domingo, 28 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia: Jo 20, 2-28
“O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo”. O Evangelho de hoje nos mostra a manifestação do amor, vamos pensar um pouco, Maria Madalena foi ao tumulo ao amanhecer, porque tão cedo? Ele estava morto. Meu irmão e minha irmã, quando agente ama verdadeiramente nem a morte corta esta ligação este sentimento de pertença, e por isso zelamos pela memoria da pessoa amada, encontrando o tumulo vazio, ela se desespera e vai dar esta noticia aos outros discípulos Simão Pedro e João “o discípulo que Jesus amava”, os dois saíram correndo mas João chegou primeiro, o amor incondicional que este sentia pelo Mestre era a razão propulsora que o faz chegar primeiro, não pensemos que foi a sua juventude, mas sim o amor, o zelo.
Outro ponto que devemos refletir é, o pano que envolvia a cabeça de Jesus, não estava junto aos outros no chão, e sim dobrado a parte, é bom conhecer um pouco do contexto cultural e social daquele tempo naquela região, (quando o senhorio chegava em casa para a refeição, o seu servo servia a mesa e saia para outro ambiente aguardar o fim da refeição para então arrumar a mesa para a próxima refeição, porém se este chegasse e o patrão mesmo não estando a mesa se o guardanapo (pano) estivesse dobrado na mesa, este não deveria tomar nem uma atitude só aguardar,  pois o patrão iria voltar para continuar sua refeição.
Acreditemos que este pano está a parte no sepulcro é a certeza que Jesus vai voltar, e voltará para encontrar aqueles que o amam, aqueles que correm mais depressa ao seu encontro, aqueles que acreditam que Ele é o nosso único Senhor e Salvador.
Bom dia e ótimo final de semana.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia: Mt 10, 17-22
“Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai”. Jesus faz esta advertência aos seus Discípulos e a nós, devemos ter consciência de que anunciar o Reino de Deus é preciso, porém este ato incomoda a muita gente e corremos o risco de sofrer algum tipo de violência desde a ofensa verbal a agressões físicas, etc., isto não deve ser motivo para desistirmos de anunciar o amor de Deus para com a humanidade, mesmo porque quem agredir a um missionário a um pregador da palavra de Deus, é ao próprio Deus que está agredindo, e é a Ele que cabe o julgamento do seu agressor.
Estamos saindo de uma grande festa a que deveria ser a maior festa da Cristandade, comemoramos e revivemos o nascimento de Jesus Cristo, o Messias,  aquele que veio com um só objetivo, a salvação da humanidade, Ele é a prova viva do amor grandioso de Deus por cada um de nós, sabemos que poucos foram aqueles que prestaram homenagem ao verdadeiro merecedor de tal atitude.
Para muitos esta data é para realizações pessoais, e o verdadeiro sentido do Natal não é lembrado, eu convido a você meu irmão e a você, minha irmã, para juntos cada um refletir, como foi o meu Natal, eu cedi um lugar para aquela mãe ter um parto digno?, eu estive na manjedoura contemplando o aquela criança que feito homem morreu por mim?, eu estou sendo coerente com minha condição de Cristão?, Tenho preparado um lugar em meu coração para o renascimento e a morada do meu Salvador?.
Bom dia e boa semana a todos.

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 67-79
João Batista é o precursor do Messias, aquele que veio para dar testemunho da verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, expulsando as trevas do erro, do pecado e da morte, para dar a todos a vida nova, a vida em abundância. Zacarias, no seu canto, nos mostra não apenas este fato, mas também que o nosso Deus é o Deus da misericórdia, que vem ao nosso encontro para nos trazer a salvação, nos libertar de todo poder do inimigo e fazer de todos nós um povo santo, que vive na sua graça e que é destinado à vida eterna.
(A reflexão que publico hoje é da CNBB)

Desejo a todos que usam o face para comunicar a boa nova e anunciar o Reino de Deus, um Feliz Natal cheio de Amor, Saúde e Paz, e que Deus nos ajude na transformação dos nossos corações em Sacrário vivo, morada do Espírito Santo.

