domingo, 28 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia: Jo 20, 2-28
“O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo”. O Evangelho de hoje nos mostra a manifestação do amor, vamos pensar um pouco, Maria Madalena foi ao tumulo ao amanhecer, porque tão cedo? Ele estava morto. Meu irmão e minha irmã, quando agente ama verdadeiramente nem a morte corta esta ligação este sentimento de pertença, e por isso zelamos pela memoria da pessoa amada, encontrando o tumulo vazio, ela se desespera e vai dar esta noticia aos outros discípulos Simão Pedro e João “o discípulo que Jesus amava”, os dois saíram correndo mas João chegou primeiro, o amor incondicional que este sentia pelo Mestre era a razão propulsora que o faz chegar primeiro, não pensemos que foi a sua juventude, mas sim o amor, o zelo.
Outro ponto que devemos refletir é, o pano que envolvia a cabeça de Jesus, não estava junto aos outros no chão, e sim dobrado a parte, é bom conhecer um pouco do contexto cultural e social daquele tempo naquela região, (quando o senhorio chegava em casa para a refeição, o seu servo servia a mesa e saia para outro ambiente aguardar o fim da refeição para então arrumar a mesa para a próxima refeição, porém se este chegasse e o patrão mesmo não estando a mesa se o guardanapo (pano) estivesse dobrado na mesa, este não deveria tomar nem uma atitude só aguardar,  pois o patrão iria voltar para continuar sua refeição.
Acreditemos que este pano está a parte no sepulcro é a certeza que Jesus vai voltar, e voltará para encontrar aqueles que o amam, aqueles que correm mais depressa ao seu encontro, aqueles que acreditam que Ele é o nosso único Senhor e Salvador.
Bom dia e ótimo final de semana.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia: Mt 10, 17-22
“Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai”. Jesus faz esta advertência aos seus Discípulos e a nós, devemos ter consciência de que anunciar o Reino de Deus é preciso, porém este ato incomoda a muita gente e corremos o risco de sofrer algum tipo de violência desde a ofensa verbal a agressões físicas, etc., isto não deve ser motivo para desistirmos de anunciar o amor de Deus para com a humanidade, mesmo porque quem agredir a um missionário a um pregador da palavra de Deus, é ao próprio Deus que está agredindo, e é a Ele que cabe o julgamento do seu agressor.
Estamos saindo de uma grande festa a que deveria ser a maior festa da Cristandade, comemoramos e revivemos o nascimento de Jesus Cristo, o Messias,  aquele que veio com um só objetivo, a salvação da humanidade, Ele é a prova viva do amor grandioso de Deus por cada um de nós, sabemos que poucos foram aqueles que prestaram homenagem ao verdadeiro merecedor de tal atitude.
Para muitos esta data é para realizações pessoais, e o verdadeiro sentido do Natal não é lembrado, eu convido a você meu irmão e a você, minha irmã, para juntos cada um refletir, como foi o meu Natal, eu cedi um lugar para aquela mãe ter um parto digno?, eu estive na manjedoura contemplando o aquela criança que feito homem morreu por mim?, eu estou sendo coerente com minha condição de Cristão?, Tenho preparado um lugar em meu coração para o renascimento e a morada do meu Salvador?.
Bom dia e boa semana a todos.

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 67-79
João Batista é o precursor do Messias, aquele que veio para dar testemunho da verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, expulsando as trevas do erro, do pecado e da morte, para dar a todos a vida nova, a vida em abundância. Zacarias, no seu canto, nos mostra não apenas este fato, mas também que o nosso Deus é o Deus da misericórdia, que vem ao nosso encontro para nos trazer a salvação, nos libertar de todo poder do inimigo e fazer de todos nós um povo santo, que vive na sua graça e que é destinado à vida eterna.
(A reflexão que publico hoje é da CNBB)

Desejo a todos que usam o face para comunicar a boa nova e anunciar o Reino de Deus, um Feliz Natal cheio de Amor, Saúde e Paz, e que Deus nos ajude na transformação dos nossos corações em Sacrário vivo, morada do Espírito Santo.

