quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs - 23/02

Reflexão - Mt 25, 31-46
Jesus nos mostra no Evangelho de hoje que a verdadeira religião não é aquela que é marcada por ritualismos e cumprimento de preceitos meramente espirituais, afinal de contas ele não nos perguntará no dia do julgamento final se nós procuramos cumprir os preceitos religiosos, mas sim se fomos capazes de viver concretamente o amor. É claro que a religiosidade tem sentido, principalmente porque é através do relacionamento com Deus que recebemos as graças que nos são necessárias para a vivência concreta do amor, mas a religiosidade sozinha, desvinculada da prática do amor, é causa de condenação e não de salvação.  (Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs - 21/02

Reflexão do dia - Lc 5, 27-32
'Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.'
Mais uma vez o Evangelho nos dá uma grande lição, especialmente para aqueles que estão engajados em trabalhos da Igreja,  é comum para alguns que ainda não entenderam o significado do ser Igreja de Cristo mesmo fazendo parte dos trabalhos desta, para estes , não podemos nos misturar com pessoas que não vivam na Igreja  e pelos seus julgamentos são grandes pecadores,  agindo assim cometemos dois grandes erros, não podemos julgar ninguém e não se deve excluir do Templo os  nossos irmãos, salvo aquele que estiver perturbando a ordem,  este deve ser levado a algum lugar ou a alguém que possa trata-lo, pois com certeza ele estar muito  perturbado.
Jesus foi bem claro com os fariseus quando disse, que veio para os pecadores, são com  estes que o Pai se preocupa,  pois precisão de ajuda, é nesse momento que entra em ação o nosso ser cristão, se estou com Cristo devo acolher o necessitado, se estou com Cristo me compadeço do outro que sofre e devo ir ao seu encontro, todo seguidor procura imitar seu mestre, o cristão deve procurar imitar Jesus e Ele ia ao encontro do outro em especial dos pobres e dos marginalizados. Oremos a Deus para abrir nossa mente e coração ao trabalho de evangelização e acolhimento especial nas periferias, nas comunidades mais carentes, procurando lavar conforto e dignidade e anunciado que o Reino de Deus está próximo. 
Bom dia e um feliz final de semana.

Reflexões Cristãs - 20/02

Reflexão - Mt 9, 14-15
As práticas religiosas não podem ser simples ritualismos que cumprimos por costume ou tradição. Os fariseus e os discípulos de João faziam jejum, cumprindo os valores tradicionais da religiosidade de sua época, mas o cumprimento desses valores não lhes foi suficiente para que se tornassem capazes de reconhecer o tempo em que estavam vivendo e por quem foram visitados, de modo que não puderam viver a alegria de quem tem o próprio Deus presente em suas vidas e nem puderam usufruir de forma mais plena essa presença de graça. Somente quem viver uma verdadeira religiosidade que seja capaz de estabelecer um relacionamento profundo e maduro com Deus e perceber os seus apelos nos dos sinais dos tempos pode colher os frutos dessa religiosidade.
(Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs - 18/02

Reflexão - Lc 9, 22-25
O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que vive como o próprio Jesus e faz dele o modelo de sua vida. Jesus nunca viveu para si, mas sempre viveu para o Pai e para os seus irmãos e irmãs, fazendo do seu dia a dia um serviço a Deus e ao próximo. A exemplo de Jesus, nós devemos passar por esse mundo não para buscar a satisfação dos nossos interesses e necessidades, mas para deixar de lado tudo o que nos impede de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que precisam de nós, da nossa presença e do nosso serviço, e que também nos impede de ir ao encontro do próprio Deus para vivermos com ele a sua vida.
(Reflexão da CNBB)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 8, 1-10
Hoje o Evangelho nos mostra que assim como Deus em Jesus Cristo tem compaixão do povo que sofre, todos os cristãos que realmente teve o encontro com Ele, também é compassivo e sente a dor do outro, o amor de Deus é fonte de transformação, de solidariedade, de partilha e serviço, ser cristão é ser servo é viver pelo outro é sentir a dor do outro e por isso se empenhar na causa do próximo, para que ele também  tenha vida e a tenha em abundancia.
Jesus na sua simplicidade e sutileza ensina aos apóstolos serem solidários quando pergunta o que tendes?, e lhes pede os pães e após a multiplicação, os manda servir à multidão, eles obedecem felizes porque no primeiro encontro com Cristo foram transformados, eles tiveram seus corações esvaziados das coisas do mundo e preenchidos com o amor de Deus, quem é transformado pelo amor de Deus, se fortalece e procura viver a sua dinâmica e contribui para realização do seu projeto, amando o próximo e anunciando que seu Reino está perto. 
Bom dia a todos e um ótimo feriado.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Reflexões cristãs

