sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 14, 1-6
Na criação Deus não disse faça-se a morte, a morte é consequência da vida, isto é, a morte da matéria, quando falamos de morte devemos lembrar-nos da morte espiritual aquela que nos impede da vida eterna no paraíso, esta depende muito de nós, das nossas ações, o cristão não pode esquecer que nosso Deus é o Deus da vida e para se ter vida plena é preciso ter saúde, porém isto não era lembrado ou vivido pelos fariseus, eles viviam na fundamentação literária da lei, aplicada de forma a lhes beneficiarem, não importavam se para isso levasse a morte do outro.
Jesus ensina que a vida deve está na prioridade dos fatos, e que a lei foi feita por Deus para essa prioridade, como também devemos viver a verdade contida na lei, esta deve sempre ser interpretada para promover a vida para que todos a tenha em abundancia, não fomos criados para a escravidão, para viver na mentira, Jesus vem para dar plenitude a lei e para denunciar as interpretações erronias e mentirosas, devemos primeiro escutar e viver a palavra de Deus depois procurar interpretar a lei, se assim o fizermos teremos poucas chances de cometermos injustiça e de não enxergar a imagem de Cristo no rosto do mais necessitado. 
Bom dia a todos.   

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 13, 31-35
Começou com Adão o ser humano transferindo para o outro sua culpa (seu erro), na hora da desobediência ele não pensa nas consequências, porém na hora da verdade ele sempre transfere a  responsabilidade da culpa para outro, (no paraíso quando Deus perguntou a Adão o que havia acontecido, ele disse a mulher que me deste me fez comer o fruto), pensemos bem, sabiam que não deveriam comer do fruto proibido mesmo assim comeram, e a culpa?, era de Deus, a mulher que tu me destes, me deu o fruto e eu comi.
Meu irmão e minha irmã, o seguir a Deus implica em muitas dificuldades para nós humanos, porque ainda não temos a plenitude na convicção, São Paulo diz; uma força me puxa para o alto e uma força maior me puxa para baixo, não pratico o bem que quero e sim o mal que não quero, isto são frutos de uma batalha travada todos os dias do bem contra o mal, Jesus disse que continuaria na caminhada fazendo o seu trabalho até Jerusalém, pois não convinha um profeta morrer fora de Jerusalém,
Eu convido todos a refletir, que não convém ao cristão morrer longe do amor de Deus, ou perder a esperança na vida eterna porque lá é a nossa Jerusalém.
Bom dia a todos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 13, 22-30
Fazei todo esforço para entrar pela porta estreita, meu irmão e minha irmã, sabemos que quando conseguimos algo com muito esforço a ele valorizamos mais, e quando as coisas vêm fáceis parece não saciarem nossas necessidades ou nossos desejos e queremos mais, assim também acontece quando se trata do amor de Deus, quando amamos a Deus e procuramos cumprir seus mandamentos somos limitados para muitas coisas, mas nos saciamos com o que temos, porém quando decidimos amar somente as coisas do mundo, não nos saciamos, sempre queremos mais e nesta busca nefasta somos cada dia tragados pelo consumismo, pelo desamor, pela injustiça e esquecemo-nos de amar a Deus.  
Precisamos nos vigiar para não praticarmos uma religiosidade de fachada somente com interesses nas suas conveniências, a verdadeira religião se vive quando temos como centralidade da nossa vida o amor a Deus, não quero dizer que não caímos, porém com o Senhor em nossa vida é mais fácil para levantarmos, se amarmos a Deus devemos ter como objetivo, o amor a justiça, seremos solidários com os nossos irmãos mais necessitados, respeitamos o outro, reconhecemos os nossos erros, temos a coragem para pedir e dar o perdão, escutamos e procuramos por em prática os ensinamentos da Palavra de Deus, e assim a porta estreita não representará dificuldades para nela adentrarmos, para isso devemos de coração colocar Deus no centro de nossa vida.
Bom dia a todos.