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 57-66
O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores.
(Esta Reflexão é da CNBB)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão do dia - Lc 1, 46-56
O projeto de Deus é comunitário, Ele não faz distinção de pessoa, ama a todos igualmente, nem quando predestinou (escolheu) Maria para ser a mãe do Salvador, Ele individualizou uma ação, pois esta fazia parte do seu projeto para a humanidade, assim como por uma mulher herdamos o pecado, Ele se compadece e por uma mulher nos dar a liberdade nos remindo deste pecado e todos fomos agraciados pelo sim de Maria, resta a cada um de nós reconhecer a misericórdia de Deus, agradecendo e anunciando seu amor, assim como Maria o faz no canto do magnificat.
Deus enviou seu Filho único, para realizar as promessas antes feita através dos profetas no antigo Testamento, porem foi mais além deste proposito, vendo nossas limitações e dificuldades para entender o que orientavam os profetas, Jesus vem trazendo a boa nova, o verbo se fez carne, a Palavra de Deus tomou forma corpórea e o Messias, veio habitar entre nós, e mais uma aliança é feita, e mesmo a ação extrema de Deus de entregar seu Filho a morte para nos resgatar do pecado, da morte, continuamos fraquejando e Ele continua a nos amar e a nos aconselhar, sede santo, vem a mim e eu aliviarei  a tua dor.
Meu irmão e minha Irmã, vamos refletir em nossas orações, como estou vivendo este advento?, como vou fazer o meu Natal?, Passarei com Jesus?, o que vou fazer como Cristão?, preparei meu coração para receber o meu Salvador. Bom dia e boa semana.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 1, 26-38
Para ser cristão e seguir os ensinamentos sagrados só tendo fé, é por isso que o nosso principal pedido ao Pai deve ser aumenta a minha fé, mais por que estou escrevendo isto?,  meu  irmão e minha irmã, se observarmos a história da salvação, o projeto de Deus, vemos que ele acontece na contra mão da história humana, na história humana a mulher para ser mãe, precisa ser jovem, está bem de saúde e ter um companheiro para juntos gerarem a criança, no projeto de Deus observamos que para os acontecimentos muito importantes, Ele escolheu mulheres idosas, consideradas estéreis e seus companheiros eram meros figurantes para delas nascer protagonistas destes acontecimentos, (lembremos do Evangelho de ontem).
Todos estes acontecimentos tem um grande significado, é a preocupação de Deus com seus filhos, com a sua criação, e o que pensamos que é loucura, é lição de vida e poder, entendamos que Ele É, e só a Ele devemos adorar, Ele é o Senhor dos vivos, pois os mortos nEle ressuscitam, tudo por amor e por amor Ele vai as ultimas consequências, de hoje a cinco dias festejamos uma grande festa cristã, o nascimento de Jesus, neste nascimento Deus o verbo, se fez Homem e veio habitar em nosso meio e como um de nós, fez os cegos veem, os coxos andarem e curou os doentes, e só queria ouvir d’eles, quais eram  seus desejos, mesmo sabendo Jesus perguntava, o que queres que Eu faça?, e hoje Ele está nos perguntando o queremos que Ele faça em cada um de nós, saibamos responder a Jesus qual é a nossa grande necessidade.
Bom dia, e bom final de semana.    

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 5-25
A Bíblia nos apresenta alguns casos em que mulheres que não poderiam ter filhos ficaram grávidas. Podemos citar alguns exemplos: Sara, esposa de Abraão e mãe de Isaac; a esposa de Manué, que era estéril e deu à luz Sansão; Ana , esposa de Elcana, que era estéril e deu à luz Samuel; e Isabel, esposa de Zacarias, que deu à luz João Batista. Cada vez que uma mulher estéril fica grávida, alguma coisa importante vai acontecer. Com Isaac, a formação do povo de Israel, com Sansão, a derrota dos filisteus, que permitiu a permanência do povo de Israel na Terra Prometida, com Samuel, a formação do Reino de Israel e com João Batista, a chegada da plenitude dos tempos.
(Esta reflexão é da CNBB).
Acreditemos sempre no Senhor, e nele depositemos toda nossa esperança, Ele é um Pai bondoso, amoroso e compassivo.
Bom dia a todos e um ótimo fim de semana.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Mt 1, 1-17
A vinda de Jesus ao mundo foi precedida de uma história: a história do povo de Israel, que tem o seu início com Abraão, desenvolve-se até atingir o seu apogeu com o Rei Davi, depois entra em declínio até atingir o seu ponto mais baixo com Josias e o exílio da Babilônia, para depois evoluir até chegar à plenitude dos tempos com a Jesus, Deus presente e atuante na história dos homens, que vai ser a realização da promessa a Abraão que nele serão abençoadas todas as nações da terra e a salvação chega para todos os povos com a libertação do pecado e da morte e a presença do próprio Deus na vida de todos nós.
(A reflexão que publico hoje, é da CNBB)  bom dia a todos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 21, 28-32
Hoje Jesus continua pelo Evangelho falando sobre João Batista, assim como Ele foi o percussor de Jesus na sua vida publica, a Sagrada Escritura o traz como precussor da festa em que comemoramos seu aniversário em 25 de Dezembro, quem acreditou nas palavras de João Batista, acreditou também que Jesus era o Messias o Filho de Deus.
Estamos a dois mil anos lendo e ouvindo falar do amor de Deus pela humanidade, amor este que deu seu único Filho para nos resgatar da morte eterna sentenciando-o pelos nossos pecados, mesmo assim ainda é difícil acreditar nas palavras de João Batista, como também é difícil vivenciar a Palavra e assumir o compromisso em busca da conversão.
Jesus nos conta uma parábola para que reflitamos como estamos vivendo como Cristão?, o que estou fazendo pela minha conversão?, Estou anunciando aos outros os ensinamentos da palavra que leio e vivencio?, Ou estou pregando para os outros apenas a Palavra que deve ser vivida e não dou testemunho desta palavra com a minha vida, não adianta anunciar a minha fé, é mais importante viver esta fé, e acreditar que só Jesus, é Caminho, Verdade e Vida.    Bom dia a todos.   