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 57-66
O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores.
(Esta Reflexão é da CNBB)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão do dia - Lc 1, 46-56
O projeto de Deus é comunitário, Ele não faz distinção de pessoa, ama a todos igualmente, nem quando predestinou (escolheu) Maria para ser a mãe do Salvador, Ele individualizou uma ação, pois esta fazia parte do seu projeto para a humanidade, assim como por uma mulher herdamos o pecado, Ele se compadece e por uma mulher nos dar a liberdade nos remindo deste pecado e todos fomos agraciados pelo sim de Maria, resta a cada um de nós reconhecer a misericórdia de Deus, agradecendo e anunciando seu amor, assim como Maria o faz no canto do magnificat.
Deus enviou seu Filho único, para realizar as promessas antes feita através dos profetas no antigo Testamento, porem foi mais além deste proposito, vendo nossas limitações e dificuldades para entender o que orientavam os profetas, Jesus vem trazendo a boa nova, o verbo se fez carne, a Palavra de Deus tomou forma corpórea e o Messias, veio habitar entre nós, e mais uma aliança é feita, e mesmo a ação extrema de Deus de entregar seu Filho a morte para nos resgatar do pecado, da morte, continuamos fraquejando e Ele continua a nos amar e a nos aconselhar, sede santo, vem a mim e eu aliviarei  a tua dor.
Meu irmão e minha Irmã, vamos refletir em nossas orações, como estou vivendo este advento?, como vou fazer o meu Natal?, Passarei com Jesus?, o que vou fazer como Cristão?, preparei meu coração para receber o meu Salvador. Bom dia e boa semana.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 1, 26-38
Para ser cristão e seguir os ensinamentos sagrados só tendo fé, é por isso que o nosso principal pedido ao Pai deve ser aumenta a minha fé, mais por que estou escrevendo isto?,  meu  irmão e minha irmã, se observarmos a história da salvação, o projeto de Deus, vemos que ele acontece na contra mão da história humana, na história humana a mulher para ser mãe, precisa ser jovem, está bem de saúde e ter um companheiro para juntos gerarem a criança, no projeto de Deus observamos que para os acontecimentos muito importantes, Ele escolheu mulheres idosas, consideradas estéreis e seus companheiros eram meros figurantes para delas nascer protagonistas destes acontecimentos, (lembremos do Evangelho de ontem).
Todos estes acontecimentos tem um grande significado, é a preocupação de Deus com seus filhos, com a sua criação, e o que pensamos que é loucura, é lição de vida e poder, entendamos que Ele É, e só a Ele devemos adorar, Ele é o Senhor dos vivos, pois os mortos nEle ressuscitam, tudo por amor e por amor Ele vai as ultimas consequências, de hoje a cinco dias festejamos uma grande festa cristã, o nascimento de Jesus, neste nascimento Deus o verbo, se fez Homem e veio habitar em nosso meio e como um de nós, fez os cegos veem, os coxos andarem e curou os doentes, e só queria ouvir d’eles, quais eram  seus desejos, mesmo sabendo Jesus perguntava, o que queres que Eu faça?, e hoje Ele está nos perguntando o queremos que Ele faça em cada um de nós, saibamos responder a Jesus qual é a nossa grande necessidade.
Bom dia, e bom final de semana.    

