sábado, 28 de novembro de 2015

Pedro provado e aprovado por Jesus


- Pedro Amas-me? 
- Tu sabes que te amo.
- Apascenta as minhas ovelhas. João 21: 15-17

Há na Bíblia uma série de textos que nos levam a refletir sobre a sublime vocação ministerial e a missão de um pastor frente ao rebanho de Deus. Porém não é só querer, Jesus diz que aquele que quiser ser o maior deve se tornar pequeno, porque o maior no reino de Deus é menor que uma criança, No entanto, a prerrogativa da escolha pertence a Deus, ou seja, é Ele quem separa, chama e capacita pessoas para os seus ministérios. É mérito divino escolher homens e/ou mulheres para uma obra específica. Ninguém se auto escolhe para o ministério pastoral. 

Simão era filho de João e nasceu em Betsaida, assim como o seu irmão André. Possuía um gênio forte e temperamento impulsivo, alojado num coração generoso e repleto de bondade. Não se deixava vencer pela adversidade, revelava uma fibra invejável, embora a sua coragem e iniciativa pessoal estivessem fundamentadas na própria força humana. Homem simples, rude, de pouca instrução, dedicava-se à pesca. Fixou residência em Cafarnaum da Galileia, que era banhada pelo Lago de Genesaré, também chamado Mar de Tiberíades ou Mar da Galileia. (Ação humana)

1º) O contato de Pedro com Jesus deu-se através do seu irmão André, que havia o conhecido. Quando este explicava para um Advogado sobre quem é o seu próximo. (Lc 10:30-35) André chamou Pedro e disse: “vem VER, eu conheci o messias”.

2º) Segundo o relato em Lucas 5:1-11, no episódio conhecido como "Pesca milagrosa", Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus sócios e filhos de Zebedeu, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.
JESUS ao conhecer Pedro viu nele um homem rude, e de um temperamento explosivo, ele queria resolver os problemas a seu modo sem planejamento e com as proprias mãos, porém tudo isso estava guardado no coração a ponto de ser tratado e transformado em amor. 

(O Homem é vitima das suas limitações, necessitamos de Deus em nossa vida)

Pedro foi provado por este amor:

Jesus convida Pedro a segui-lo e diz que o transformaria de pescador de peixes a pescador de homens, (imaginemos alguém chegando aqui e dizendo que vai transformar cada um de nós em alguma coisa que não temos Idea do que se trata).
Isto aconteceu com os doze, com os setenta e dois e continua acontecendo até hoje com cada um de nós. 
      ·        Com os membros da caravana não foi muito diferente, muitos de vocês estavam acostumados aos finais de semana se dedicar ao lazer com a família, jogar bola, ir a praia, a granja ou fazenda, ficar em casa ou simplesmente se encontrar com amigos e tomar uma cerveja.
       ·        Quando um belo dia aparece alguém e lhe convida a fazer uma experiência na caravana. E assim foi crescendo o grupo. Muitos demoraram a se dar conta da dimensão deste trabalho e o porquê dele existir. E a continuação desta atividade aos poucos foi causando transformações em cada um dos membros.
      ·        Assim como cada um de vocês, encontram dificuldades e muitas vezes chegam até pensar em desistir.
     ·        É quando Deus lança o seu olhar penetrante e profundo sobre o seu coração e você muda de ideia.
*Com Pedro também foi assim, ele como toda comunidade Judia que vivia um tempo de dominação e escravidão pelo Império Romano, esperava um Rei que os libertasse pela força (pela espada), não viram isso em Jesus e foram perdendo a paciência até perceber o amor de Deus, que através de Jesus, transbordava em um deles. (O olhar profundo de Deus)
*Quem compreendeu primeiro, amou e se deixou ser amado saiu na frente deu o primeiro passo, reclinou a cabeça no colo de Jesus, estava ao pé da Cruz, recebeu a incumbência de cuidar da mãe de Jesus e chegou primeiro no tumulo.
*A forma que eram (e que somos convidados) a segui-lo: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Lucas 9:23.
*Efésio 6,11-13 . Finalmente, irmão fortaleça-vos no Senhor, pelo seu soberano poder.
11. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.
12. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.
13. Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.
*Mt. 14,22 S “ Calma, sou eu, não tenham medo e, Pedro, sempre o mais ousado, disse:-
“Então, se é o Senhor mesmo, dá-me a ordem  para ir ao seu encontro:. E, Jesus lhe diz:-“ Vem”. Pedro, então, se atira na água e vai caminhando na direção de Jesus, alucinado de alegria ao se ver andando sobre a água. Mas, o mar estava agitado e começou a subir a água na sua canela e, atemorizado, teve medo e começou a gritar :  
“Senhor, Senhor,  salva-me”. No mesmo instante Jesus lhe dá a mão e o segura, dizendo :- “Homem de pouca fé, porque duvidaste? “ Os discípulos que a tudo assistiam, caíram de joelhos, dizendo :- “Tu és mesmo o Filho de Deus “-
·  Quantas vezes membros da caravana sentem-se sufocados e desmotivados com o trabalho voluntário, e chegam até a pensar que já fizeram a sua parte, que não precisam continuar e que outros podem o fazer? porém esta é a cruz de cada um e Jesus está sempre esperando que perseveremos na sua estrada ao encontro dos necessitados.
*Pedro demorou perceber, mas nunca desistiu, declarou seu amor por Jesus, também negou conhece-lo, fez declarações de fidelidade, caiu várias vezes. Porém quando entendeu entregou-se de corpo e alma.
*Foi provado mais que os outros, que a sua humanidade era muito forte, Jesus queria extrair dos doze tudo que havia de bom no coração de cada um e Pedro sempre se manifestava primeiro.
*Quando Jesus os levou ao monte Mc 9, 2-8, Mt 17, 1-3, Lc 9, 28-36.
*Após um dia de atividades intensa Jesus a sós com eles pergunta o que estavam dizendo dEle, Pedro fez sua primeira profissão de fé, Lc 9, 22, Mc 21, Mt 16, 13-23.
 *Quando Declarava quem come minha carne e bebe meu sague não morrerá muitos que o seguiam deixaram e Pedro manifestou sua fé mais uma vez. Jo 6, 40-70.
*No lava pés, Pedro não queria aceitar que Jesus lavasse seus pés. Jo 13, 1 – 17.
*No Getsêmani Pedro pegou a espada e cortou a orelha do soldado Malcon, reagindo a prisão de Jesus. Jo 18, 10.
*Quando Jesus era açoitado, Pedro o negou por três vezes. Lc 22,54-57, Mc 14,69-70, Mt 26, 73-75.
Pedro continuou a seguir durante a flagelação de Jesus até o momento que, caído, seu olhar encontrou Pedro e penetrou profundamente em seu coração e este chorou amargamente arrependido, as suas lagrimas lavavam o seu ser, limpando seu coração e transformando no discípulo que Jesus queria.

Mesmo assim ainda foi provado definitivamente, quando Jesus pergunta: Pedro tu me amas? . . .

·        Aos membros da caravana Jesus diz no dia a dia, não tenham medo, Eu estarei com vocês todos os dias. Mt 28,20.

 Basta amar Jesus que é: Caminho, Verdade e Vida.

