta, que começa com nosso compromisso pessoal com o Evangelho e com o próximo, buscamos assim a pertença com o reino de Deus. 
Quando assumimos um compromisso passamos a lutar por este objetivo, a nossa vida passa por uma transformação porque passamos a viver uma nova realidade, se este compromisso for com a Palavra de Deus e o proposito for anunciar o seu reino, a transformação se faz necessária e muitas vezes acontece como que automática, na busca da realização da nossa meta as mudanças acontecem  que as vezes não percebemos, após a nossa entrega o Espirito Santo passa a agir em nós e passamos a viver uma luta por um mundo melhor aqui na terra e pela verdadeira libertação. 
Bom dia.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 5-11
Somos acostumados a ter as nossas atividades cronometradas e por isso queremos também ter datas, previsões e outros parâmetros para as coisas do alto, este desejo não é novo, o Evangelho nos mostra que a mais de dois mil anos já se cobrava isto até de Jesus, por isso que Ele faz o alerta, cuidado com falsos profetas, é como se dissesse certifiquem-se da veracidade das noticias não acreditem em tudo que disserem, quando falamos das coisas materiais temos uma dimensão e a noção de tamanho e tempo, quando falamos das coisas celeste somos limitados a acreditar.
Devemos valorizar também as coisas materiais porque elas fazem parte da criação, pois são inventadas pelas criaturas com a inteligência dada pelo nosso Criador, porem este valor não pode ser comparado com o valor que devemos dar as coisas do alto as espirituais, encontramos dificuldades em valorizarmos o que não vemos como amor, misericórdia, graça e sabedoria, bens que nos edificam na caminhada em busca da salvação, peçamos ao nosso Pai do Céu, para que nos conceda a graça a sabedoria e o discernimento necessário para aprendermos a ouvir e reconhecer sua voz quando chegar ao nosso coração. 
Bom dia a todos.

Reflexão Cristãs

Reflexão - Lc 21, 12-19
Ganhar a vida eterna significa ser capaz de lutar no dia a dia pelos valores que a caracterizam. Mas os valores que caracterizam a vida eterna são completamente diferentes dos valores que caracterizam a nossa sociedade de hoje, sendo que a conseqüência dessa diferença é o conflito, que é seguido da perseguição, do ódio e, muitas vezes, da morte. Mas quem de fato acredita na vida eterna e a deseja ardentemente para si assume o projeto de Deus e os valores do Reino dos céus e luta constantemente por eles, não temendo a perseguição e desafiando até mesmo a morte, porque sabe que nada o separará da vida e vida em abundância.
Bom dia a todos,   (Reflexão da CNBB)

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 1-4
O Evangelho nos traz um tema para nossa reflexão, muitas vezes até querendo medir o amor, o desprendimento e até a fé do outro pelo tamanho da sua oferta, quando agimos assim erramos duas vezes, a primeira em julgar e a segunda é que além de julgar julgamos errado, o Evangelho nos diz que aquelas pessoas que levavam grandes quantias, levavam o que lhe sobrava, portanto assim não havia sacrifício algum, a viúva que ofertou duas pequenas moedas, foi diferente, ela ofertou tudo que possuía, ela foi generosa e confiante levando o que tinha para sobrevivência confiando que Deus proveria sua subexistencia, nesta houve amor e fé.
Para o cristão o viver é Cristo, bens materiais são importantes para sobrevivência sim, porém não podemos esquecer que não é pelos  bens mobiliários,  imobiliários ou pela gorda conta bancaria que ganharemos a salvação e sim pelas obras de caridade que praticamos, pelo amor ao próximo, pela leitura e observância aos mandamentos do Evangelho. Ontem dia de Cristo Rei do Universo, a liturgia deixou bem claro esta relação de amor, solidariedade,  caridade e salvação, não podemos deixar a nossa caminhada rumo ao amor de Deus, também devemos  anunciar que seu reino de amor estar perto.
Bom dia e boa semana.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Rflexões Cristãs

Reflexão - Lc 19, 41-44
'Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!. Jesus faz essa exclamação a Jerusalém em lágrimas, mesmo sendo testemunha da falta de fé daquelas pessoas quanto a presença do Messias, Ele se comove porque a sua missão e o seu objetivo é que todos tenham vida e vida em abundancia, esta vida em abundancia só teremos em Deus e para chegarmos a Deus o caminho é Jesus Cristo, para vivermos em Cristo não é fácil encontramos dificuldades a toda hora mas é preciso lembrar que a porta que nos leva a Deus é estreita.