Reflexões Cristãs

reflexão do dia 28/10/2014
Reflexão do dia - Lc 6, 12-19
Deus em seu projeto de criação não quis ficar sozinho, mesmo já tendo com Ele o verbo que logo após se fez carne e veio habitar no meio de nós,  Ele criou o homem para ser sua imagem e semelhança e ser também seu cooperador no processo da criação, quando disse; crescei e multiplicai e também cedeu-lhe a administração das riquezas naturais da terra, deu-lhe também o dom para crescer em sabedoria, não esquecendo que sozinho nada poderia fazer, porém o homem se encheu de orgulho e soberba, hoje esquece de amar a Deus sobre todas as coisas, também não ama ao próximo e ainda reclama dizendo que está tudo errado.
O Evangelho de hoje nos mostra o sentido de comunidade que Jesus veio nos apresentar, e dizer que precisamos uns dos outros para viver a vontade do Pai, começou sua vida publica, formando uma equipe de trabalho, formou-os todos na escola do amor, da solidariedade, da partilha e da comunhão, o Evangelho também nos mostra que nem todos entenderam sua mensagem, vemos que no seu grupo houve homens que se destacaram no amor, na solidariedade, mas também houve traidor, isto é apenas exemplo para nos alertar da necessidade da oração, e da vigilância permanente.
Precisamos orar ao nosso Pai celeste, para Ele nos cumular de bênçãos e de dons para vivermos o amor fraterno, para quando olharmos no rosto do mais necessitado enxergarmos o rosto de Jesus, para entendermos que é preciso amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como amamos a nós mesmos, só assim teremos um mundo melhor, mais solidários, mais justo e mais feliz, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Bom dia a todos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Reflexão Cristãs


Reflexão do dia - Lc 13, 10-17
É comum ouvirmos em conversas alguém falar que hoje as coisas (referindo-se aos acontecimentos) estão diferentes, o egoísmo tomou conta do coração das pessoas, o Evangelho de hoje nos mostra que sempre houve pessoas egoístas que só tinha interesse por algo que lhes proporcionasse ganho material, eles viviam uma religiosidade de conveniência e uma falsa moral.
Jesus disse que não veio para abolir a Lei e sim para dar plenitude a Lei, isto porque a Lei estava sendo aplicada não pela vida e sim pelos interesses materiais de cada um, quando se tratava de valores materiais tudo podia, porém quando se tratava da vida humana era pelos rigores da Lei, e assim dominavam e escravizavam os mais fracos, para estes o amor ao próximo tinha outra conotação diferente do fraterno.
Ainda vivemos uma cultura onde o ter se sobrepõe ao ser, notadamente a maioria ama mais o capital do que a pessoa humana, vivemos na contra mão dos ensinamentos sagrados, onde se busca criar um deus para si e não buscam o Deus que nos criou, as vezes alguns vão buscar o Deus que nos criou num lugar distante e uma grandeza humana, esquecendo que Deus é grandiosamente supremo mas se fez pequeno para está ao lado de cada um para sacia-lo em sua sede de Justiça, solidariedade e amor.
Bom dia e boa semana a todos,    