Reflexão do dia - Mc 7, 31-37
No Evangelho de hoje no penúltimo versículo diz, “Quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam”, isso após realizar curas e libertações, sim, Jesus não só curava o doente do mal que sofria como os libertava dos grilhões sócios culturais impostos pelo sistema politico da época, Jesus sempre recomendava não conte a ninguém quem o curou, sua recomendação era esquecida e o efeito era contrario, meu irmão e minha irmã, porque as pessoas não atendiam estas recomendações?, eram rebeldes? Não, é porque o encontro com Jesus transforma as nossas vidas e não podemos fica como antes, temos que anunciar o seu amor.
Hoje teimamos em falar muito em Jesus, de professar nossa fé, porem as nossas atitudes nem sempre testemunham a nossa cristandade, isto porque ainda não tivemos verdadeiramente um encontro com o ressuscitado, a partir do momento deste encontro heverar uma transformação e passaremos a viver segundo a sua vontade, pois apesar de está sempre ao nosso lado Ele só agi em nós quando abrimos o nosso coração para recebe-lo, por isso convido-os a orar a Deus pedindo sabedoria e discernimento para aprendermos a escutar a sua voz e deixa-lo entrar em nossa vida.     
Bom dia!   

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão - Mc 7, 1-13
Jesus, citando o profeta Isaías, diz: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim'. Precisamos saber se somos cristãos de palavras ou de coração. O cristão de palavras é aquele que vive uma religiosidade de cumprimento de preceitos, normas e rituais, que em nada difere dos rituais de alquimia e bruxaria que existem por aí; o que muda é que no lugar de abracadabra, fala frases bonitas com efeitos especiais. O cristão de coração é aquele que ama a Deus, ama os seus irmãos que são templos dele e procura servir a Deus no serviço aos irmãos e irmãs, na valorização da pessoa humana e promoção da sua dignidade. O cristão de coração fala pouco e nem sempre sabe falar bonito, mas ama muito, é solidário, generoso e fraterno.
(Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 53-56
O Evangelho de hoje nos lembra que a dinâmica da Igreja vem de Deus, de  Jesus Cristo, Ele havia feito muitas curas, atravessaram o lago e ao chegar na outra margem, já encontraram pessoas que estavam esperando para dEle receber  também a libertação das suas doenças, serem curados, percebamos que não paravam, Ele não tinha férias, pois sabia que com tantos necessitando não podia e não queria deixa-los sofrendo, meu irmão e minha irmã, vendo esta dinâmica de Jesus, podemos pensar, será que devo realmente tirar férias dos trabalhos da Igreja?, será que a pastoral não precisa continuar, a catequese, o Crisma, as visitas missionárias, os doentes não precisam de receberem a Eucaristia?.  
O cristão deve ser dinâmico na sua missão, pois esta nunca vai acabar, vamos cumprindo etapas, Jesus está sempre nos dizendo, avancem para aguas mais profundas, nas aguas profundas estão também as incertezas, os medos, os desafios e obstáculos, porém Jesus está sempre dizendo, não tenham medo, Eu estarei com vocês, se Deus não tem medo nem limites para ir ao nosso encontro Ele quer que também nós confiemos nEle e ultrapassemos os limites dos nossos medos, superemos as nossas dificuldades e com fé cheguemos aos nossos irmãos, e para eles procuremos ser Sal e Luz levando a Palavra de Deus, e anunciando que o Reino está próximo.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 30-34
“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”. Meu irmão e minha irmã, o Evangelho de hoje nos mostra a preocupação de Deus em Jesus Cristo, quanto a felicidade e o bem estar do seu povo, os discípulos voltaram da missão e estavam cansados, Jesus diz que precisam descansar, porém o descansar do missionário não é como as vezes fazemos, deixamos os trabalhos da Igreja e entramos de férias, não é assim, vemos que Jesus os convida para descansar num lugar deserto, o deserto da Bíblia é lugar de oração, de meditação e reflexão, não é lugar de festa mundanas, vemos também que, ao chegarem neste lugar já havia uma multidão esperando-os e Jesus teve compaixão, Ele se compadece de todos os necessitados e acolhe todos que vão ao seu encontro e ai está o segredo da transformação, o encontro com JESUS.
Meus amigos, nós que estamos nesta caminhada em busca da terra prometida, devemos colocar as nossas felicidades, nossas alegrias também as nossas tristezas e as nossas esperanças nas mãos de Deus, e procuremos também viver seus ensinamentos, lembrando ainda que fomos criados imagem e semelhança de Deus e como tal não podemos desviar nossa atenção dos verdadeiros valores e busca-los nas oportunidades que o mundo nos oferece, pois estes podem nos levar ao desvio de conduta e  a vulnerabilidade, nos transformando em pessoas materialistas marcadas pelo desejo de bens materiais e pelos prazeres que só o mundo nos oferecem.
Bom dia e bom final de semana.