Devemos ter cuidado para não fazer como Jerusalém que abriu as portas ao Salvador, ouviu sua palavra e reconhecia nela a verdade, porém não fez adesão as exigências Nela contidas para caminhar em busca da salvação, e não sendo convencidos, não se converterão  e não se transformarão,  continuaram trilhando o caminho destruição e da morte.
Oremos a Deus para nos dar sabedoria e discernimento, para saber seguir o caminho mostrado pelo Ressuscitado, anunciar que o Reino de Deus estar próximo, e alimentar a esperança de alcançarmos a vida eterna.  
Bom dia a todos. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 19, 11-28
O Evangelho de hoje nos faz lembrar o Evangelho do Domingo passado é muito semelhante, percebamos que as moedas distribuídas são semelhantes aos talentos, o sentido é o mesmo, não podemos esquecer que estes talentos não é para ser confundido com uma profissão como, Advogado, Engenheiro, Médico, etc.., os talentos podem até estar num destes profissionais, porém eles não devem ser empregados para lucrar financeiramente com eles, os talentos são para ser usado em prol do outro, deve ser usado na solidariedade, na partilha e no amor.
Deus é o nosso Rei, o nosso talento vem dEle, e deve ser usado para promoção da vida e de preferencia em comunidade, jamais os nossos talentos que foi dado por Deus, deve ser usado na promoção pessoal, a rigor até mesmo os dons naturais deve ser para o bem da vida, se todos tem o desejo da vida eterna, devemos aplica-los conforme a vontade de Deus, só assim estaremos contribuído para o crescimento do reino de Deus no meio de nós.
Bom dia a todos.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 19, 1-10
“O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.  Começamos nossa reflexão de hoje com esta frase na esperança que ela fique gravada em nossas mentes, temos o habito de julgar o outro dizendo que é pecador, e cometendo o segundo erro nos considerando Santos (salvos), a exclusão nunca foi tema dos ensinamentos de Jesus, Ele sempre foi ao encontro dos marginalizados, daqueles que a sociedade julgava e sentenciava excluindo do seu meio.
O Evangelho também nos mostra como devemos nos comportar na caminhada rumo a salvação, devemos nos trabalhar na busca da conversão e nesta busca devemos desejar ardentemente um encontro com o Messias, sabemos que quem tem uma experiência com Jesus, assim como Zaqueu sua vida jamais será a mesma, nossa experiência com o ressuscitado nos traz libertação e Ele faz morada em nosso coração.
Libertados passaremos a viver a plenitude do amor, o nosso objetivo passará a ser a felicidade do outro, mesmo que esta venha custar a nossa felicidade, passaremos a viver o amor fazendo o bem, partilhando o bem com o outro, anunciando o verdadeiro caminho da felicidade sem medo de se perder, pois Jesus nos encontrará, Só Ele é o verdadeiro caminho da Salvação.
Bom-dia a todos. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 18, 35-43
Estamos próximo do final do tempo comum, tempo em que tivemos para refletir tudo que ouvimos durante os tempos litúrgicos anteriores; resta uma analise a ser feita, lembremo-nos de tudo que deveríamos refletir?, Fizemos o nosso dever de casa?, Chegamos ao final do ciclo dos tempos litúrgicos e continuamos com dúvidas, ainda temos tempo para tirarmos estas dúvidas?, não sabemos, porém não podemos esperar comecemos agora nossa introspecção para nos encontrar cada um consigo mesmo, e reavaliar nossa vida de cristão.
Jesus continua passando na estrada da nossa vida e esperando que alguém o chame e diga a Ele o que queremos que Ele faça em nós, a cidade de Jericó segundo antigo historiadores foi a mais antiga do mundo tendo sido encontrado indícios de ocupação humana cerca de 8.000 anos a. C., era uma cidade onde cultuavam deuses, o nome Jericó entre outros significados a ele atribuídos era também “retorno”, Jesus retornava a Jerusalém para lar encerrar sua missão terrena, mesmo assim Ele não parava de trabalhar, pois seu maior objetivo ainda  é, a cura e a libertação do Homem, precisamos nos libertar para este retorno que não sabemos o dia.