 Que Deus nos abençoe. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MINISTROS EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA E SUAS ATRIBUIÇÕES


 

MINISTROS EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA E SUAS ATRIBUIÇÕES

1. “Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), têm sido instituídos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), isto é, fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão, seja em igrejas, seja em capelas, hospitais, casas particulares, seja ainda em outros lugares. Verifica-se, porém, que certos desvios têm ocorrido na execução deste encargo. Entre outros, aponta-se o fato não raro de que os ministros extraordinários se tornam ordinários, isto é, distribuem a S. Comunhão de maneira habitual, sem que haja impedimento da parte dos ministros ordinários (diáconos, presbíteros e Bispos). Em vista disto, a Santa Sé enviou às Conferências Episcopais do mundo inteiro e, por conseguinte, a cada Bispo uma carta, em que pede providências para se evitar tal desvio.

2. Os Ministros Extraordinários não há de ser “improvisados”, isto é, não hão de ser chamados da assembleia para o altar a fim de distribuir a Comunhão, pelo fato de serem pessoas prestativas. Requer-se uma preparação doutrinária ou catequética, para que alguém possa receber a solene investidura no ministério extraordinário da Comunhão Eucarística. Geralmente essa investidura não é dada por tempo indefinido, mas, sim, por um prazo limitado (um ano, dois anos), podendo ser renovada desde que o compreende, é necessário que tão íntima participação no serviço eucarístico seja realizada com o pleno conhecimento de causa e a dignidade devidos ao Sacramento do altar.

3. Em várias dioceses os Ministros Extraordinários da Eucaristia trajam uma veste própria (espécie de jaleco) que os caracteriza perante o público e evita a apresentação em trajes inadequados.

4. A Santa Sé pede cautelas para que não haja profanação do SS. Sacramento: recolham-se e consumam-se os fragmentos que fiquem entre os dedos, na patena e no cibório. Não se retirem do cibório várias partículas simultaneamente, a ser distribuídas como bombons às crianças, mas retire-se uma partícula de cada vez. Estas normas simples têm sua importância, visto que o ser humano é psicossomático; os gestos, as atitudes, as palavras, os sinais sensíveis da Liturgia devem traduzir reverência, piedade, adoração…, e jamais dar a impressão de que o ministro do culto é um mero “despachante expedito e prático”. O amor às coisas sagradas tornará espontânea a observância de tais instruções”.

- Observamos que a tarefa do MECE, vai muito além da distribuição da Eucaristia na Igreja (Templo) e esta, à Santa Sé diz que só deve acontecer quando não houver ministros Ordenados suficiente para atender a assembleia na distribuição da comunhão.
A missão principal do ministro é, atender aos doentes e aos idosos que não se encontre em condições de ir a Celebração na Igreja (Templo), todos impedidos de se locomover devem ser atendidos pela Igreja na pessoa do Sacerdote e dos ministros extraordinários.

O ministro deve estar consciente da sua condição de Cristão e missionário, e nesta condição precisamos refletir alguns trechos do Evangelho como: Lc 2, 33-35

Reflexão
A presença de Maria junto ao seu Filho no momento do seu suplício mostra para nós a realização da profecia de Simeão: “E quanto a ti, uma espada de dor transpassará a tua alma”. Esta presença também nos mostra a necessidade da nossa presença e da nossa solidariedade junto a todos os que sofrem e que esta presença deve ser muito mais do que estar ao lado fazendo alguma coisa. Ela deve ser a presença solidária de quem sofre junto, porque temos os mesmos valores, comungamos as mesmas ideias e lutamos pela realização plena dos mesmos projetos do amor de Deus pela salvação da Humanidade.

Outro texto do Evangelho que nos dá uma lição do ser Cristão missionário é: Lc.1:26-38 A Anunciação do anjo a Maria, tão logo recebeu a missão de ser Mãe do Salvador, como a primeira Cristã, revestiu-se do Espírito missionário, não tomou posse da condição especial de escolhida por Deus para a tão grande Missão e sim foi ajudar a sua prima que estava necessitada deste apoio.

Outra passagem do evangelho que nos leva a refletir, como estou vivendo a minha condição de ministro do amor de Deus, estou procurando ser fiel ao mandato que recebi para levar Jesus ao meu irmão, ao meu próximo? Ou não entendi profundamente a minha missão como Cristão, como ministro extraordinário e como missionário um sacerdócio recebido por ocasião do meu Batismo?

Vejamos a lição de alguém que não era, ministro, sacerdote, missionário ou cristão.
Lc 10:25-37  O bom Samaritano.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Reflexão Cristã

 
Reflexão - Lc 5, 1-11
Um dos elementos mais importantes do cristianismo é a vida comunitária. Para quem é cristão, não existe lugar para o individualismo. Jesus nos mostra isso quando não realiza sozinho a sua missão, mas chama os apóstolos para participarem ativamente dela. Para o apostolado, Jesus não chama os melhores do ponto de vista da economia, da sociedade ou mesmo os mais santos; Jesus chama a todos, sem fazer qualquer tipo de distinção entre as pessoas. Assim, nos mostra que na atuação pastoral, devemos nos preocupar não simplesmente em fazer o trabalho, mas sim em envolver todas as pessoas, para que a atuação pastoral seja comunitária e revele este importante valor do Evangelho.
 

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Minestério da Sagrada Comunhão


O que faz o Ministros da Sagrada Comunhão Eucaristica
Após o concílio vaticano II (1962-1965), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos ministros extraordinários da sagrada comunhão. Em 30 de abril de 1969, com a instrução fidei custos, a sagrada congregação dos sacramentos permitiu a leigos exercerem, extraordinariamente, este ministério. Esta autorização foi confirmada em 1973, pela instrução Imensae Charitatis da mesma congregação e também Motu Proprio de Paulo VI Ministeria Quaedam (15/8/1972), com o qual instituía os ministérios do leitor e do Acólito. Segundo este documento, uma das atribuições do acólito é distribuir, como ministro extraordinário, a sagrada comunhão (Goedert, 1991 p. 31). Segundo o código do direito canônico 910:

1º Ministro ordinário da sagrada comunhão é o bispo, o presbítero e o diácono.
2º Ministro extraordinário da sagrada comunhão é o acólito ou outro fiel designado de acordo com o código canônico 230.

3º onde a necessidade da igreja, o aconselhar, pode também os leigos, na falta de ministros, mesmo não sendo leitores ou acólito, suprir alguns de seus ofícios, a saber, exercer o ministério da palavra, presidir às orações litúrgicas, administrar o batismo e distribuir a sagrada comunhão, de acordo com as prescrições do direito.)
 1º Têm dever e direito de levar a santíssima eucaristia como viático aos doentes o pároco e os vigários paroquiais, os capelães, como também o superior da comunidade nos institutos religiosos clericais ou nas sociedades de vida apostólica, em relação a todos os que se encontram na casa.