Reflexões Cristãs


Reflexão - Mc 6, 14-29
Todas as pessoas que participam da missão de Jesus, participam também do seu tríplice múnus: sacerdotal, profético e real. Participam do sacerdócio de Cristo através da busca da santificação pessoal e comunitária, da oração, da intercessão, etc. Participa do múnus profético através da palavra que denuncia o pecado e anuncia o Reino e participa do múnus régio pelo serviço aos irmãos e irmãs. A participação no múnus profético exige compromisso com a verdade e os valores morais, que atrai a ira de todos os que são contrários à proposta de Jesus, e, como no caso de João Batista, acarreta em ódio, vingança, perseguição e pode até levar à morte.   (Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs


 
Reflexão - Mc 6, 7-13
Quem é verdadeiramente discípulo de Jesus não deve pensar em si próprio, mas deve viver em função das outras pessoas, preocupar-se com os seus problemas e necessidades, ir ao encontro de todos para levar o Evangelho, a motivação para a conversão e a esperança de uma vida melhor. Nós fomos enviados por Jesus para realizar essa missão. Não devemos levar nada que seja para nós, além do que seja estritamente necessário, pois não devemos nos preocupar com o nosso bem estar, mas sim com o dos nossos irmãos e irmãs. Somente com este espírito é que podemos participar da obra evangelizadora de Cristo.
(Reflexão da CNBB)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Reflexão Cristãs de 03/02/2015

Reflexão do dia  - Mc 5, 21-43
“Menina levanta-te”, O Evangelho de hoje nos diz, levanta-te, meu irmão e minha irmã todos os dias nós que somos humanos estamos como que na corda bamba, sabemos o que Deus quer de nós e mesmo assim as vezes caímos em tentações e escutamos a vós do mundo, porem o amor infinito de Deus está presente em nosso meio e em nossa vida, por isso a cada queda que sofremos, Ele chega para nós e diz, LEVANTA-TE, assim como disse aquela menina, ela havia perdido a vida e Ele a ressuscitou, nós também morremos no pecado e Ele vem e nos resgata para uma vida nova, pensemos.
Como cristãos, somos chamados a refletir nossas ações, para conferir se estamos imitando o nosso Deus e nosso Mestre, Jesus Cristo, o Papa Francisco diz que somos convidados a Sair de nós pelo outro ou para o outro, assim como Deus saiu de si em Jesus e Jesus saiu de si por nós, devemos sair de nós mesmos pela Igreja, sermos sal da terra e luz do mundo, levar a Palavra de Deus, a boa nova a todos, anunciar que o Reino de Deus está próximo, não pensemos na dimensão temporal, mas pesemos na dimensão espiritual e vejamos quantas graças recebemos diariamente, peçamos ao Bom Deus que nos ajude a  reconhecer as sua bênçãos e a ouvir sua voz dizendo, Levanta-te.
Bom dia!

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 1-6
Hoje o Evangelho nos mostra uma realidade muito presente no nosso dia a dia, levado por nossa humanidade e esquecendo o nosso espiritual, deixamos de escutar o nosso irmão que está anunciando a Palavra de Deus e ainda o criticamos dizendo que não é capaz ou outra qualquer desculpa, com  isso deixamos de abrir o nosso coração, para escutar a voz de Deus que quer nos falar através do nosso irmão que se dedicou a missão de trazer a boa nova, simplesmente porque é um de nós, as vezes da nossa casa ou da nossa família, ouviríamos e até com muita atenção se fosse um desconhecido vindo de outra região.
Cada vez que agimos de forma indiferente ao nosso irmão que vem nos trazer a Palavra de Deus, endurecemos o nosso coração e deixamos de entender o projeto de Deus, e cada vez mais, ficamos distantes das ações sobrenaturais das realidades eternas do plano espiritual e dificultamos a nossa capacidade de perceber o amor e a ação de Deus em nossa vida, busquemos em Deus pelas nossas orações a sabedoria e a transformação do nosso coração, procuremos amar a Deus e deixemo-nos ser amados por Ele, e elevemos a nossa visão para as coisas do alto e louvemos a Deus.
Bom dia!  

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 2, 22-40
Deus está sempre vindo ao nosso encontro, mas precisamos estar abertos à sua presença, precisamos querer vê-lo. Simeão e Ana queriam ver o Messias e estavam abertos à ação do Espírito Santo. Por isso, tiveram a oportunidade de reconhecer o salvador da humanidade naquele menino que, juntamente com tantos outros de sua época, eram apresentados em cumprimento da Lei do Senhor. Quem quer ver Jesus hoje também deve estar aberto ao Espírito Santo que nos move constantemente para a caridade e nos leva a reconhecer a presença do divino Mestre nos pobres e necessitados que precisam na nossa caridade.
(Publicação da CNBB)