Quando Jesus realizava curas queria que  o amor de Deus pela humanidade fosse reconhecido, a cura e  a libertação era para que todos tivessem dignidade, o que dificilmente alguém teria ficando a margem da estrada pedindo esmola, este processo de libertação todos somos convidados a seguir, porem a escolha é nossa vejamos como Jesus agi, diante do cego  Ele pergunta o que queres que Eu faça?, a liberdade de  cada um é respeitada, isto é  amor, Ele espera que depois de curados estejamos verdadeiramente libertos e  optemos por segui-lo, pois só Ele é Caminho, Verdade e Vida.   
Bom dia e boa semana a todos.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 17, 26-37
Devemos estar sempre prontos para o nosso encontro com Jesus, e este encontro, na verdade, acontece todos os dias, quando ele vem até nós na pessoa dos fracos, dos pobres, dos oprimidos, dos excluídos, dos necessitados, enfim, de todos os que não são amados, são rejeitados pela sociedade e precisam de alguém que manifeste o amor que Deus tem por eles. O dia do Filho do Homem é o dia da vivência do amor, da caridade e da fraternidade para com todos. O verdadeiro cristão é aquele que faz de todos os dias da sua vida o dia do Filho do Homem.
(Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs de 13/11/2014

Reflexão do dia - Lc 17, 20-25
Continuando, no Evangelho de ontem falamos da necessidade de reconhecermos a graça na atuação de Deus em nós, muitas vezes pela nossa pouca fé duvidamos da sua presença nos sinais que encontramos e recebemos diariamente, preferimos achar que é obra do acaso, esquecemos até dos momentos que estamos na igreja e no inicio da missa quando o sacerdote diz, o Senhor esteja convosco, respondemos, Ele está no meio de nós, há uma necessidade de desligarmos o piloto automático para vivermos a realidade que é, ter consciência do que dizemos e não falar sem pensar.
A presença do reino de Deus no nosso meio, sempre foi uma realidade, antes, durante e depois da encarnação do verbo, o próprio Jesus antes de subir para o Pai disse; “estarei com vocês” sua promessa não volta a traz, por isso devemos ter a certeza da presença do reino de Deus no meio de nós, quando se fala que a presença de Jesus está nos “miseráveis”, não quer dizer que devemos viver uma vida de miserabilidade para ter Jesus conosco, mais para dizer que estes precisam de nossa ajuda, pois eles não devem permanecer ali, está por falta de Deus no coração do homem que muitas vezes prefere ignorar a justiça, a solidariedade e a compaixão e viver no total egoísmo.
Estas pessoas são escravas do poder e do ter, seu coração vive cheio de egoísmo, prepotência e desamor, pensando que ajudando ao próximo, está perdendo tempo e dinheiro, porque para estes seu maior tesouro é constituído por bens materiais, lhes faltam espiritualidade, ainda não aprenderam amar a Deus sobre todas as coisas e menos ainda ao próximo, oremos por toda a humanidade para que um dia sejamos Santos.
Bom dia!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 17, 11-19
E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.' O Evangelho de hoje nos mostra um detalhe muito importante que na maioria dos casos são esquecidos, o agradecer a Deus por tudo que Ele nos concede, somos rápidos para pedir tão rápido que a própria Escritura (Palavra de Deus) diz que pedimos mal ou não sabemos pedir, porém não lembramos de agradecer e esse processo de agradecimento faz parte de um outro processo o de transformação e da intensidade da nossa fé, pedimos a graça, recebemos a bênção e ficamos duvidando, será que foi um processo natural? Ou foi Deus que me ouviu? E assim não agradecemos.
Quando Jesus pergunta cadê os outros Ele não estava precisando do agradecimento deles para se firmar na missão, Ele queria velos curados da lepra da pele e da lepra social, esta também prejudicava o homem na sua dignidade, na sua liberdade, no seu direito de ir e vir, especialmente os mais necessitados que por sua condição sócio econômica eram escravizados sem direitos algum de justiça social, politica e religiosa, restando-lhes a vida  por ser dom de Deus e esta reduzida a condição de marginalidade.
Oremos a Deus para nos ajudar a ser homens orantes e reconhecedores  do seu amor, para que aprendamos que só Ele É, as demais são suas criaturas, e que seu Filho Jesus Cristo, É nosso único Senhor e Salvador, Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 17, 7-10
O Evangelho de hoje nos traz um tema muito importante para reflexão diária, estamos sempre achando que estamos trabalhando muito ou o suficiente para entrar no reino de Deus, chegamos até julgar os outros que nada fazem ou pouco fazem, esquecemos que quando fizermos tudo que nos foi atribuído e somente aquilo, não passamos de servos inúteis, todo patrão que ver o funcionário criativo, aquele que busca oportunidade, o proativo, o nosso mestre Ele também quer nos ver na pro atividade, que vejamos as necessidades dos outros e criemos meios e oportunidades para ajuda-los.