Hoje, nas paróquias são instituídos muitos ministros não apenas para distribuir a comunhão nas missas, mas sim, construir juntos com as comunidades a verdadeira comunhão com Cristo e levar Jesus sacramentado até os fieis que se encontram impossibilitados de ir a Igreja participar da Celebração Eucarística. Aos fins de semana devem assumir um compromisso importantíssimo, irem juntos com Jesus sacramentado e com sua própria palavra aos enfermos nos hospitais como também, tornar-nos Sacrários vivos, onde levamos o próprio Cristo às residências para aqueles que se encontram doentes,  em muitas destas celebrações, muitas graças são alcançadas, não é por meio do ministro, e sim pelo próprio Jesus que esteve visitando aquela casa.
A os ministros, em algumas situações é necessário fazer a celebração das exéquias, como também na ausência de um padre fazer a celebração da palavra junto com a comunidade, é também facultado ao ministro, na falta do Sacerdote, à exposição do Santíssimo Sacramento para adoração junto coma comunidade de fieis.

O ministros da Sagrada Comunhão, não apenas exercemos este ministério, mas também deve fazer parte de trabalhos em outra(as) pastorais e movimentos, especialmente se engajar nas visitas missionárias.
Disse Jesus: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele (JO 6,56).

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 12, 35-37
O Evangelho de hoje nos traz uma frase que deveria ser o principal ponto para reflexão do dia e até da nossa vida, “uma grande multidão o escutava com prazer”, meu irmão e minha irmã, quantas vezes ficamos inquietos quando estamos ouvindo uma pregação, basta que esta passe de 5 minutos, esta inquietação acontece porque não paramos para escutar a voz de Deus naquele nos vem anunciar Jesus Cristo, o verbo encarnado o filho de Deus, do pouco interesse vem a fadiga, o cansaço, o descaso com o pregador e a falta de Fé.
O amor e a misericórdia de Deus que todos esperamos se não chega quando pedimos, passamos a reclamar e muitas vezes, mudamos de religião e saímos dizendo lá encontrei Jesus, é preciso lembrar que Jesus está sempre ao nosso lado a fala conosco, nós é que não o escutamos, devemos conhecer o nosso único Senhor e Salvador, Jesus Cristo, buscar intimidade com Ele e sentir prazer em escutar sua palavra, e fazer desta palavra um modelo de vida e seremos felizes em busca da santidade.  Bom dia! 

Reflexões Cristãs

Reflexão - Mc 10, 46-52
Existem muitas pessoas que passam por sérias dificuldades e sofrimentos, que resultam em exclusão social. O Evangelho de hoje nos mostra uma realidade muito triste: a maioria das pessoas que são excluídas da sociedade também são excluídas da Igreja e do próprio relacionamento com Deus. Vemos que os seguidores de Jesus, que deveriam contribuir com ele para que houvesse a inclusão de todos no Reino são os primeiros que excluem o cego Bartimeu, pois querem que ele se cale. O Evangelho de hoje exige de todos nós um sério exame de consciência sobre os nossos valores e sobre a forma como nós vemos a religião e o seguimento de Jesus para que, em nome dele, não excluamos ninguém. O Mestre chama, conduzamos até ele.(Reflexão da CNBB) Uma grande lição.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Jo 10, 11-18
Nos textos Evangélicos de ontem (3º domingo) e o de hoje Segunda Feira, mostram a preocupação de Deus com seu povo, e alerta para nossas limitações, desde quando falou através dos profetas Jeremias, Ezequiel e Isaias, comparando-nos com ovelhas é para que acordemos para nossas fragilidades, e quando diz Eu sou o bom Pastor é para que entendamos e reconheçamos o seu amor a sua preocupação com cada um, sabemos que a ovelha é um animal míope sua visão tem um alcance máximo de 20 metros, o que é compensado pela audição, por isso a ovelha conhece a voz do seu pastor e confia nele.
Nós também precisamos aguçar nossa audição para ouvir a voz do nosso pastor (Deus em Jesus Cristo), o pastor de ovelhas assume uma grande responsabilidade com seu rebanho, ele faz curativos nas suas feridas, ele carrega no ombro a que estar doente, ele também tranca no redil o rebanho e vai procurar uma que tenha se perdido, e também chega a castigar se houver uma ovelha rebelde no rebanho e depois cuida dela para neste tempo de cura ela se transforme e confie nele.
O Senhor Deus nos dar o livre arbítrio e mesmo entristecido, deixa você escolher seu caminho mesmo quando a escolha é errada, porém quando você volta Ele estar te esperando e te acolhe com muito amor, com o amor do bom pastor, peçamos a Deus para nos fortalecer e nos dá a audição necessária para a escuta da palavra e nos transforme na ovelha que conhece a voz do seu pastor e o segue. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.      

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Jo 6, 1-15
“Onde vamos comprar pão para que eles possam comer”, observem a preocupação de Jesus com  o povo, a preocupação do Pastor com suas ovelhas,  vejam também  a loucura das pessoas  deixando tudo para traz  e indo ao encontro com Jesus, meu irmão e minha irmã,  sabemos que muitos daqueles um dia gritou,  crucifica-o, porem será que nós também , com nossas omissões de ações e palavras  muitas vezes não temos esta mesma atitude?.
Devemos procurar ser cristãos e sentir que o encontro com o Cristo Vivo pode transformar nossa vida, e esse encontro começa com a Eucaristia, esta que discretamente começava ser anunciada neste sinal da multiplicação dos pães, e hoje se materializando pela transubstanciação no corpo de Cristo, está a nossa espera na Celebração da Santa Missa.
Somos todos sedentos e carentes da Palavra de Deus, precisamos também ser servidores e assumir a responsabilidade que nos foi passada através do Batismo, ser missionários, e em nome de Jesus, ir ao encontro do outro que precisa de pão e de amor, anunciar pelo testemunho e pela palavra, que o reino de Deus está próximo.
Bom dia!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Jo 21, 1-14
Muitas vezes desejamos que a vida fosse mais tranquila sem muitas dificuldades, esses momentos de fraqueza eu acredito que atingem a humanidade em todos os seguimentos da sociedade desde o religioso consagrado ao cristão que voluntariamente assume um trabalho de pastoral e aqueles que vivem uma vida sem muitos compromissos com Deus e com o próximo, esse pensamento de deixar tudo e recomeçar como era antes, vem quando somos acometidos do stress causado pelas dificuldades que encontramos pelo caminho.
O caminhar é preciso, precisamos despertar nossa motivação e buscar forças em Deus e a oração é o caminho, o conhecimento do amor de Deus da sua misericórdia revelada em Jesus Cristo, é o caminho para esse despertar, os discípulos estavam desiludidos e resolveram voltar a pescar peixes, porem essa missão não os pertencia mais, Jesus já havia determinado a nova atividade para cada um, ser pescadores de almas (homens), a ação meramente humana não deu resultado, Jesus aparece e mostra que é preciso acreditar e ser obediente, o encontro com Jesus produz uma mudança na pessoa que acredita e se deixa mudar, pois nada vem a revelia Deus não impõe, a cada um que procurava Jesus, Ele perguntava, o que queres que Eu faça.
Meu Irmão e minha Irmã, quando esse desânimo chegar até nós, procuremos por Jesus abramos o nosso coração e deixemos que Ele ocupe seu lugar em nossa vida e tudo será reconduzido pelo caminho certo.

Bom dia.    