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 5-25
A Bíblia nos apresenta alguns casos em que mulheres que não poderiam ter filhos ficaram grávidas. Podemos citar alguns exemplos: Sara, esposa de Abraão e mãe de Isaac; a esposa de Manué, que era estéril e deu à luz Sansão; Ana , esposa de Elcana, que era estéril e deu à luz Samuel; e Isabel, esposa de Zacarias, que deu à luz João Batista. Cada vez que uma mulher estéril fica grávida, alguma coisa importante vai acontecer. Com Isaac, a formação do povo de Israel, com Sansão, a derrota dos filisteus, que permitiu a permanência do povo de Israel na Terra Prometida, com Samuel, a formação do Reino de Israel e com João Batista, a chegada da plenitude dos tempos.
(Esta reflexão é da CNBB).
Acreditemos sempre no Senhor, e nele depositemos toda nossa esperança, Ele é um Pai bondoso, amoroso e compassivo.
Bom dia a todos e um ótimo fim de semana.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Mt 1, 1-17
A vinda de Jesus ao mundo foi precedida de uma história: a história do povo de Israel, que tem o seu início com Abraão, desenvolve-se até atingir o seu apogeu com o Rei Davi, depois entra em declínio até atingir o seu ponto mais baixo com Josias e o exílio da Babilônia, para depois evoluir até chegar à plenitude dos tempos com a Jesus, Deus presente e atuante na história dos homens, que vai ser a realização da promessa a Abraão que nele serão abençoadas todas as nações da terra e a salvação chega para todos os povos com a libertação do pecado e da morte e a presença do próprio Deus na vida de todos nós.
(A reflexão que publico hoje, é da CNBB)  bom dia a todos.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 21, 28-32
Hoje Jesus continua pelo Evangelho falando sobre João Batista, assim como Ele foi o percussor de Jesus na sua vida publica, a Sagrada Escritura o traz como precussor da festa em que comemoramos seu aniversário em 25 de Dezembro, quem acreditou nas palavras de João Batista, acreditou também que Jesus era o Messias o Filho de Deus.
Estamos a dois mil anos lendo e ouvindo falar do amor de Deus pela humanidade, amor este que deu seu único Filho para nos resgatar da morte eterna sentenciando-o pelos nossos pecados, mesmo assim ainda é difícil acreditar nas palavras de João Batista, como também é difícil vivenciar a Palavra e assumir o compromisso em busca da conversão.
Jesus nos conta uma parábola para que reflitamos como estamos vivendo como Cristão?, o que estou fazendo pela minha conversão?, Estou anunciando aos outros os ensinamentos da palavra que leio e vivencio?, Ou estou pregando para os outros apenas a Palavra que deve ser vivida e não dou testemunho desta palavra com a minha vida, não adianta anunciar a minha fé, é mais importante viver esta fé, e acreditar que só Jesus, é Caminho, Verdade e Vida.    Bom dia a todos.   

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do  dia - Mt 21, 23-27
Estamos vivendo um período de espera, resta saber se estamos nos preparando para recepcionar aquele que há de vim?, estamos no advento tempo litúrgico Cristão, porém este tempo é simbólico, Jesus já está no meio de nós, reviver seu nascimento vai ser sempre motivo de festa de muita alegria e isto é o que estamos fazendo agora, preparando esta festa, preparando o nosso coração, o qual deve está pronto para servir de morada ao Espírito Santo, aquele que Jesus disse que ficaria conosco, o Paraclito, o advogado, o consolador.
Precisamos ter muito cuidado para não agirmos assim como os sumos sacerdotes, que admitia não conhecer de onde vinha o batismo de João Batista para não ser descoberto suas maldades, as suas verdadeiras identidades, o antigo testamento já anunciava a pessoa de João batista e a sua missão, portanto era ingenuidade  dizer  que não sabia, a questão é,  todos que acreditarão em João Batista, acreditarão também em Jesus Cristo e que Ele era o filho de Deus, é importante observar que  os anciãos e os sumos sacerdotes que viviam presos a uma religião, não acreditaram ou não admitiram a acreditar, o fato é, o projeto de Deus é para libertação total da pessoa humana , nada, nem mesmo a religião deve servir de limitação, de alienação tornando o ser humano  incapaz de sentir a presença de Deus na sua vida. Bom dia a todos e boa semana.   

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs


Reflexão do dia Lucas 1,39-47

As vezes falamos das coisas do alto como se estas fossem influenciadas por nós, esta passagem do Evangelho vem nos mostrar que as questões espirituais são guiadas pelo Espírito Santo e este suscita quem onde e quando o Pai quer, reflitamos este exemplo, Ele preparou uma Mulher (Maria) para ser mãe do seu Filho Jesus, fiquemos certos de que Ele Deus, não precisava de ninguém para se tornar homem (Jesus Cristo) e vim viver no meio de nós, Ele é o Criador, porém no seu projeto já havia uma figura chamada família e a família é formada por pai, mãe e filho.