Deus poderia realizar tudo sozinho, mais achou melhor nos dar a oportunidade de sermos coparticipantes no processo da criação, para melhor entendermos seu projeto e assim entendermos que tudo que Ele faz é para nosso bem, ainda nos chama para colaboradores no processo da salvação para que entendamos que não podemos nos salvar sozinhos, neste projeto precisamos trabalhar com o objetivo de conscientização da salvação para toda humanidade, o amor de Deus por nós é tão grande que tudo faz para nos manter alerta, Ele quer que entendamos que seu projeto não é humano é Divino, por isso nos pega e transforma de servos inúteis em seus importantes colaboradores e manda em missão dizendo não tenhas medo, Eu estarei com vocês até o fim.
Bom dia!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão do dia - Lc 16, 1-8
Os seguidores de Deus ou do mundo ambos são inteligentes, os seguidores dos ensinamentos sagados, agem com inteligência e sabedoria, os seguidores dos ensinamentos do mundo, agem com inteligência e esperteza, os sábios e inteligentes entendem muito bem que a verdadeira riqueza, e a maior felicidade estão no amor de Deus, onde você aprende ser fiel, ético e viver a pedagogia dos mandamentos, os espertos não querem tomar conhecimento dos mandamentos sagrados e nem da ética, pois não conseguem viver a fidelidade, para eles o mais importante é a riqueza de bens materiais, isto é o que nos faz entender esta passagem do Evangelho de hoje eles não agem como filho da Luz.
Precisamos ter cuidado com tudo que nos é permitido fazer ou viver, pois nem tudo é conveniente, se pensarmos em viver os ensinamentos da Sagrada Escritura, precisamos as vezes ser radicais com nossas ações, muitas vezes pregamos uma coisa e falhamos na execução desta palavra, para ser seguidor de Cristo é obrigado ser vigilante, buscar Deus nas Orações, pedir forças para vencer as tentações, e termos sempre a consciência que somos fracos e podemos cair, porem se temos Deus em nosso coração nos levantaremos e seguiremos a nossa batalha dia após dia e ao final seremos vencedores.
Bom dia a todos e um bom Final de semana.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão do dia - Lc 15, 1-10
Parece até falta de assunto ficar aqui falando do amor de Deus pela humanidade, antes de pensarmos assim devemos pensar e reconhecer que somos pecadores e que o pecado promove a ruptura com Deus, se refletirmos assim vamos entender quanto é importante o amor que Deus tem por nós, pois mesmo com os nossos defeitos, nossas desobediências, e nossa falta de fé, Ele nos ama e espera que também o ame, como devemos fazer para que Ele se sinta amado por nós?, amando aos mais pobres, os desabrigados, os doentes e os marginalizados, lembremos; (tive fome não me destes de comer, estava doente e não me visitastes, estava nu e não me vestistes).
Muitas vezes caímos, quando não olhamos com compaixão para o necessitado, quando revidamos aos que nos agridem ou promovem algo que nos traga constrangimento, porém precisamos orar a Deus pedir sabedoria e coragem para se reconciliar com o outro e voltar a ser motivo de alegria para o nosso Pai Celeste, afinal o pai só que ver seus filhos unidos, hoje é raríssimo se encontrar uma família unida, aquele que a tem deve agradecer muito a Deus esta graça, o mundo perdeu a consciência dos verdadeiros valores como; éticos, Moraes e religiosos e os substituiu por, egoísmo, ganancia e soberba,  precisamos ser solidários e compassivos com o outro.
Oremos a Deus, para nos ajudar a ser mais humano, e aprender a amar o outro sem esperar algo em troca, a levar a Palavra de Deus aos que ainda não a conhecem e fazer com que acreditem que só Jesus é Caminho, Verdade e Vida. 
Bom dia a todos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 14, 25-33
“Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”! Quem disse que ser cristão é fácil?, quem pensar assim está muito enganado, ser um verdadeiro cristão no mundo de hoje requer muita renuncia, a sociedade só acredita nos bens materiais, hoje o ser humano só vale quanto tem, para ser visto é preciso andar com roupa de grif, ter um carro novo (não popular), morar num belo apartamento ou numa bela casa, assim você é conhecido, é bem recebido e respeitado.  