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Reflexõs Cristãs

Reflexão do dia - Lc 12, 39-48
É comum ouvirmos pessoas dizendo que quando estiverem mais velhas irão se dedicar mais a Igreja,
Outras dizem que religião e igreja são coisas inventadas por pecadores, e nada disso é preciso para que se tenha salvação, eu teria uma correção, a Igreja não foi inventada por pecadores e sim para pecadores, foi criada por santos aliás, pelo Santo dos Santos com o objetivo de os pecadores através dela conhecer e aderir ao projeto de Deus.
Quanto ao tempo que cada um decida fazer parte deste elenco que busca conhecer e vivenciar este projeto de vida e santidade é particular de cada um, se vai dar tempo não sabemos devemos incentivar cada dia o maior numero de pessoas, também nós que já estamos caminhando inda não estamos garantidos, cada dia é uma etapa a ser vencida  e precisa de muita oração e fé, o mistério continua e não teremos como desvendar, por isso não devemos adiar nossas ações, nossas decisões dependem de nós. 
Vivemos uma religiosidade autentica ou de fachada?, estamos consciente das nossas responsabilidades como cristãos?, estamos tendo coerência entre nossa vida e nossa pregação?, estamos buscando realmente a conhecer Jesus?, acreditamos que Ele está presente em nossa vida?, pois se assim não for o nosso dia fazendo estas indagações e procurando nos corrigir sempre que descobrirmos  as falhas, vamos ficar esperando encontrar Jesus no ultimo dia e esta espera pode colaborar para a falta de fé, e o desamor, oremos a Deus para nos fortalecer na fé e na oração.
Bom dia a todos.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 12, 35-38
O verdadeiro discípulo de Jesus procura viver sempre um dos valores mais importantes que aparecem no Evangelho: o serviço. Ele sempre está pronto para servir o seu senhor que chega, pois vê o próprio Jesus que vem até ele na pessoa do pobre, do nu, do faminto, do injustiçado, do doente, do abandonado, do carente, enfim, de todos os que precisam de amor, de ajuda material, psicológica, afetiva ou espiritual. Esse discípulo não fala muito de amor e de Evangelho, porque sua vida é o grande discurso da vivência do amor evangélico. Este é o que está de rins cingidos e abre a porta do seu coração sempre que o Senhor chega e este é o feliz que será eternamente servido pelo Senhor.
Bom dia a todos.
(Hoje publico esta bela reflexão da CNBB)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 12, 13-21
No projeto de Deus podemos encontrar dois tipos de loucos, o que não teve a percepção para separar os valores terreno dos celeste; o agricultor recebeu a graça de uma grande colheita, a qual não havia em sua propriedade nem lugar para guardar, diante do fato ele reconstruiu novos celeiros para acumular seus bens, não pensou que poderia ajudar ao menos seus empregados proporcionando a eles um pouco mais de alimento e ou de conforto, este foi um tipo de louco, achou que poderia viver e disfrutar de tudo mesmo sem saber como seria o seu amanhã.
Outras loucuras foram consideradas nos que encontrando Jesus deixaram tudo e o seguiram, pois estes reconheceram que a verdadeira segurança, riqueza e felicidade estavam em Jesus Cristo, acreditaram no que Ele falou todo aquele que deixar tudo por mim, receberá cem vezes mais, já fomos alertados que, felizes são todos aqueles que escutam a Palavra de Deus e as põe em prática, pode até ser um tipo de loucura, porém é uma loucura saudável ao contrario seria, não buscar o conhecimento ou ignorar os ensinamentos da palavra de Deus, e por sua segurança nas coisas materiais.
Loucos ou não, precisamos buscar a compreensão dos ensinamentos de Deus nas Sagradas Escrituras para alcançar a verdadeira felicidade, a riqueza plena teremos, quando aprendermos a amar como Jesus nos ama, quando aprendermos a viver a justiça, a solidariedade, a partilha e o amor, estaremos caminhando rumo a santidade.
Bom dia e uma santa semana.    

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 12, 1-7
O Evangelho de hoje continua alertando sobre a continuidade do sistema opressor, que era mantido pala hipocrisia dos tidos como autoridades ditas religiosas do tempo de Jesus, os mestres da lei se revestia de um poder opressor camuflado  numa religião oprimiam e dominavam os mais necessitados, e este sistema também lhes servia de degraus para Ascenção junto as autoridades romanas, as custas dos mais pobres que viviam escravizados duplamente, polos fariseus, doutores da lei, sumo sacerdotes e as autoridade romana.
Religião, se pensarmos no significado literal da palavra vamos ter dificuldade para entender as atitudes das “autoridades” religiosas da época em nome desta religião, porém hoje não é tão diferente, em nome da religião nos deparamos com verdadeiros absurdos, e em nome da justiça social e da democracia, absurdos maiores são cometidos sem que os culpados sejam punidos, só os menos favorecidos que além de ter subtraídos seus direitos, ainda pagam a conta, usa-se a religião  e/ou suas ideologias em benefício próprio agindo exatamente ao contrario do plano de Deus.
Estamos vivendo um momento muito importante para o nosso país, precisamos de muita reflexão para não tomar decisões precipitadas, não devemos separar a razão da emoção, antes porém busquemos Deus, oremos para que tenhamos sabedoria e discernimento, para não sermos levados por emoções momentâneas, é preciso muita reflexão sempre que for necessário tomarmos decisões que possam mudar a vida de uma nação.  
Bom dia!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Reflexões Crietãs