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do  dia - Mt 21, 23-27
Estamos vivendo um período de espera, resta saber se estamos nos preparando para recepcionar aquele que há de vim?, estamos no advento tempo litúrgico Cristão, porém este tempo é simbólico, Jesus já está no meio de nós, reviver seu nascimento vai ser sempre motivo de festa de muita alegria e isto é o que estamos fazendo agora, preparando esta festa, preparando o nosso coração, o qual deve está pronto para servir de morada ao Espírito Santo, aquele que Jesus disse que ficaria conosco, o Paraclito, o advogado, o consolador.
Precisamos ter muito cuidado para não agirmos assim como os sumos sacerdotes, que admitia não conhecer de onde vinha o batismo de João Batista para não ser descoberto suas maldades, as suas verdadeiras identidades, o antigo testamento já anunciava a pessoa de João batista e a sua missão, portanto era ingenuidade  dizer  que não sabia, a questão é,  todos que acreditarão em João Batista, acreditarão também em Jesus Cristo e que Ele era o filho de Deus, é importante observar que  os anciãos e os sumos sacerdotes que viviam presos a uma religião, não acreditaram ou não admitiram a acreditar, o fato é, o projeto de Deus é para libertação total da pessoa humana , nada, nem mesmo a religião deve servir de limitação, de alienação tornando o ser humano  incapaz de sentir a presença de Deus na sua vida. Bom dia a todos e boa semana.   

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs


Reflexão do dia Lucas 1,39-47

As vezes falamos das coisas do alto como se estas fossem influenciadas por nós, esta passagem do Evangelho vem nos mostrar que as questões espirituais são guiadas pelo Espírito Santo e este suscita quem onde e quando o Pai quer, reflitamos este exemplo, Ele preparou uma Mulher (Maria) para ser mãe do seu Filho Jesus, fiquemos certos de que Ele Deus, não precisava de ninguém para se tornar homem (Jesus Cristo) e vim viver no meio de nós, Ele é o Criador, porém no seu projeto já havia uma figura chamada família e a família é formada por pai, mãe e filho.

Outra questão, quem foi escolhida?, uma jovem de uma família temente a Deus, uma família de oração, para se ter a esperança da vida em abundancia, precisamos procurar conhecer a Deus, devemos escutar sua Palavra buscar o entendimento desta e viver seus ensinamentos, vivendo com humildade, mansidão e amor, é fácil viver a Palavra?, não!,  Lembremos que a vida de Jesus não foi fácil e sem culpa Ele assume nossos pecados, por amor a humanidade foi as ultimas consequências, a morte e morte de cruz, diante disto não há dificuldade para vivenciar a Palavra, acredite só Jesus é Caminho, Verdade e Vida.

Bom final de semana.

Reflexões Cristãs

De 11/12

Reflexão - Mt 11, 11-15

Um dos personagens mais importantes para a nossa reflexão durante este tempo do Advento é João Batista, o maior dentre os nascidos de mulher. João é o último profeta do Antigo Testamento, o mensageiro que é enviado por Deus para ser o precursor do Messias, aquele que tem como missão preparar os seus caminhos. Mas quem é do Reino dos céus é maior do que ele, todos aqueles que vivem segundo a nova aliança é maior que João, porque a nova aliança é a aliança perfeita, enquanto a antiga aliança é imperfeita.