Jesus é muito claro,  o importante sou Eu, sua maior riqueza sou Eu, sua segurança sou Eu, em fim, “sem mim nada podeis fazer” quando Ele diz que devemos abandonar pai, mãe e irmãos Ele não está dizendo que façamos isso ao pé da letra, Ele quer dizer que tudo que acharmos que é importante para nós nas coisas terrenas, não terão importância alguma diante de todo que Ele pode nos dar, desde que sejamos coerentes no nosso falar e no nosso agir quando anunciarmos o Evangelho. 
A religião nos dar um norte a seguir, nos ensina como devemos viver e agir para sermos um verdadeiro cristão, porem não obriga, ela também não salva, quem quiser ganhar a salvação deve batalhar por ela, começar lembrando  que ninguém se salva sozinho ou seja, ninguém busca a salvação sozinho pensando que o premio é só dele, isto é egoísmo, sentimento que nos afasta do amor de Deus, precisamos lutar para que outras pessoas também sejam salvas mesmo sabendo que depende de cada um, não devemos jamais desistir do amor de Deus, pois só nele encontramos a verdadeira riqueza.
Bom dia a todos.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 14, 15-24
“Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui,. Para que minha casa fique cheia”. meu irmão e minha irmã, já falamos varias vezes aqui sobre o amor de Deus pela humanidade, para muitos parece que é uma loucura de amor, pois Ele é extremamente preocupado com a salvação do homem ao ponto de dizer vai lá e obriga a virem para encher minha casa, claro que essa coação é metafórica, pois Ele quer ver todos felizes e respeita a livre escolha, o livre arbítrio, porém  fica muito triste quando esta felicidade não é buscada nele, mesmo sabendo que esta não é a verdadeira felicidade, não interfere.
Vemos que todos que foram convidados apresentaram desculpas para não está presente, esta realidade está muito presente no mundo de hoje, muitos trocam o amor de Deus pelos bens materiais, vejamos as desculpa; um prefere inspecionar um campo, outro umas juntas de bois, outro está em lua de mel, são satisfações materiais, reações assim mostram que umas  pessoas dão mais importância riquezas materiais esquecendo que a riqueza maior é o amor de Deus.
Observamos também neste texto que  convidados foram todos, porem presentes estavam aqueles menos favorecidos de bens materiais ou seja os pobre, os excluídos e marginalizados, estes que suas esperanças estão somente em Deus, saiamos nós sem nos envergonhar anunciando o reino de Deus, escutemos e vivenciemos o Santo Evangelho, façamos nossa parte apresentando Jesus Cristo como único Senhor e Salvador da humanidade.   
Bom dia a todos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia  - Lc 14, 12-14
Dai de graça o que de graça recebes, isso é ensinamento da Sagrada Escritura e nela ouçamos a Palavra de Deus, a partir da criação Deus estabeleceu um relacionamento com suas criaturas e não quer nada em troca além do amor, tudo que Ele criou entregou ao homem para administrar e dali tirar o necessário a sua sobrevivência, o seu interesse único é que sejamos felizes e procurarmos fazer o outro feliz, porém a verdadeira felicidade está em ter Deus como nosso Senhor e mantê-Lo no centro de nossa vida.
Ele nos dar o exemplo de como viver na busca da santidade, Ele nos ama gratuitamente para que amemos os nossos irmãos também na gratuidade especialmente os mais necessitados, qual é o desejo de Deus? É que vivamos a solidariedade, a justiça, e o amor, só assim retribuímos a Ele o que dEle recebemos e como recebemos de graça sem esperar retribuição, saibamos que a maior retribuição iremos receber das mãos de Deus, na hora certa todos que merecerem serão contemplados, isso não depende do que fizermos e sim de como fizermos.
Oremos a Deus para nos cumular de bênçãos nos concedendo sabedoria e discernimento, para aprendermos a ser verdadeiros cristãos, para encontrar alegria em servir sem esperar retribuição, para aprender amar e perdoar aqueles que nos fizerem o mal, para entender que o nosso Pai do céu nunca nos abandonará, pois nos criou para sermos sua imagem e semelhança, amando a todos como a nós mesmos e ter a certeza que só Ele é Caminho, Verdade e Vida. 
Bom dia a todos e boa semana.