domingo, 10 de maio de 2020


Domingo 10 de Maio de 2020
Evangelho de Jo 14,1-12,
Neste Evangelho, Jesus começa dizendo não se perturbe o vosso coração.
Jesus falava para seus Discípulos, porem só aparecem dois, Tomé e Felipe, muito interessante que os dois estavam cheios de duvidas, Tomé não havia entendido a vida eterna (salvação) e Felipe desejava conhecer o Pai (Deus).
Observem que mesmo Tomé e Felipe já tendo convivido com Jesus um bom tempo estavam inseguros, Tomé se dirige a Jesus e diz que não podem segui-lo depois por que não sabem o caminho, Jesus fala “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida ninguém vai ao Pai senão por mim”. Já Felipe aproveitando a oportunidade pede “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” pensando um pouco nessa situação dos dois discípulos nas suas carências, chegou a minha mente a situação em que estamos vivendo com essa pandemia e fiz uma reflexão entre nós e eles.
Os nossos desejos nossas carências e os desejos e carências dos dois. Hoje nosso maior desejo é que tudo isso, coronavirus (covid19) acabe e consigamos sobreviver e a vida volte ao normal, durante muito tempo pensávamos em ir a Missa durante a semana não íamos por falta de tempo, queríamos conversar com nossos filhos e nossas esposas também não tínhamos tempo, ligar para um amigo e visitar outro que estava doente também faltava tempo, ler um bom livro, fazer uma doação a uma família ou a própria Igreja faltava tempo ou deixávamos para o próximo mês, pois este mês eu vou trocar o carro ou vou aquela viagem as despesas são grandes depois eu faço.
Como um pesadelo chega á pandemia e tudo mudou, os trabalhos acabaram,  as escolas fecharam e os pais tiveram que se reinventar para cuidar dos seus filhos em tempo integral, as viagens e as compras supérfluas foram adiadas, visitas não mais poderão se realizar, os carros ficaram na garagem sem utilidade, e as horas dispensadas nos salões de belezas não mais fazem sentido, os rostos estão cobertos por mascaras o que faz com que todos fiquem iguais e que parte da sociedade que podia  tudo hoje não pode mais, ficando todos expostos a um inimigo invisível que não escolhe classe social, região ou país, não importa  sua conta bancaria ou posição social.
Mais Deus na sua infinita misericórdia, mesmo vendo a falta de compromisso e amor dos seus filhos, vem nos socorrer e mostra que continuamos sendo seus filhos amados, suscita nos seus pastores a ideia de usar as redes sociais e nelas chegar a cada lar e transforma-los numa Igreja, a Igreja domestica, e diz para cada um, “Não tenhas medo, Eu estarei com vocês até o fim dos tempos”, meu irmão e minha irmã, será que ainda vamos ter outra chance?, Ouçamos Ele está sempre dizendo “Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida”.   
Voltamos aos Discípulos, criticamos Tomé por duvidar mesmo estando com o Senhor há tanto tempo e não o pai na face do Filho. Nós o que fizemos para mudar nossas atitudes antes disso tudo acontecer? Parávamos para pensar no próximo? Perguntávamos senhor qual o caminho devo seguir?
Tomé teve a coragem de expressar a sua duvida e pedir ajuda mesmo que assim revelasse sua fraqueza.
Felipe com sua ansiedade para conhecer o Pai distraiu-se e não observou os ensinamentos de Cristo que o faria entender a dinâmica Divina na relação Pai e Filho. Façamos uma reflexão da cena dos dois e Jesus, Tomé diz Senhor não sabemos pra onde vais como poderemos conhecer o Caminho? ele queria conhecer o caminho para a vida Eterna, Felipe diz Senhor mostra-nos o Pai e isso basta, como era simples acabar suas dúvidas e satisfazer suas necessidades.
E nós o que precisamos para tirar nossas duvidas e saciar nossas necessidades? Já estamos maduros na Fé para dizer que só o Senhor nos basta?.
Tempo agora temos de sobra, é tanto tempo que aprendemos a cuidar da casa com nossas esposas e assim conhecer quanto trabalho há numa casa, fazemos coisas que não fazíamos e ainda sobra tempo para poder percebermos que toda correria, não era necessário hoje tempo sobra e não sabemos o que fazer, o melhor é que temos tempo para pensar no outro e pensando no próximo descobrimos que muitos precisam de nós, neste tempo sobrando podemos silenciar e ouvir a voz de Deus que diz, o maior mandamento é amarás o senhor teu Deus de todo Coração e ao teu Próximo como a ti mesmo. Valorizemos este tempo e amemos a Deus na pessoa do teu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário