sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia Mc 4, 26-34
O Evangelho de hoje nos traz o ensinamento de Jesus em duas parábolas, e Ele alerta para termos cuidados com o que ouvimos e transmitimos, pois muitas vezes repassamos informações sem antes procurar sua veracidade ou até mesmo ter muito cuidado com o que lemos antes de passar para frente sem termos entendido o verdadeiro sentido do texto, a primeira parábola do agricultor e a semente é muito importante para refletirmos, as vezes achamos que temos controle sobre as coisas ao nosso redor, talvez pensamos ser um Deus, porém não podemos esquecer que as nossas ações são necessárias, no entanto todo fruto depende de Deus, o agricultor semeia mas não faz a semente germinar e nem sabe o segredo da espiga encher de grãos, como também não temos explicações para uma das menores sementes torna-se numa planta grande onde os pássaros venham se aninharem.
Jesus alerta também dizendo que com a medida que medirdes, também serás medido, Meu irmão e minha irmã, não esqueçamos que somos humanos e como tal somos frágeis, e por isso somos tentados a pensar que somos especiais porque estamos frequentando uma pastoral na igreja, porque o padre nos cumprimenta, ou porque lemos a Bíblia, esquecemos que Jesus não foi procurar os sumos sacerdotes nem os doutores da lei para serem seus discípulos, ou ir fazer refeição em suas casas, Ele foi chamar os pescadores, e o cobrador de impostos para serem seus discípulos e foi nestas casas que também fez refeição, Ele ia ao encontro dos pobres, marginalizados os doentes e neles realizava suas curas, do corpo e da alma, devemos lembrar que como missionários, agentes de pastoral e ministros da Sagrada Comunhão, devemos procurar ser humildes e não julgar as pessoas e sim as acolher como também são, filhos e filhas de Deus.
Que Deus nos abençoes.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 3, 31-35
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus questionando quem são seus irmãos e sua mãe, alguém pode dizer que Ele estava ignorando seu vínculo com Maria e desprezando seus parentes, a realidade é que Ele nos convida até hoje para a reconhecermos e  aceitarmos que além da nossa família biológica, fazemos parte de uma outra família, a dos filhos de Deus, esta sofre um pouco de resistência na sua aceitação, pois há regras que precisam serem aceitas e uma hierarquia  a ser vivida por todos os membros desta família.
Ouvimos muito falar do projeto de Deus, de vida nova, de mundo novo, de transformação e que o reino de Deus está próximo, porem não paramos para entender o que estas palavras significam e o que podem mudar nas nossas vidas, precisamos entender que fazer parte da família dos filhos de Deus, não significa deixarmos nossas famílias biológica e sim atender a uma hierarquia de valores, para entender o que é passageiro e o que é infinito, o que é do alto e o que é terreno, é preciso anda vivenciar a Palavra e entender o que significa a transformação no coração do homem, que o faz deixar de ser o homem velho e passar a ser um homem novo e seguidor de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.   
Bom dia.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Evangelho do dia - Lc 10,1-9
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”.
Jesus prepara os setenta e dois e os envia dois a dois, dando-lhes o poder para curar,  podemos pensar, se enviasse um a um iriam conseguir atender  a mais pessoas, porem devemos lembrar que o próprio Jesus disse, “onde estiver dois ou mais reunidos em meu nome, ali Eu estarei”, disse também aos discípulos não levem bagagens nem duas túnicas, eles não estavam indo numa viagem de férias, era missão, trabalho, onde o mais importante era o outro que precisava ser ouvido, ser curado, e o que mais necessitavam era acolhimento e dignidade, se os discípulos levassem bagagens era mais uma preocupação e desviaria os dos seus verdadeiros objetivos.  
Ele recomenda onde forem bem recebidos permaneçam, comam do que lhe for oferecido, os discípulos não deveriam ser diferentes, precisariam ser simples, pois Deus é amor e o  verdadeiro amor é simples, o cristão deve ser simples para testemunhar Cristo em sua vida, muitas vezes buscamos Deus muito distante e queremos encontra-lo numa grandeza infinita assim como Ele É, porem Ele se faz pequeno e muito simples para que possamos encontra-lo, a riqueza do Cristão é a simplicidade e a fé e seu maior tesouro é Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, caminhemos na estrada de Jesus, guiados pela Palavra do Santo Evangelho e vivamos Deus no acolhimento ao irmão necessitado. 
Bom dia e boa semana.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Reflexão Cristãs

Reflexão - Mc 3, 20-21
A família humana pode fazer com que toda prática de uma pessoa seja vista apenas com olhos humanos, e o resultado disso é a interpretação incorreta dos fatos que devem ser analisados à luz da fé. Os parentes de Jesus não foram capazes de ver o dedo de Deus agindo, e, por isso, achavam que Jesus estava fora de si. Mas o povo foi capaz de ver o que realmente estava acontecendo, pois os corações de todos estavam abertos ao momento presente e à ação do próprio Deus, procurando ver a vida e os ensinamentos de Jesus à luz da fé. Por isso, o povo se reunia em número cada vez maior em torno de Jesus, de modo que ele e seus discípulos nem sequer podiam comer.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Reflexão Cristãs

Reflexão - Mc 3, 13-19
A escolha dos doze apóstolos nos mostra a intenção que Jesus tem de formar o novo povo de Deus que irá substituir o povo da Antiga Aliança. De fato, a escolha dos doze não foi obra do ocaso, mas manifesta uma intenção. Assim como no Antigo Testamento, Deus forma o povo de Israel a partir das doze tribos dos descendentes de Abraão, a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança, formado a partir dos doze apóstolos de Jesus, que ele escolheu e enviou com poder para pregar e com autoridade para expulsar todo tipo de mal. Desse modo, entendemos que a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança.
(Reflexão da CNBB) Bom dia!

Reflexões Cristãs do dia 22/01

Reflexão do dia - Mc 3, 7-12
Observemos q  o Evangelho de hoje continua  nos mostrando a divergência do culto religioso daquele tempo em que Jesus estava vivendo como homem no meio dos homem, os fariseus e os doutores da lei, não aceitava ou não concordavam com os ensinamentos dEle, pois iam de encontro com seus interesses, porém a multidão seguiam e apoiava as ideias de Jesus e cada dia crescia esta adesão, pois viam nEle a única oportunidade para sai daquela situação de opressão e escravidão que eram submetidos, especialmente os mais pobres. 
Meu irmão e minha irmã, precisamos ter muito cuidado para não cairmos numa armadilha feita por nós mesmos, quando buscarmos em Jesus a solução para nossos problemas da alma através da fé, não nos transformar em fanáticos, e confundir a vivencia cristã comunitária em dominação de grupos como liderança pagã, divergindo assim dos verdadeiros objetivos do projeto de Deus para nossa salvação e dos ensinamentos de Jesus, Deus é amor, e não abandona jamais seus filhos, porem é preciso observar seus mandamentos e viver razão e emoção conscientemente, para  receber as graças que Deus tem para cada um de nós.
Bom dia.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 3, 1-6
Hoje o Evangelho continua a nos mostrar  qual modelo de vida que devemos tomar no seguimento da religião, Jesus tem um estilo de vida que devemos  seguir, porem os fariseus e os doutores da lei levavam uma vida religiosa de faixada, escondiam-se atrás de uma religião para tirar proveito  desta e em nome da mesma dominar e escravizar os mais fracos, os pobres, mesmo que esta condição os levassem a morte, para eles o interessante era o poder e a posição social que cada um ostentava.
Jesus desafia a todos e com muito amor vai ao encontro dos mais necessitados, e a estes lhes oferece  a cura e a libertação dos pecados, mostrando a cada um que a lei foi feita para libertar o homem quando esta é praticada com justiça, e o Deus que está ali é um Deus de Justiça e de amor, é um Deus que é Pai, e o Pai que ama  educa, cuida do filho, quando Jesus cura aquele doente Ele sabia que estava sendo julgado e sentenciado, porém não desiste, pois Ele é o senhor da justiça, sua sentencia é a morte, Ele também é o senhor da morte, Ele venceu  a morte e com amor e justiça nos libertou para sempre, o nosso Deus é o Deus dos vivos e estará sempre nos recomendando, Sede Santo. 
Bom dia.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 2, 23-28
O Evangelho de hoje continua nos falando dos costumes de muita gente diante das práticas religiosas, pessoas agem como se fossem donos das religiões, impondo seus pontos de vista e não a fundamentação da sua religião, é preciso ter conhecimentos fundamentais dos objetivos de uma religião para agir de acordo com seu fundamento para alcançar seu objetivo legal, diante do problema tratado hoje no Evangelho, e em meios a conflitos religiosos tão presentes no nosso dia, eu pergunto a você meu irmão e minha irmã, como podemos justificar a Deus, deixar alguém com fome em nome de uma prática religiosa?, Eu posso matar em nome de Deus?, Como podemos rejeitar o Batismo de uma criança por quer seus pais não receberam o sacramento do matrimonio?, Precisamos refletir melhor nossos atos praticados em nome de Deus.  
“O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado”, Jesus está nos dizendo que Deus criou tudo e viu que tudo era bom, porém o ser humano não é apenas sua criatura, é seu filho e Ele tem pelos seus filhos, predileção e amor, aprendamos também amar a Deus e ao seu filho Jesus, amando também os nossos irmãos aqui na terra, sejamos conscientes e coerentes com a nossa condição de filhos e filhas de Deus, saibamos viver como cristãos, amando uns aos outros, sendo solidários uns com os outros, sejamos seguidores de Jesus, recomecemos com Jesus todos os dias de nossas vidas, anunciemos o amor que Deus tem por nós, e testemunhemos este amor na solidariedade e na partilha com o outro, não desistamos de buscar a santidade, procuremos cumprir o que Deus nos fala, Sede Santo.
Bom dia.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 2, 18-22
É comum encontrarmos pessoas que estão muito preocupadas com ritos e costumes das práticas religiosas feitas no automático, não procurando entender o que ou o porquê fazer, quando estamos ritualizando as ações sem um objetivo concreto, só por fazer parte de um contexto religioso, não ajuda em nada para nossa salvação, é preciso evangelizar levar o conhecimento da Palavra e como esta Palavra deve ser vivida dentro do ritual sagrado, ensinando quando, como e porque estes ritos devem ser praticados, fazer jejum não é só deixar de se alimentar, e sim procurar alimentar a quem tem fome e não tem comida, é orar e não julgar o outro, é amar a Deus e ao próximo.
Jesus diz que os convidados não devem jejuar enquanto estiverem com o noivo na festa do seu casamento, está com Jesus deve ser para nós uma alegria constante, e somos todos convidados para estar sempre em festa, estar sempre com Jesus, morar com Jesus, e morar com Jesus, não é ir para o céu agora, mas é morar com Jesus em nosso coração, se assim o fizermos seremos mais corajosos, seremos mais compassivos com o nosso próximo e esquecemos os limites do amor ao outro, pois Jesus não tem limites, Ele ama sem limites e por isso quer que todos sejam felizes, quer que todos sejam santos, sejamos seguidores de Jesus e busquemos nEle a santidade.
Bom dia e boa semana. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 40-45
Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'.
Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!'
é possível lembrar que no antigo Testamento se fala bastante da lepra, isso porque trata-se de uma doença que além de tirar a pessoa das suas atividades produtivas, também excluía do convívio social, hoje podemos dizer que é uma doença terrível e carregada de preconceitos, com ela o ser humano perdia a saúde e a liberdade e Jesus veio para libertar todo aquele que nEle crer.
Não esqueçamos que o plano de Deus, é para conduzir a humanidade à salvação, Ele manda seu filho Jesus, para nos mostrar esse caminho que nos leva ao processo de santificação, quando encontrava alguém aprisionado pelas doenças, Ele os curava e libertava para a vida, pois para todos Ele queria vida em abundancia, porem nem todos entenderam a sua missão, para os que entenderam  e para os que foram curados é compreensível sua alegria assim como a  do leproso, que era tão grande sendo impossível guardar só para si, contava a todos  e com amor louvava a Deus , nós também precisamos agradecer e anunciar as graças que recebemos de Deus todos os dias em nossas vidas.
Bom dia.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 29-39
“Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”.
O Evangelho segundo Marcos nos traz uma mensagem muito forte sobre compromisso, humildade e serviço, Domingo passado vimos o compromisso de João Batista no cumprimento da  sua missão, como também  o grau de humildade daquele servo quando diz “'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias”. Após o seu testemunho, Jesus aparece e se faz ser Batizado por Ele.
Jesus chega a casa de Simão e a sogra dele estava doente com febre  Ele a cura, porém ela não ficou em repouso convalescendo,  levantou-se e foi servi-los, o verdadeiro encontro com Jesus, produz  mudança e transformação no ser humano que se motiva vida em missão se preocupando com o bem estar do outro, com a evangelização, a cada vez mais, aprender e ensinar uma vivencia da Palavra de Deus,   a ser humilde e obediente como Jesus, a viver uma vida de oração.
Bom dia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 21b-28
O Evangelho de hoje me fez lembrar de cenas comum no nosso dia a dia, é muito frequente encontrarmos com pessoas que se dizem católicas no entanto não frequentam a Igreja no seu cotidiano e também não participam do sacramento da penitencia e reconciliação (a confissão), querendo se justificar, dizem, eu converso com Deus no meu quarto, me confesso a Deus, o Padre é pecador como eu, etc., isto é  uma desculpa para quem não sabe o que quer nem o que é, religiosamente falando, basta você lembrar que Jesus sendo o filho de Deus, ia ao Templo, Jesus foi a João Batista para ser batizado por ele, você se acha maior que Jesus?, João Batista era maior que Jesus?, não, ambos tinham em sua essência a humildade, ambos tinham em sua essência o amor e a obediência a Deus.
Oremos a Deus e peçamos que Ele se compadeça de nós, que perdoe a nossa falta de fé e de humildade, que transforme nosso coração e nos faça entender o seu amor, que por seu amor nos faça verdadeiros Cristãos e autênticos missionários, e tenhamos a coragem e o compromisso de anunciar que o Reino de Deus está próximo.
Bom dia a todos.      

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 14-20
Neste Evangelho percebemos com muita clareza o convite que Jesus nos faz, Ele nos convida a uma mudança de vida para mudarmos de atitude, de conceitos,  para buscarmos um modo de vida com mais objetivo sem preconceitos, e buscarmos também a liberdade de vida com vida em abundancia, sendo seus seguidores, se nos convertermos verdadeiramente estamos colocado Jesus no centro de nossas vidas, para fazermos parte do seu discipulado e com isso encontraremos a razão máxima de nossa vida e nossa existência.
Ser discípulo de Jesus é trazê-lo para o centro de nossa vidas, e esta centralidade acontece com todos que se dedicarem ao Plano de Deus para salvação da humanidade, Sacerdotes, religiosos ou leigos que buscam uma vida de oração com objetivo de mudanças e transformações, é preciso vontade, compromisso, disposição e coragem para assumir o nosso papel de missionários, assumir o nosso sacerdócio que recebemos no batismo, pois as provações são grandes, porem jesus disse  “não tenham medo estarei com vocês até o fim dos tempos”.
O Papa Francisco diz no seu livro (A Igreja das Misericórdias), ,”é preciso,  imitar Cristo ao sair de si mesmo e ir ao encontro do outro,  por amor sair de si mesmo para testemunhar Jesus, falar de Jesus, anunciar Jesus, esta é a obra do Senhor”, Oremos pedindo ao Senhor, que nos der a coragem de procurar ser sempre um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia e boa semana a todos.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão - Jo 3, 22-30
A missão de Jesus não significa uma oposição ou uma concorrência com a missão de João Batista, antes a sua continuidade e o seu complemento. Assim é que devemos compreender a Igreja de hoje como uma Igreja Ministerial, na qual os diferentes ministérios não significam uma oposição entre si ou uma concorrência entre eles, relevando uma hierarquia entre os diferentes ministérios da Igreja, mas sim uma continuidade da missão do próprio Cristo e como realidades que se complementam na única e permanente missão da Igreja que é a evangelização, e isso só é possível quando buscamos criar uma verdadeira comunhão dentro da Igreja, como havia entre Jesus e João Batista.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 5, 12-16
No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra dois pontos fundamentais na vida do Cristão, primeiro ponto o compromisso e a preocupação com o bem estar do outro, segundo ponto a oração, se observarmos sempre que Jesus ia realizar um milagre ou uma cura, Ele buscava um dialogo com o Pai através da oração, era sempre num lugar afastado e solitário, e porque afastado e solitário?, Porque esta ação requer silencio, é no silencio que podemos escutar a voz de Deus, aprendamos com Jesus a ter uma vida de oração.
A oração para Jesus, além de ser um dialogo com o Pai, era como se Ele se abastecesse e voltasse mais fortalecido para continuar sua missão, isso deveria ser um exemplo para nós cristãos, sempre que nos sentíssemos fracos desencorajado para a missão, buscássemos em Jesus a fortaleza, a coragem e a alegria em servir, oremos a Deus para nos fortalecer e nos conceder os dons que precisamos para sermos e agirmos como verdadeiros missionários, ajudando ao próximo e anunciamos o Reino de Deus.
Bom dia. 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 45-52
A nossa condição humana dificulta o entendimento desta condição divina e humana de Deus em Jesus Cristo, o nosso coração é duro para entender fácil este mistério, é preciso lembrar-se das profecias e salmos, e transporta-los para o tempo atual, e perceber que o antigo testamento vem se completar com o novo, as suas promessas e profecias realizando assim o projeto de Deus.
Pontos em comum, visto nesta passagem de hoje, o andar sobre as aguas os profetas atribuirão esta graça só a Deus, Jesus caminha sobre as aguas, na salsa ardente Deus se apresenta a Moises “Eu Sou”, no mar revolto Jesus acalma os discípulos  dizendo “Sou Eu”. Meu irmão e minha irmã, todos os dias Deus se revela a humanidade, e mostra sua preocupação com cada um de nós, o que nos falta é abrir nosso coração e deixar que Ele possa nos amar e conduzir a nossa vida, não sejamos como aquele mar revolto e sim como a salsa que mesmo no fogo não se deixou consumir, pois o fogo do amor de Deus não destrói, purifica e salva. 
Bom dia.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs


Reflexão do dia - Mc 6, 1-44

Lendo este capitulo 6 do Evangelho de Marcos, sinto que ele me remete ao Primeiro Testamento, especialmente ao livro do Êxodo e aos Profetas Ezequiel e Jeremias, neles havia a grande preocupação de Deus com seu povo, Marcos apresenta Jesus como o pastor que se preocupa com seu rebanho, realizando assim as promessas, alimentado por uma compaixão do seu povo que está como ovelhas sem pastor, outro ponto que nos faz lembrar é o modo de se apresentar, Deus diz a Moises “Eu sou”, Jesus quando o mar estava revolto, anda sobre as águas e para acalmar os discípulos que estavam com muito medo, Ele diz, não tenham medo, sou Eu.
Observemos que Jesus alimenta seu povo com a Palavra, esta alimenta o Espírito, porém é preciso algo mais, Ele multiplica os pães para alimentar o homem matéria, vejamos que para a multiplicação dos pães, antes Ele dá graças a Deus, abençoando-os entrega aos discípulos que distribui com o povo, lembremos-nos da Celebração Eucarística que  tem a finalidade de alimentar o povo com a palavra e com o pão da vida (Jo 6, 48), o Cristo Eucarístico que acontece na transubstanciação por obra do Espírito Santo, não podemos acreditar na existência humana sem Deus, por Ele tudo foi feito, a história da humanidade teve seu começo em Deus que a consagra e dar plenitude na história da Salvação.
Neste dia dedicado a visita dos Magos ao Menino Jesus, façamos nós também uma visita ao Menino Jesus que Renasce todo os dias em nossos corações, busquemos um momento de silêncio e adoremos assim como os Magos, contemplemo-lo e oferecemos a Ele nossa vida, nossas alegrias e tristezas confiando no seu amor, e teremos um feliz 2015.

Bom dia a todos.