Reflaxões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 24, 13-35
Algumas pessoas dizem que o Evangelista Lucas, é um folclorista, outros que é poeta e outros ainda que é fantasioso, Eu dentro das minhas limitações, diria que o Evangelista Lucas, é além de médico e pintor atividades que leva a uma condição de detalhista e cuidadoso, ele era preocupado com o que escrevia, pois sabia que suas escritas iriam permanecer para sempre e influenciar na vida de milhões de pessoas.
Este texto do Evangelho de hoje nos dá uma ampla visão do que ser, missionário, catequista e evangelizador, nele Jesus nos ensina que é preciso escutar o outro, sentir o seu problema, fazer parte da sua vida para que ele confie em nós, a partir de então podemos fazer a catequese necessária.
Jesus podia ter se apresentado e acabar logo com o sofrimento dos dois, porém antes era preciso fazer parte de suas vidas, catequisar para se fazer conhecer, meu Irmão e minha Irmã, se nós ficarmos pensando que por está na Igreja seremos melhores que os outros, não iremos a lugar algum, não seremos bons missionários  e menos ainda catequistas, por que estamos precisando de catequese, para entender que todos somos iguais, somos filhos e filhas de Deus.

Bom dia a todos.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs - 23/02

Reflexão - Mt 25, 31-46
Jesus nos mostra no Evangelho de hoje que a verdadeira religião não é aquela que é marcada por ritualismos e cumprimento de preceitos meramente espirituais, afinal de contas ele não nos perguntará no dia do julgamento final se nós procuramos cumprir os preceitos religiosos, mas sim se fomos capazes de viver concretamente o amor. É claro que a religiosidade tem sentido, principalmente porque é através do relacionamento com Deus que recebemos as graças que nos são necessárias para a vivência concreta do amor, mas a religiosidade sozinha, desvinculada da prática do amor, é causa de condenação e não de salvação.  (Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs - 21/02

Reflexão do dia - Lc 5, 27-32
'Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão.'
Mais uma vez o Evangelho nos dá uma grande lição, especialmente para aqueles que estão engajados em trabalhos da Igreja,  é comum para alguns que ainda não entenderam o significado do ser Igreja de Cristo mesmo fazendo parte dos trabalhos desta, para estes , não podemos nos misturar com pessoas que não vivam na Igreja  e pelos seus julgamentos são grandes pecadores,  agindo assim cometemos dois grandes erros, não podemos julgar ninguém e não se deve excluir do Templo os  nossos irmãos, salvo aquele que estiver perturbando a ordem,  este deve ser levado a algum lugar ou a alguém que possa trata-lo, pois com certeza ele estar muito  perturbado.
Jesus foi bem claro com os fariseus quando disse, que veio para os pecadores, são com  estes que o Pai se preocupa,  pois precisão de ajuda, é nesse momento que entra em ação o nosso ser cristão, se estou com Cristo devo acolher o necessitado, se estou com Cristo me compadeço do outro que sofre e devo ir ao seu encontro, todo seguidor procura imitar seu mestre, o cristão deve procurar imitar Jesus e Ele ia ao encontro do outro em especial dos pobres e dos marginalizados. Oremos a Deus para abrir nossa mente e coração ao trabalho de evangelização e acolhimento especial nas periferias, nas comunidades mais carentes, procurando lavar conforto e dignidade e anunciado que o Reino de Deus está próximo. 
Bom dia e um feliz final de semana.

Reflexões Cristãs - 20/02

Reflexão - Mt 9, 14-15
As práticas religiosas não podem ser simples ritualismos que cumprimos por costume ou tradição. Os fariseus e os discípulos de João faziam jejum, cumprindo os valores tradicionais da religiosidade de sua época, mas o cumprimento desses valores não lhes foi suficiente para que se tornassem capazes de reconhecer o tempo em que estavam vivendo e por quem foram visitados, de modo que não puderam viver a alegria de quem tem o próprio Deus presente em suas vidas e nem puderam usufruir de forma mais plena essa presença de graça. Somente quem viver uma verdadeira religiosidade que seja capaz de estabelecer um relacionamento profundo e maduro com Deus e perceber os seus apelos nos dos sinais dos tempos pode colher os frutos dessa religiosidade.
(Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs - 18/02

Reflexão - Lc 9, 22-25
O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que vive como o próprio Jesus e faz dele o modelo de sua vida. Jesus nunca viveu para si, mas sempre viveu para o Pai e para os seus irmãos e irmãs, fazendo do seu dia a dia um serviço a Deus e ao próximo. A exemplo de Jesus, nós devemos passar por esse mundo não para buscar a satisfação dos nossos interesses e necessidades, mas para deixar de lado tudo o que nos impede de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que precisam de nós, da nossa presença e do nosso serviço, e que também nos impede de ir ao encontro do próprio Deus para vivermos com ele a sua vida.
(Reflexão da CNBB)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 8, 1-10
Hoje o Evangelho nos mostra que assim como Deus em Jesus Cristo tem compaixão do povo que sofre, todos os cristãos que realmente teve o encontro com Ele, também é compassivo e sente a dor do outro, o amor de Deus é fonte de transformação, de solidariedade, de partilha e serviço, ser cristão é ser servo é viver pelo outro é sentir a dor do outro e por isso se empenhar na causa do próximo, para que ele também  tenha vida e a tenha em abundancia.
Jesus na sua simplicidade e sutileza ensina aos apóstolos serem solidários quando pergunta o que tendes?, e lhes pede os pães e após a multiplicação, os manda servir à multidão, eles obedecem felizes porque no primeiro encontro com Cristo foram transformados, eles tiveram seus corações esvaziados das coisas do mundo e preenchidos com o amor de Deus, quem é transformado pelo amor de Deus, se fortalece e procura viver a sua dinâmica e contribui para realização do seu projeto, amando o próximo e anunciando que seu Reino está perto. 
Bom dia a todos e um ótimo feriado.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Reflexões cristãs

Reflexão do dia - Mc 7, 31-37
No Evangelho de hoje no penúltimo versículo diz, “Quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam”, isso após realizar curas e libertações, sim, Jesus não só curava o doente do mal que sofria como os libertava dos grilhões sócios culturais impostos pelo sistema politico da época, Jesus sempre recomendava não conte a ninguém quem o curou, sua recomendação era esquecida e o efeito era contrario, meu irmão e minha irmã, porque as pessoas não atendiam estas recomendações?, eram rebeldes? Não, é porque o encontro com Jesus transforma as nossas vidas e não podemos fica como antes, temos que anunciar o seu amor.
Hoje teimamos em falar muito em Jesus, de professar nossa fé, porem as nossas atitudes nem sempre testemunham a nossa cristandade, isto porque ainda não tivemos verdadeiramente um encontro com o ressuscitado, a partir do momento deste encontro heverar uma transformação e passaremos a viver segundo a sua vontade, pois apesar de está sempre ao nosso lado Ele só agi em nós quando abrimos o nosso coração para recebe-lo, por isso convido-os a orar a Deus pedindo sabedoria e discernimento para aprendermos a escutar a sua voz e deixa-lo entrar em nossa vida.     
Bom dia!   