 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 11, 28-30
“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.  Refletindo esta frase de Jesus chegaremos a conclusão que a religião não pode ser como uma ditadura, porém é  assim que muitos acreditam,  sabemos que há uma necessidade  de cumprir-se algumas exigências como em toda organização tem suas regras e sua hierarquia na igreja não pode ser diferente,  a diferença é, a religião não pode ser usada para tirar a liberdade do ser humano, Jesus diz vinde a mim, pois meu jugo é suave, (jugo é um instrumento bem conhecido por quem vive ou viveu no campo, é também conhecido por canga é usada no pescoço do boi para puxar a capinadeira ou a carroça) estando com o jugo ou a canga, ele fica limitado em suas ações e fácil de ser dominado, não foi isso que Deus planejou para a humanidade.
Jesus veio para trazer a boa nova o desejo que todos tenham vida e vida em plenitude,  a religião com liberdade de escolha, Ele nos ensinou que o verdadeiro cristianismo não está fundamentado em   autoritarismo e opressão e sim na autoridade do amor, da mansidão e da humildade, assim foi o comportamento do seu fundador Jesus Cristo, manso e humilde de coração, mestre sem lousa, pastor sem cajado e rei sem trono, assim foi a vida do Cristo humano. Reflitamos nossa vida e nossas ações vivendo como cristão.
Bom dia!   

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 18, 12-14
Estamos vivendo o tempo do advento, tempo de reflexão e preparação para festejarmos o mais importante aniversario da era Cristã, o mais importante evento da nossa história, o nascimento de Jesus Cristo aquele que se fez Homem em tudo menos no pecado, mesmo assim assumiu toda nossa dívida  de pecado e nos resgatou para a vida eterna em troca da sua vida humana.
No evangelho Jesus pergunta aos seus discípulos se o pastor deixará o rebanho para procurar uma ovelha que se perdeu, seguindo Ele afirma que este se alegrará mais por esta ovelha quando a encontrar do que por 99 que estar no aprisco, vemos ai quanto é grande o amor de Deus por nós, o quanto Ele deseja o amemos e nos deixemos ser amados por Ele, e muitas vezes não pensamos nisso e ficamos cada vez, mais distante das coisas do alto.
Aproveitemos este período de preparação, para convidar os nossos irmãos que estão em duvidas  e ainda não decidiram pela sua caminhada em busca da salvação, a também refletir o amor de Deus, o quanto é grande seu amor, o quanto é importante o Reino de Deus, e quanto é grande seu desejo de que todos sejam um como o Pai e o Filho são um, e a misericórdia de Deus vem para isso seremos todos “ restaurados pela graça  e participemos em plenitude da vida eterna”. 
Bom dia a todos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 26 - 38
Jesus se insere na história da humanidade e, ao fazê-lo, também passa a ter uma história. Ele é verdadeiramente homem e assume em tudo a condição humana, menos o pecado Ao comemorarmos a Imaculada Conceição da Virgem Maria, estamos comemorando um fato da história do próprio Cristo, pois a Imaculada Conceição de Maria está condicionada ao nascimento de Cristo, uma vez que Deus estava preparando o ventre digno de receber seu próprio Filho. Com isso, podemos perceber a ação do Deus que é Senhor da história e que, agindo na própria história da humanidade, conta com a colaboração de todos para a realização do seu plano.
(esta reflexão é da CNBB) bom dia e boa semana a todos.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 9, 27-31
Meu Irmão e Minha Irmã, estamos vivendo o tempo do Advento, este é um tempo de reflexão e de preparação para recebermos aquele que há de vim, quando estamos aguardando a chegada de alguém conhecido um parente ou amigo, procuramos arrumar nossa casa deixando limpa bonita e acolhedora, neste período estamos vivendo esta espera de alguém muito, mais muito especial, porem não é preciso pintar a casa, comprar moveis novos ou coisa assim, mais é preciso fazer uma arrumação em nós mesmos refletir nossa vida, nossos atos, e ver como estamos nos comportando, a casa que devemos preparar para esta chegada é o nosso coração, pois é lá que Jesus quer entrar, é lá, que deve estar limpo de maldades de egoísmo e cheio de amor e de caridade.   
Não podemos esquecer que os dois cegos apesar de não enxergar  conheceram Jesus e acreditaram ser Ele o filho de Davi, eles ouviram a Palavra e acreditaram nas promessas e pela sua fé tinham a certeza que seria cumprida em Jesus, busquemos sempre este Deus que cria, que ama, e que se fez Homem em seu filho Jesus, para melhor transformação do ser humano enquanto estar de coração fechado, vamos ouvir a palavra e fazer dela um guia para nossa vida e nossas ações, façamos como aqueles cegos, tenhamos fé, anunciemos o Reino de Deus e ajudemos na construção da estrada rumo a este Reino que também é nosso.
Bom dia e bom final de semana.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 7, 21.24-27
“Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus”. o Evangelho de hoje é bem claro para quem deseja participar da gloria, qual é a vontade de Deus?, como falamos ontem, é que todos tenham vida e vida eterna. A condição para isto foi revelada por Jesus e para isso se fez Homem e habitou entre nós, Ele veio para sentir na carne o que nós sentimos e saber o que precisamos para viver essa realidade de fazer a vontade do Pai.
Precisamos ser como o homem prudente e construir nossa vida na rocha, bem alicerçada projetando-a na palavra e fundamentando nossa obra no amor, na caridade e na solidariedade para com o irmão, lembrando que nem todo aquele que diz Senhor, Senhor estará garantido no reino dos céus, só as palavras não salvam, só a superficialidade da  fé, não salva, é preciso também ter obras.
Lembremo-nos disso e procuremos entender melhor os ensinamentos do Evangelho e os por em prática enquanto é tempo, sem esquecer que o Reino de Deus está próximo, louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.
Bom dia a todos.