Reflexão do dia - Lc 11, 47-54
A humanidade vive hoje dois mundos, o mundo dos que tudo pode e o mundo dos que vivem lutando pela sobrevivência, os primeiros são sedentos do poder sendo capazes de qualquer ação, para eles os valores são materiais, a segunda classe vivem de certa forma subjugados a primeira, e dentre estes se encontra alguns que cultivam os valores morais, são tementes a Deus, respeitam e põe em pratica os ensinamentos divinos.  Já sabemos que a sociedade hoje vive a cultura da morte, se mata por qualquer coisa, as famílias não respeitam as promessas feitas no matrimonio, filhos não respeitão pais, os pais não respeitão e não educam os filhos e cada dia aumentam os casos de delinquência entre adolescentes e jovens, vive-se com uma quantidade absurda de suicídios e homicídios, adolescentes e jovens no mundo das drogas ou com depressão, o que podemos fazer para mudar este cenário?, a principio creio que muita oração para que Deus nos fortaleça e nos dê o discernimento para levar Jesus a estas pessoas, e segundo tentar mudar a sociedade para uma sociedade mais justa começando por nós (cada um individual).
Não podemos continuar a cultura dos fariseus e doutores da lei, querendo que prevaleça a sociedade repressora que existia e que ainda existe, mesmo que de forma camuflada permanece, precisamos ser mais cristãos, pensar no outro que também é filho de Deus e Ele não quer que sejamos egoístas, precisamos construir uma sociedade que promova a vida, reflitamos.  

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Reflexões Espirituais

Reflexão - Lc 11, 42-46
Continuando a reflexão de ontem, uma vez que o Evangelho de hoje é a continuidade do diálogo iniciado ontem, viver os valores do Reino e procurar o cultivo da vida interior também não nos exime das práticas comunitárias de fé e religiosidade, conforme nos diz Jesus: "Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo". A negligência da vivência exterior da fé constitui um ato grave porque a religião tende a tornar-se totalmente subjetiva indo cada vez mais ao encontro dos nossos interesses pessoais e deixando de ser a busca sincera da prática da vontade de Deus e testemunho comunitário de um Deus que é amor e condena o individualismo.
Por motivos superiores,  publico hoje a reflexão da CNBB

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 37-41
O Evangelho de hoje nos propõe uma reflexão das nossas ações e das nossas devoções, nós precisamos de uma vigilância continua para não cairmos numa situação que nos leve a um relaxamento com as coisas do alto, devemos ter cuidado para não pregar uma coisa e praticar outra, ter cuidado para não anunciar para os outros as coisas do alto e viver intensamente as coisas da terra, precisamos ter coerência no falar e no agir, é preciso coerência entre a minha fé a minha vivencia religiosa.
O fariseu observou que Jesus não lavou as mãos antes da refeição, a resposta foi que a pureza deve estar no coração, devemos está limpos interior também, Jesus não diz ao fariseu que não devemos fazer a higiene, Ele apenas usou esta metáfora, para faze-lo entender que coisas mais importantes e necessárias ele não estava preocupado em praticar, como os ensinamentos sagrados, a partilha com os mais necessitados e a maior observância com a Palavra de Deus.
Durante toda sua vida pública Jesus se preocupou com a humanidade, alertando para que se tenha coerência  religiosa evitando o que é comum se ver hoje, fazem grandes eventos, grandes celebrações e durante sua realizações, observamos a falta de zelo pelo sagrado, chegando até uma espécie de banalização em alguns pontos do ato celebrativo, precisamos ter muito cuidado para não transformarmos nossa celebrações em rituais estéreis.  Reflitamos.
Bom dia a todos. 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Reflexões Espirituais