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão - Mc 7, 1-13
Jesus, citando o profeta Isaías, diz: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim'. Precisamos saber se somos cristãos de palavras ou de coração. O cristão de palavras é aquele que vive uma religiosidade de cumprimento de preceitos, normas e rituais, que em nada difere dos rituais de alquimia e bruxaria que existem por aí; o que muda é que no lugar de abracadabra, fala frases bonitas com efeitos especiais. O cristão de coração é aquele que ama a Deus, ama os seus irmãos que são templos dele e procura servir a Deus no serviço aos irmãos e irmãs, na valorização da pessoa humana e promoção da sua dignidade. O cristão de coração fala pouco e nem sempre sabe falar bonito, mas ama muito, é solidário, generoso e fraterno.
(Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 53-56
O Evangelho de hoje nos lembra que a dinâmica da Igreja vem de Deus, de  Jesus Cristo, Ele havia feito muitas curas, atravessaram o lago e ao chegar na outra margem, já encontraram pessoas que estavam esperando para dEle receber  também a libertação das suas doenças, serem curados, percebamos que não paravam, Ele não tinha férias, pois sabia que com tantos necessitando não podia e não queria deixa-los sofrendo, meu irmão e minha irmã, vendo esta dinâmica de Jesus, podemos pensar, será que devo realmente tirar férias dos trabalhos da Igreja?, será que a pastoral não precisa continuar, a catequese, o Crisma, as visitas missionárias, os doentes não precisam de receberem a Eucaristia?.  
O cristão deve ser dinâmico na sua missão, pois esta nunca vai acabar, vamos cumprindo etapas, Jesus está sempre nos dizendo, avancem para aguas mais profundas, nas aguas profundas estão também as incertezas, os medos, os desafios e obstáculos, porém Jesus está sempre dizendo, não tenham medo, Eu estarei com vocês, se Deus não tem medo nem limites para ir ao nosso encontro Ele quer que também nós confiemos nEle e ultrapassemos os limites dos nossos medos, superemos as nossas dificuldades e com fé cheguemos aos nossos irmãos, e para eles procuremos ser Sal e Luz levando a Palavra de Deus, e anunciando que o Reino está próximo.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 30-34
“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”. Meu irmão e minha irmã, o Evangelho de hoje nos mostra a preocupação de Deus em Jesus Cristo, quanto a felicidade e o bem estar do seu povo, os discípulos voltaram da missão e estavam cansados, Jesus diz que precisam descansar, porém o descansar do missionário não é como as vezes fazemos, deixamos os trabalhos da Igreja e entramos de férias, não é assim, vemos que Jesus os convida para descansar num lugar deserto, o deserto da Bíblia é lugar de oração, de meditação e reflexão, não é lugar de festa mundanas, vemos também que, ao chegarem neste lugar já havia uma multidão esperando-os e Jesus teve compaixão, Ele se compadece de todos os necessitados e acolhe todos que vão ao seu encontro e ai está o segredo da transformação, o encontro com JESUS.
Meus amigos, nós que estamos nesta caminhada em busca da terra prometida, devemos colocar as nossas felicidades, nossas alegrias também as nossas tristezas e as nossas esperanças nas mãos de Deus, e procuremos também viver seus ensinamentos, lembrando ainda que fomos criados imagem e semelhança de Deus e como tal não podemos desviar nossa atenção dos verdadeiros valores e busca-los nas oportunidades que o mundo nos oferece, pois estes podem nos levar ao desvio de conduta e  a vulnerabilidade, nos transformando em pessoas materialistas marcadas pelo desejo de bens materiais e pelos prazeres que só o mundo nos oferecem.
Bom dia e bom final de semana.

Reflexões Cristãs


Reflexão - Mc 6, 14-29
Todas as pessoas que participam da missão de Jesus, participam também do seu tríplice múnus: sacerdotal, profético e real. Participam do sacerdócio de Cristo através da busca da santificação pessoal e comunitária, da oração, da intercessão, etc. Participa do múnus profético através da palavra que denuncia o pecado e anuncia o Reino e participa do múnus régio pelo serviço aos irmãos e irmãs. A participação no múnus profético exige compromisso com a verdade e os valores morais, que atrai a ira de todos os que são contrários à proposta de Jesus, e, como no caso de João Batista, acarreta em ódio, vingança, perseguição e pode até levar à morte.   (Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs


 
Reflexão - Mc 6, 7-13
Quem é verdadeiramente discípulo de Jesus não deve pensar em si próprio, mas deve viver em função das outras pessoas, preocupar-se com os seus problemas e necessidades, ir ao encontro de todos para levar o Evangelho, a motivação para a conversão e a esperança de uma vida melhor. Nós fomos enviados por Jesus para realizar essa missão. Não devemos levar nada que seja para nós, além do que seja estritamente necessário, pois não devemos nos preocupar com o nosso bem estar, mas sim com o dos nossos irmãos e irmãs. Somente com este espírito é que podemos participar da obra evangelizadora de Cristo.
(Reflexão da CNBB)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Reflexão Cristãs de 03/02/2015

Reflexão do dia  - Mc 5, 21-43
“Menina levanta-te”, O Evangelho de hoje nos diz, levanta-te, meu irmão e minha irmã todos os dias nós que somos humanos estamos como que na corda bamba, sabemos o que Deus quer de nós e mesmo assim as vezes caímos em tentações e escutamos a vós do mundo, porem o amor infinito de Deus está presente em nosso meio e em nossa vida, por isso a cada queda que sofremos, Ele chega para nós e diz, LEVANTA-TE, assim como disse aquela menina, ela havia perdido a vida e Ele a ressuscitou, nós também morremos no pecado e Ele vem e nos resgata para uma vida nova, pensemos.
Como cristãos, somos chamados a refletir nossas ações, para conferir se estamos imitando o nosso Deus e nosso Mestre, Jesus Cristo, o Papa Francisco diz que somos convidados a Sair de nós pelo outro ou para o outro, assim como Deus saiu de si em Jesus e Jesus saiu de si por nós, devemos sair de nós mesmos pela Igreja, sermos sal da terra e luz do mundo, levar a Palavra de Deus, a boa nova a todos, anunciar que o Reino de Deus está próximo, não pensemos na dimensão temporal, mas pesemos na dimensão espiritual e vejamos quantas graças recebemos diariamente, peçamos ao Bom Deus que nos ajude a  reconhecer as sua bênçãos e a ouvir sua voz dizendo, Levanta-te.
Bom dia!

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 1-6
Hoje o Evangelho nos mostra uma realidade muito presente no nosso dia a dia, levado por nossa humanidade e esquecendo o nosso espiritual, deixamos de escutar o nosso irmão que está anunciando a Palavra de Deus e ainda o criticamos dizendo que não é capaz ou outra qualquer desculpa, com  isso deixamos de abrir o nosso coração, para escutar a voz de Deus que quer nos falar através do nosso irmão que se dedicou a missão de trazer a boa nova, simplesmente porque é um de nós, as vezes da nossa casa ou da nossa família, ouviríamos e até com muita atenção se fosse um desconhecido vindo de outra região.
Cada vez que agimos de forma indiferente ao nosso irmão que vem nos trazer a Palavra de Deus, endurecemos o nosso coração e deixamos de entender o projeto de Deus, e cada vez mais, ficamos distantes das ações sobrenaturais das realidades eternas do plano espiritual e dificultamos a nossa capacidade de perceber o amor e a ação de Deus em nossa vida, busquemos em Deus pelas nossas orações a sabedoria e a transformação do nosso coração, procuremos amar a Deus e deixemo-nos ser amados por Ele, e elevemos a nossa visão para as coisas do alto e louvemos a Deus.
Bom dia!  

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 2, 22-40
Deus está sempre vindo ao nosso encontro, mas precisamos estar abertos à sua presença, precisamos querer vê-lo. Simeão e Ana queriam ver o Messias e estavam abertos à ação do Espírito Santo. Por isso, tiveram a oportunidade de reconhecer o salvador da humanidade naquele menino que, juntamente com tantos outros de sua época, eram apresentados em cumprimento da Lei do Senhor. Quem quer ver Jesus hoje também deve estar aberto ao Espírito Santo que nos move constantemente para a caridade e nos leva a reconhecer a presença do divino Mestre nos pobres e necessitados que precisam na nossa caridade.
(Publicação da CNBB)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia Mc 4, 26-34
O Evangelho de hoje nos traz o ensinamento de Jesus em duas parábolas, e Ele alerta para termos cuidados com o que ouvimos e transmitimos, pois muitas vezes repassamos informações sem antes procurar sua veracidade ou até mesmo ter muito cuidado com o que lemos antes de passar para frente sem termos entendido o verdadeiro sentido do texto, a primeira parábola do agricultor e a semente é muito importante para refletirmos, as vezes achamos que temos controle sobre as coisas ao nosso redor, talvez pensamos ser um Deus, porém não podemos esquecer que as nossas ações são necessárias, no entanto todo fruto depende de Deus, o agricultor semeia mas não faz a semente germinar e nem sabe o segredo da espiga encher de grãos, como também não temos explicações para uma das menores sementes torna-se numa planta grande onde os pássaros venham se aninharem.
Jesus alerta também dizendo que com a medida que medirdes, também serás medido, Meu irmão e minha irmã, não esqueçamos que somos humanos e como tal somos frágeis, e por isso somos tentados a pensar que somos especiais porque estamos frequentando uma pastoral na igreja, porque o padre nos cumprimenta, ou porque lemos a Bíblia, esquecemos que Jesus não foi procurar os sumos sacerdotes nem os doutores da lei para serem seus discípulos, ou ir fazer refeição em suas casas, Ele foi chamar os pescadores, e o cobrador de impostos para serem seus discípulos e foi nestas casas que também fez refeição, Ele ia ao encontro dos pobres, marginalizados os doentes e neles realizava suas curas, do corpo e da alma, devemos lembrar que como missionários, agentes de pastoral e ministros da Sagrada Comunhão, devemos procurar ser humildes e não julgar as pessoas e sim as acolher como também são, filhos e filhas de Deus.
Que Deus nos abençoes.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 3, 31-35
O Evangelho de hoje nos mostra Jesus questionando quem são seus irmãos e sua mãe, alguém pode dizer que Ele estava ignorando seu vínculo com Maria e desprezando seus parentes, a realidade é que Ele nos convida até hoje para a reconhecermos e  aceitarmos que além da nossa família biológica, fazemos parte de uma outra família, a dos filhos de Deus, esta sofre um pouco de resistência na sua aceitação, pois há regras que precisam serem aceitas e uma hierarquia  a ser vivida por todos os membros desta família.
Ouvimos muito falar do projeto de Deus, de vida nova, de mundo novo, de transformação e que o reino de Deus está próximo, porem não paramos para entender o que estas palavras significam e o que podem mudar nas nossas vidas, precisamos entender que fazer parte da família dos filhos de Deus, não significa deixarmos nossas famílias biológica e sim atender a uma hierarquia de valores, para entender o que é passageiro e o que é infinito, o que é do alto e o que é terreno, é preciso anda vivenciar a Palavra e entender o que significa a transformação no coração do homem, que o faz deixar de ser o homem velho e passar a ser um homem novo e seguidor de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.   
Bom dia.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Evangelho do dia - Lc 10,1-9
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”.
Jesus prepara os setenta e dois e os envia dois a dois, dando-lhes o poder para curar,  podemos pensar, se enviasse um a um iriam conseguir atender  a mais pessoas, porem devemos lembrar que o próprio Jesus disse, “onde estiver dois ou mais reunidos em meu nome, ali Eu estarei”, disse também aos discípulos não levem bagagens nem duas túnicas, eles não estavam indo numa viagem de férias, era missão, trabalho, onde o mais importante era o outro que precisava ser ouvido, ser curado, e o que mais necessitavam era acolhimento e dignidade, se os discípulos levassem bagagens era mais uma preocupação e desviaria os dos seus verdadeiros objetivos.  
Ele recomenda onde forem bem recebidos permaneçam, comam do que lhe for oferecido, os discípulos não deveriam ser diferentes, precisariam ser simples, pois Deus é amor e o  verdadeiro amor é simples, o cristão deve ser simples para testemunhar Cristo em sua vida, muitas vezes buscamos Deus muito distante e queremos encontra-lo numa grandeza infinita assim como Ele É, porem Ele se faz pequeno e muito simples para que possamos encontra-lo, a riqueza do Cristão é a simplicidade e a fé e seu maior tesouro é Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, caminhemos na estrada de Jesus, guiados pela Palavra do Santo Evangelho e vivamos Deus no acolhimento ao irmão necessitado. 
Bom dia e boa semana.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Reflexão Cristãs

Reflexão - Mc 3, 20-21
A família humana pode fazer com que toda prática de uma pessoa seja vista apenas com olhos humanos, e o resultado disso é a interpretação incorreta dos fatos que devem ser analisados à luz da fé. Os parentes de Jesus não foram capazes de ver o dedo de Deus agindo, e, por isso, achavam que Jesus estava fora de si. Mas o povo foi capaz de ver o que realmente estava acontecendo, pois os corações de todos estavam abertos ao momento presente e à ação do próprio Deus, procurando ver a vida e os ensinamentos de Jesus à luz da fé. Por isso, o povo se reunia em número cada vez maior em torno de Jesus, de modo que ele e seus discípulos nem sequer podiam comer.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Reflexão Cristãs

Reflexão - Mc 3, 13-19
A escolha dos doze apóstolos nos mostra a intenção que Jesus tem de formar o novo povo de Deus que irá substituir o povo da Antiga Aliança. De fato, a escolha dos doze não foi obra do ocaso, mas manifesta uma intenção. Assim como no Antigo Testamento, Deus forma o povo de Israel a partir das doze tribos dos descendentes de Abraão, a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança, formado a partir dos doze apóstolos de Jesus, que ele escolheu e enviou com poder para pregar e com autoridade para expulsar todo tipo de mal. Desse modo, entendemos que a Igreja é o novo povo de Deus, o povo da Nova Aliança.
(Reflexão da CNBB) Bom dia!

Reflexões Cristãs do dia 22/01

Reflexão do dia - Mc 3, 7-12
Observemos q  o Evangelho de hoje continua  nos mostrando a divergência do culto religioso daquele tempo em que Jesus estava vivendo como homem no meio dos homem, os fariseus e os doutores da lei, não aceitava ou não concordavam com os ensinamentos dEle, pois iam de encontro com seus interesses, porém a multidão seguiam e apoiava as ideias de Jesus e cada dia crescia esta adesão, pois viam nEle a única oportunidade para sai daquela situação de opressão e escravidão que eram submetidos, especialmente os mais pobres. 
Meu irmão e minha irmã, precisamos ter muito cuidado para não cairmos numa armadilha feita por nós mesmos, quando buscarmos em Jesus a solução para nossos problemas da alma através da fé, não nos transformar em fanáticos, e confundir a vivencia cristã comunitária em dominação de grupos como liderança pagã, divergindo assim dos verdadeiros objetivos do projeto de Deus para nossa salvação e dos ensinamentos de Jesus, Deus é amor, e não abandona jamais seus filhos, porem é preciso observar seus mandamentos e viver razão e emoção conscientemente, para  receber as graças que Deus tem para cada um de nós.
Bom dia.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 3, 1-6
Hoje o Evangelho continua a nos mostrar  qual modelo de vida que devemos tomar no seguimento da religião, Jesus tem um estilo de vida que devemos  seguir, porem os fariseus e os doutores da lei levavam uma vida religiosa de faixada, escondiam-se atrás de uma religião para tirar proveito  desta e em nome da mesma dominar e escravizar os mais fracos, os pobres, mesmo que esta condição os levassem a morte, para eles o interessante era o poder e a posição social que cada um ostentava.
Jesus desafia a todos e com muito amor vai ao encontro dos mais necessitados, e a estes lhes oferece  a cura e a libertação dos pecados, mostrando a cada um que a lei foi feita para libertar o homem quando esta é praticada com justiça, e o Deus que está ali é um Deus de Justiça e de amor, é um Deus que é Pai, e o Pai que ama  educa, cuida do filho, quando Jesus cura aquele doente Ele sabia que estava sendo julgado e sentenciado, porém não desiste, pois Ele é o senhor da justiça, sua sentencia é a morte, Ele também é o senhor da morte, Ele venceu  a morte e com amor e justiça nos libertou para sempre, o nosso Deus é o Deus dos vivos e estará sempre nos recomendando, Sede Santo. 
Bom dia.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 2, 23-28
O Evangelho de hoje continua nos falando dos costumes de muita gente diante das práticas religiosas, pessoas agem como se fossem donos das religiões, impondo seus pontos de vista e não a fundamentação da sua religião, é preciso ter conhecimentos fundamentais dos objetivos de uma religião para agir de acordo com seu fundamento para alcançar seu objetivo legal, diante do problema tratado hoje no Evangelho, e em meios a conflitos religiosos tão presentes no nosso dia, eu pergunto a você meu irmão e minha irmã, como podemos justificar a Deus, deixar alguém com fome em nome de uma prática religiosa?, Eu posso matar em nome de Deus?, Como podemos rejeitar o Batismo de uma criança por quer seus pais não receberam o sacramento do matrimonio?, Precisamos refletir melhor nossos atos praticados em nome de Deus.  
“O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado”, Jesus está nos dizendo que Deus criou tudo e viu que tudo era bom, porém o ser humano não é apenas sua criatura, é seu filho e Ele tem pelos seus filhos, predileção e amor, aprendamos também amar a Deus e ao seu filho Jesus, amando também os nossos irmãos aqui na terra, sejamos conscientes e coerentes com a nossa condição de filhos e filhas de Deus, saibamos viver como cristãos, amando uns aos outros, sendo solidários uns com os outros, sejamos seguidores de Jesus, recomecemos com Jesus todos os dias de nossas vidas, anunciemos o amor que Deus tem por nós, e testemunhemos este amor na solidariedade e na partilha com o outro, não desistamos de buscar a santidade, procuremos cumprir o que Deus nos fala, Sede Santo.
Bom dia.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 2, 18-22
É comum encontrarmos pessoas que estão muito preocupadas com ritos e costumes das práticas religiosas feitas no automático, não procurando entender o que ou o porquê fazer, quando estamos ritualizando as ações sem um objetivo concreto, só por fazer parte de um contexto religioso, não ajuda em nada para nossa salvação, é preciso evangelizar levar o conhecimento da Palavra e como esta Palavra deve ser vivida dentro do ritual sagrado, ensinando quando, como e porque estes ritos devem ser praticados, fazer jejum não é só deixar de se alimentar, e sim procurar alimentar a quem tem fome e não tem comida, é orar e não julgar o outro, é amar a Deus e ao próximo.
Jesus diz que os convidados não devem jejuar enquanto estiverem com o noivo na festa do seu casamento, está com Jesus deve ser para nós uma alegria constante, e somos todos convidados para estar sempre em festa, estar sempre com Jesus, morar com Jesus, e morar com Jesus, não é ir para o céu agora, mas é morar com Jesus em nosso coração, se assim o fizermos seremos mais corajosos, seremos mais compassivos com o nosso próximo e esquecemos os limites do amor ao outro, pois Jesus não tem limites, Ele ama sem limites e por isso quer que todos sejam felizes, quer que todos sejam santos, sejamos seguidores de Jesus e busquemos nEle a santidade.
Bom dia e boa semana. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 40-45
Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'.
Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!'
é possível lembrar que no antigo Testamento se fala bastante da lepra, isso porque trata-se de uma doença que além de tirar a pessoa das suas atividades produtivas, também excluía do convívio social, hoje podemos dizer que é uma doença terrível e carregada de preconceitos, com ela o ser humano perdia a saúde e a liberdade e Jesus veio para libertar todo aquele que nEle crer.
Não esqueçamos que o plano de Deus, é para conduzir a humanidade à salvação, Ele manda seu filho Jesus, para nos mostrar esse caminho que nos leva ao processo de santificação, quando encontrava alguém aprisionado pelas doenças, Ele os curava e libertava para a vida, pois para todos Ele queria vida em abundancia, porem nem todos entenderam a sua missão, para os que entenderam  e para os que foram curados é compreensível sua alegria assim como a  do leproso, que era tão grande sendo impossível guardar só para si, contava a todos  e com amor louvava a Deus , nós também precisamos agradecer e anunciar as graças que recebemos de Deus todos os dias em nossas vidas.
Bom dia.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 29-39
“Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”.
O Evangelho segundo Marcos nos traz uma mensagem muito forte sobre compromisso, humildade e serviço, Domingo passado vimos o compromisso de João Batista no cumprimento da  sua missão, como também  o grau de humildade daquele servo quando diz “'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar
para desamarrar suas sandálias”. Após o seu testemunho, Jesus aparece e se faz ser Batizado por Ele.
Jesus chega a casa de Simão e a sogra dele estava doente com febre  Ele a cura, porém ela não ficou em repouso convalescendo,  levantou-se e foi servi-los, o verdadeiro encontro com Jesus, produz  mudança e transformação no ser humano que se motiva vida em missão se preocupando com o bem estar do outro, com a evangelização, a cada vez mais, aprender e ensinar uma vivencia da Palavra de Deus,   a ser humilde e obediente como Jesus, a viver uma vida de oração.
Bom dia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 21b-28
O Evangelho de hoje me fez lembrar de cenas comum no nosso dia a dia, é muito frequente encontrarmos com pessoas que se dizem católicas no entanto não frequentam a Igreja no seu cotidiano e também não participam do sacramento da penitencia e reconciliação (a confissão), querendo se justificar, dizem, eu converso com Deus no meu quarto, me confesso a Deus, o Padre é pecador como eu, etc., isto é  uma desculpa para quem não sabe o que quer nem o que é, religiosamente falando, basta você lembrar que Jesus sendo o filho de Deus, ia ao Templo, Jesus foi a João Batista para ser batizado por ele, você se acha maior que Jesus?, João Batista era maior que Jesus?, não, ambos tinham em sua essência a humildade, ambos tinham em sua essência o amor e a obediência a Deus.
Oremos a Deus e peçamos que Ele se compadeça de nós, que perdoe a nossa falta de fé e de humildade, que transforme nosso coração e nos faça entender o seu amor, que por seu amor nos faça verdadeiros Cristãos e autênticos missionários, e tenhamos a coragem e o compromisso de anunciar que o Reino de Deus está próximo.
Bom dia a todos.      