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 15, 29-37
O Projeto de Deus é para que todos tenham vida e vida em abundancia, para que tenhamos vida em abundancia não basta apenas estar vivo, é preciso viver com saúde e com dignidade, o Evangelho nos mostra o que devemos fazer para ajudar outro a ter esta dignidade, Jesus diante da multidão chama os seus discípulos e diz; tenho compaixão deste povo que há dias estão conosco e não tem mais o que comer, Ele poderia ter dito manda que  vão embora e pelo caminho peçam  algo para comer, porém quem vive de esmola e dependem de outros para se locomover,  tem sua dignidade reduzida, não vive em liberdade e também não tem vida em abundancia.
Pensando um pouco vamos lembrar as promessas feitas no antigo testamento a respeito do messias, no tempo certo, Jesus chega para tornar realidade tudo que havia sido prometido, curou os doentes e deu-lhes liberdade com dignidade tirando-os da exclusão social, alimentou-os com pão e com a Palavra, ensinou que o nosso Deus é o Deus da liberdade, da saúde e da bonança, é um Deus que perdoa que ama e acolhe e que no seu Reino não há escravidão, busquemos este reino e sejamos libertos e felizes.
Bom-dia a todos. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 10, 21-24
Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação da graça divina e reconhecemos a presença de Jesus em nossas vidas. Felizes somos todos nós que aceitamos de bom coração esta presença e acolhemos Jesus. Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação do Espírito Santo de modo que, conduzidos por ele, renunciamos à sabedoria do mundo como um fim em si e aceitamos o mistério que nos abre para as realidades eternas e imutáveis. Felizes somos todos nós que somos amados por Deus que, a partir da revelação que nos vem por Jesus, nos permite viver conscientemente aqui na terra as realidades do céu.
(Esta Reflexão é da CNBB)  Bom dia a todos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 8, 5-11
O Evangelho de hoje nos mostra que não é só seguir uma religião para garantir a entrada no Reino do céu,
É preciso ouvir e por em prática os ensinamentos de Jesus, necessitamos entender que a presença de Jesus no meio da humanidade é a realização da Palavra de Deus nas profecias do Antigo Testamento e se aceitarmos a sua palavra e aderirmos plenamente ao projeto do seu Reino seremos candidatos a uma das moradas prometidas por Jesus. “Na casa do Meu Pai há muitas moradas”. 
Precisamos ser consciente que não basta ser Católico, é preciso ser verdadeiramente Cristão, no coração de um Cristão não cabe egoísmo, seu coração precisa estar cheio de amor, de compaixão e com o sentimento comunitário, pois ninguém se salva sozinho, Jesus não veio para salvar um, Ele veio para salvar a humanidade, lembremos da parábola da ovelha perdida, no aprisco haviam 99, o Pastor foi procurar uma para que a sua alegria fosse completa, nós também precisamos lutar pelo irmão para que nossa vida seja plena de amor e caridade assim assumimos a nossa fé e buscaremos o Reino do Ceu.
Bom dia e boa semana a todos.