MOMENTO DE REFLEXÃO E MEDITAÇÃO

 

Espiritualidade Cristã:   o que é Espiritualidade Cristã?

01

Podemos dizer que:

- Espiritualidade, exercícios que através da Oração e Meditação, pela Ação do Espírito Santo na Alma leva  cada pessoa a alcançar seu espaço interior de silencio. Podemos dizer que Espiritualidade é o jeito como vivemos... Ou a espiritualidade cristã seria o nosso jeito de viver inspirado pela experiência do Deus Trindade, pela revelação cristã, especialmente pelos valores do Evangelho e, de forma experiencial, pelo seguimento da pessoa de Jesus Cristo. (Esta introspecção é um exercício de reflexão, oração e abandono, este abandono dar-se a partir do momento que passamos a sentir a presença real de Deus no meio de nós, o nosso coração começa a ouvir sua vós) 

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 29-32
O que é fé?, De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência.
No passado e até hoje muitos questionam sinais concretos da existência de Deus e até mesmo de Jesus Cristo, para estes a resposta seria hoje a mesma que Jesus deu aos que lhe questionavam a prova de sua filiação com Deus, qual deve ser a nossa atitude diante destes questionamentos como cristãos que somos?, devemos pedir a ajuda de Deus para nos iluminar para que possamos no estudo da Sagrada Escritura encontrar respostas para eles.
Não podemos ser fundamentalistas e limitados apenas para o que vemos, a fé nos leva a busca pela santidade, porem a salvação é invisível alguém já ouviu o testemunho de outro que morreu e salvou-se ou de alguém que morreu o foi condenado?, não porque isto é mistério, isto é invisível no entanto todos querem a salvação, e por que questionar a existência de Deus ou a filiação de Jesus?, Basta acreditar.  
Bom dia e boa semana a todos.