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 1, 14-20
Neste Evangelho percebemos com muita clareza o convite que Jesus nos faz, Ele nos convida a uma mudança de vida para mudarmos de atitude, de conceitos,  para buscarmos um modo de vida com mais objetivo sem preconceitos, e buscarmos também a liberdade de vida com vida em abundancia, sendo seus seguidores, se nos convertermos verdadeiramente estamos colocado Jesus no centro de nossas vidas, para fazermos parte do seu discipulado e com isso encontraremos a razão máxima de nossa vida e nossa existência.
Ser discípulo de Jesus é trazê-lo para o centro de nossa vidas, e esta centralidade acontece com todos que se dedicarem ao Plano de Deus para salvação da humanidade, Sacerdotes, religiosos ou leigos que buscam uma vida de oração com objetivo de mudanças e transformações, é preciso vontade, compromisso, disposição e coragem para assumir o nosso papel de missionários, assumir o nosso sacerdócio que recebemos no batismo, pois as provações são grandes, porem jesus disse  “não tenham medo estarei com vocês até o fim dos tempos”.
O Papa Francisco diz no seu livro (A Igreja das Misericórdias), ,”é preciso,  imitar Cristo ao sair de si mesmo e ir ao encontro do outro,  por amor sair de si mesmo para testemunhar Jesus, falar de Jesus, anunciar Jesus, esta é a obra do Senhor”, Oremos pedindo ao Senhor, que nos der a coragem de procurar ser sempre um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia e boa semana a todos.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão - Jo 3, 22-30
A missão de Jesus não significa uma oposição ou uma concorrência com a missão de João Batista, antes a sua continuidade e o seu complemento. Assim é que devemos compreender a Igreja de hoje como uma Igreja Ministerial, na qual os diferentes ministérios não significam uma oposição entre si ou uma concorrência entre eles, relevando uma hierarquia entre os diferentes ministérios da Igreja, mas sim uma continuidade da missão do próprio Cristo e como realidades que se complementam na única e permanente missão da Igreja que é a evangelização, e isso só é possível quando buscamos criar uma verdadeira comunhão dentro da Igreja, como havia entre Jesus e João Batista.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 5, 12-16
No Evangelho de hoje, Jesus nos mostra dois pontos fundamentais na vida do Cristão, primeiro ponto o compromisso e a preocupação com o bem estar do outro, segundo ponto a oração, se observarmos sempre que Jesus ia realizar um milagre ou uma cura, Ele buscava um dialogo com o Pai através da oração, era sempre num lugar afastado e solitário, e porque afastado e solitário?, Porque esta ação requer silencio, é no silencio que podemos escutar a voz de Deus, aprendamos com Jesus a ter uma vida de oração.
A oração para Jesus, além de ser um dialogo com o Pai, era como se Ele se abastecesse e voltasse mais fortalecido para continuar sua missão, isso deveria ser um exemplo para nós cristãos, sempre que nos sentíssemos fracos desencorajado para a missão, buscássemos em Jesus a fortaleza, a coragem e a alegria em servir, oremos a Deus para nos fortalecer e nos conceder os dons que precisamos para sermos e agirmos como verdadeiros missionários, ajudando ao próximo e anunciamos o Reino de Deus.
Bom dia. 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mc 6, 45-52
A nossa condição humana dificulta o entendimento desta condição divina e humana de Deus em Jesus Cristo, o nosso coração é duro para entender fácil este mistério, é preciso lembrar-se das profecias e salmos, e transporta-los para o tempo atual, e perceber que o antigo testamento vem se completar com o novo, as suas promessas e profecias realizando assim o projeto de Deus.
Pontos em comum, visto nesta passagem de hoje, o andar sobre as aguas os profetas atribuirão esta graça só a Deus, Jesus caminha sobre as aguas, na salsa ardente Deus se apresenta a Moises “Eu Sou”, no mar revolto Jesus acalma os discípulos  dizendo “Sou Eu”. Meu irmão e minha irmã, todos os dias Deus se revela a humanidade, e mostra sua preocupação com cada um de nós, o que nos falta é abrir nosso coração e deixar que Ele possa nos amar e conduzir a nossa vida, não sejamos como aquele mar revolto e sim como a salsa que mesmo no fogo não se deixou consumir, pois o fogo do amor de Deus não destrói, purifica e salva. 
Bom dia.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Reflexões Cristãs


Reflexão do dia - Mc 6, 1-44

Lendo este capitulo 6 do Evangelho de Marcos, sinto que ele me remete ao Primeiro Testamento, especialmente ao livro do Êxodo e aos Profetas Ezequiel e Jeremias, neles havia a grande preocupação de Deus com seu povo, Marcos apresenta Jesus como o pastor que se preocupa com seu rebanho, realizando assim as promessas, alimentado por uma compaixão do seu povo que está como ovelhas sem pastor, outro ponto que nos faz lembrar é o modo de se apresentar, Deus diz a Moises “Eu sou”, Jesus quando o mar estava revolto, anda sobre as águas e para acalmar os discípulos que estavam com muito medo, Ele diz, não tenham medo, sou Eu.
Observemos que Jesus alimenta seu povo com a Palavra, esta alimenta o Espírito, porém é preciso algo mais, Ele multiplica os pães para alimentar o homem matéria, vejamos que para a multiplicação dos pães, antes Ele dá graças a Deus, abençoando-os entrega aos discípulos que distribui com o povo, lembremos-nos da Celebração Eucarística que  tem a finalidade de alimentar o povo com a palavra e com o pão da vida (Jo 6, 48), o Cristo Eucarístico que acontece na transubstanciação por obra do Espírito Santo, não podemos acreditar na existência humana sem Deus, por Ele tudo foi feito, a história da humanidade teve seu começo em Deus que a consagra e dar plenitude na história da Salvação.
Neste dia dedicado a visita dos Magos ao Menino Jesus, façamos nós também uma visita ao Menino Jesus que Renasce todo os dias em nossos corações, busquemos um momento de silêncio e adoremos assim como os Magos, contemplemo-lo e oferecemos a Ele nossa vida, nossas alegrias e tristezas confiando no seu amor, e teremos um feliz 2015.

Bom dia a todos.