sábado, 11 de outubro de 2014

Reflexão Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 27-28
'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.' Essa foi a resposta de Jesus a exclamação daquela mulher, e a maternidade no plano carnal não tem importância para Jesus?, tem sim, porem para a maioria das mulheres a maternidade é um fato natural, a diferença é que Maria gerou no seu ventre, o Messias (Deus conosco), o nosso Salvador.
Quando Jesus deu aquela resposta, Ele disse para cada um de nós que,  quando escutamos a Palavra de Deus  e a pomos em prática, O acolhemos em nosso coração e geramos em nós a oportunidade de levá-lo  ao irmão que ainda não o conhece,  este ato é importante porque até hoje tem muitos que ainda não conhecem Jesus, não precisamos buscar o porque mas devemos  levar a cada um a oportunidade de conhecer a  maravilha que é o amor de Deus.
Façamos como Maria, que movida pelo Espirito Santo gerou e deu a luz a Jesus, nós também, pela graça de Deus e pela ação do Espírito Santo, busquemos conhecer o Filho e agraciado pelo Pai, deixemo-lo fazer morada em nosso coração e alimentar o nosso espirito, aumentando a nossa fé e nos iluminando na caminhada rumo a santidade.  
Bom dia e bom final de semana a todos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 15-26
Esta semana falamos sobre oração, pois é pela oração que conseguimos nos aproximar de Deus, para isso precisamos que nossas orações sejam reflexivas, só assim pedimos bem ou pedimos aquilo que realmente necessitamos para nós e para o nosso próximo, também agradecemos as graças que recebemos, porque oração sem reflexão são palavras ao vento, precisamos reconhecer que o reino de Deus está no meio de nós, e com ele teremos força contra as consequências do mal.
Tendo uma vida de oração fica mais fácil identificar e/ou interpretar os sinais que Deus nos apresenta através dos tempos, diferenciamos as coisas boas das coisas ruins e não corremos o risco de confundir a voz de Deus com a voz do mundo e achar que o mal estar vencendo e tudo estar perdido, o cristão deve ter acima de tudo Jesus Cristo como seu Senhor e salvador, e reconhecer que sozinho nada podemos fazer, lembremos também o que Paulo nos aconselha, revestir-se da armadura do Cristão, viver na oração é a única maneira de buscarmos a salvação, a oração deve nos transformar em pessoas melhores capazes de amar, amar a Deus e ao irmão.
Bom dia a todos.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 1-4
Senhor ensina-nos a rezar, será que os discípulos estavam querendo rezar ou queriam instruções para aprender orar?, (dizem que, rezamos quando recitamos um texto e oramos quando usamos palavras que espontaneamente brotam do coração), o importante é que rezando ou orando, devemos está em espírito e verdade buscando a maior aproximação com Deus, devemos ter cuidado para não ficarmos repetindo ou produzindo sons da boca para fora, sem que estes sejam frutos e inspiração do Espírito Santo em nosso coração.
Mesmo sabendo que a oração é uma pratica constante do cristão, sabemos também que muitas vezes não fazemos uma reflexão do que falamos em nossas orações, e ainda reclamamos blasfemando que Deus não está me escutando, se quando oramos ou rezamos pedimos pelas nossas necessidades primarias, é uma coisa, mas muitas vezes fazemos pedidos de coisas que sabemos não ser uma necessidade primordial e sim um desejo social e mesmo assim queremos prioridade nesta realização.
Deus disse pedis e serás atendidos, Ele não vai atender a quem não necessita, pois Ele também disse que nada acontece a cada um sem o seu conhecimento, até mesmo os cabelos que caem da nossa cabeça, por isso reflitamos as nas nossas orações, acreditemos e nos abandonemos nas mãos de Deus que Ele nos conduzirá e saciará cada um nas suas verdadeiras necessidades. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo Filho unigênito de Deus.
Bom dia a todos, Pax Domini. 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 1, 26 – 38
Estamos sempre falando do plano de Deus para salvação da humanidade, no Evangelho de hoje Lucas narra mais uma vez neste capítulo, o desejo de Deus e a inserção de Jesus na nossa história e nela transformando muitos em colaboradores do processo da salvação, processo este começado pelos profetas, evangelistas e alguns da própria humanidade.
Por isso que hoje comemoramos a anunciação do Anjo a Maria, informando-a que em seu ventre seria gerado aquele que a partir de então seria o protagonista da história da salvação, muitos assim como Maria naquele momento, até hoje não entendem a saudação do Anjo, “Cheia de Graças”, esquecendo que ela seria a mãe do nosso salvador, Jesus Cristo, o Messias, se isto não basta, lembremos que a graça de Deus também é um favor imerecido, por isso que acreditamos em receber graças de Deus.
Na minha concepção Ela merece todo meu amor, respeito e minha veneração, pois é a mãe do meu salvador, e se eu me intitulo cristão, como posso ignorar a mãe de Cristo?, é bom lembrar que o maior reformador protestante disse em seus escritos, “para chegar a Jesus, precisamos de Maria”, mas como estamos buscando seguir o grande mestre Jesus Cristo, não podemos esquecer que, só Ele é: Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia a todos, Pax Domini. 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 10, 25-37
O Evangelho de hoje nos traz um tema bem apropriado para o tempo em que vivemos, é comum conhecermos casos de pessoas que abandonam outros em momentos que este está em dificuldades, às vezes isto acontece até mesmo entre famílias, cônjuges ou pessoas de um relacionamento muito próximo, isto também acontece com “amigos” e em todas as camadas da sociedade.
As pessoas hoje vivem uma dinâmica muito grande na busca da sobrevivência ou mesmo da Ascenção social, vão se esquecendo do compromisso como cristão,  sem ver o seu próximo, Jesus vem mostrar que é preciso amar o outro, não o amor Eros, mas o amor fraterno, é preciso ser compassivo se preocupar com o bem estar do outro se quisermos também ser lembrado por Deus na hora do julgamento, lembremos que ninguém se salva sozinho.
O maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, para isso é preciso o esvaziar-se de si se libertar de sentimentos como o egoísmo, e se preencher do amor de Deus só nele teremos compaixão, solidariedade e conheceremos o nosso próximo, e assim viveremos o cristianismo e anunciaremos com nosso testemunho o reino de Deus.
Bom dia e boa semana, Pax Dpmini

sábado, 4 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 10, 17-24
Muitas vezes, podemos perguntar: por que as pessoas mais simples e humildes recebem com maior facilidade a mensagem do evangelho do que as sábias e inteligentes? A resposta, à luz do evangelho de hoje, parece fácil: é porque Deus revela as coisas a elas e as esconde aos sábios e inteligentes. Será que foi exatamente isso que Jesus quis dizer? Parece que não, pois nos mostraria um Deus injusto, que faz distinção de pessoas. Para os inteligentes e sábios, que confiam nos próprios conhecimentos, a abertura aos mistérios da fé é algo de primitivo e irracional e, com isso, o mistério fica oculto a eles, não porque Deus escondeu, mas porque eles se recusam a ver. Os simples e humildes submetem a inteligência à fé e Deus pode, assim, lhes revelar seus mistérios.
Por motivos particular estou reproduzindo a (Reflexão da CNBB), bom final de semana a todos.
4 de Outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 10, 13-16
Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.

Por motivos particular estou reproduzindo a (Reflexão da CNBB), bom final de semana a todos.
3 de Outubro de 2014

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 18, 1-5.10
Este Evangelho nos traz mais uma vez a lição principal que não podemos esquecer, o projeto de Deus para a humanidade tem no objetivo principal o amor, traz também uma ordem hierárquica, amar a todos começando pelos mais necessitados; os doentes, os marginalizados, e as crianças.
Como prova ou motivação para isto, comemora-se a existência dos santos e anjos, pois os santos são pessoas que dedicaram suas vidas amando o próximo em especial aos mais necessitados, os anjos são eleitos por Deus para no anonimato agirem também realizando a vontade de Deus na humanidade.
Jesus apresenta uma criança e diz quem quiser ser o maior no reino do céu seja como esta criança, pois a criança é pura nela não há maldade, ela acredita no amor e ama, não guarda rancor e não é egoísta, podemos ser adultos  agindo com o coração de criança, assim abraçaremos a todos em especial os marginalizados e abraçaremos Jesus em cada um destes, se assim o fizermos seremos mais felizes.
Bom dia, Pax Domini.    

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 9, 57-62
A Sagrada Escritura me faz entender que em seu projeto, Deus pôs uma clausula que devemos observar com muito cuidado e atenção, o ser ou não ser, se decidirmos ser Cristão seguidor dos ensinamentos Divino, temos que abrir mão dos nossos projetos; de projeção pessoal, social, secular e capitalista, para viver uma nova realidade, viver para o outro na solidariedade na partilha e no amor.
A Sagrada Escritura diz que não podemos ser mornos, temos de ser quentes ou frio, se quentes nos abandonamos nas mãos de Deus, se frios estamos do outro lado e morno estamos querendo servir aos dois lados, e já fomos alertados que não podemos servir igual a dois Senhores.
Quando decidimos ser seguidores não podemos olhar para traz, o nosso olhar deve ser para o alto, não podemos pensar que estamos perdendo algo ou estamos presos a um projeto, pois a verdadeira liberdade está em seguir a Deus, em ser seguidor e discípulo do seu Filho Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia, Pax Domini.