Outra questão, quem foi escolhida?, uma jovem de uma família temente a Deus, uma família de oração, para se ter a esperança da vida em abundancia, precisamos procurar conhecer a Deus, devemos escutar sua Palavra buscar o entendimento desta e viver seus ensinamentos, vivendo com humildade, mansidão e amor, é fácil viver a Palavra?, não!,  Lembremos que a vida de Jesus não foi fácil e sem culpa Ele assume nossos pecados, por amor a humanidade foi as ultimas consequências, a morte e morte de cruz, diante disto não há dificuldade para vivenciar a Palavra, acredite só Jesus é Caminho, Verdade e Vida.

Bom final de semana.

Reflexões Cristãs

De 11/12

Reflexão - Mt 11, 11-15

Um dos personagens mais importantes para a nossa reflexão durante este tempo do Advento é João Batista, o maior dentre os nascidos de mulher. João é o último profeta do Antigo Testamento, o mensageiro que é enviado por Deus para ser o precursor do Messias, aquele que tem como missão preparar os seus caminhos. Mas quem é do Reino dos céus é maior do que ele, todos aqueles que vivem segundo a nova aliança é maior que João, porque a nova aliança é a aliança perfeita, enquanto a antiga aliança é imperfeita.

 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 11, 28-30
“Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.  Refletindo esta frase de Jesus chegaremos a conclusão que a religião não pode ser como uma ditadura, porém é  assim que muitos acreditam,  sabemos que há uma necessidade  de cumprir-se algumas exigências como em toda organização tem suas regras e sua hierarquia na igreja não pode ser diferente,  a diferença é, a religião não pode ser usada para tirar a liberdade do ser humano, Jesus diz vinde a mim, pois meu jugo é suave, (jugo é um instrumento bem conhecido por quem vive ou viveu no campo, é também conhecido por canga é usada no pescoço do boi para puxar a capinadeira ou a carroça) estando com o jugo ou a canga, ele fica limitado em suas ações e fácil de ser dominado, não foi isso que Deus planejou para a humanidade.
Jesus veio para trazer a boa nova o desejo que todos tenham vida e vida em plenitude,  a religião com liberdade de escolha, Ele nos ensinou que o verdadeiro cristianismo não está fundamentado em   autoritarismo e opressão e sim na autoridade do amor, da mansidão e da humildade, assim foi o comportamento do seu fundador Jesus Cristo, manso e humilde de coração, mestre sem lousa, pastor sem cajado e rei sem trono, assim foi a vida do Cristo humano. Reflitamos nossa vida e nossas ações vivendo como cristão.
Bom dia!   

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 18, 12-14
Estamos vivendo o tempo do advento, tempo de reflexão e preparação para festejarmos o mais importante aniversario da era Cristã, o mais importante evento da nossa história, o nascimento de Jesus Cristo aquele que se fez Homem em tudo menos no pecado, mesmo assim assumiu toda nossa dívida  de pecado e nos resgatou para a vida eterna em troca da sua vida humana.
No evangelho Jesus pergunta aos seus discípulos se o pastor deixará o rebanho para procurar uma ovelha que se perdeu, seguindo Ele afirma que este se alegrará mais por esta ovelha quando a encontrar do que por 99 que estar no aprisco, vemos ai quanto é grande o amor de Deus por nós, o quanto Ele deseja o amemos e nos deixemos ser amados por Ele, e muitas vezes não pensamos nisso e ficamos cada vez, mais distante das coisas do alto.
Aproveitemos este período de preparação, para convidar os nossos irmãos que estão em duvidas  e ainda não decidiram pela sua caminhada em busca da salvação, a também refletir o amor de Deus, o quanto é grande seu amor, o quanto é importante o Reino de Deus, e quanto é grande seu desejo de que todos sejam um como o Pai e o Filho são um, e a misericórdia de Deus vem para isso seremos todos “ restaurados pela graça  e participemos em plenitude da vida eterna”. 
Bom dia a todos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 1, 26 - 38
Jesus se insere na história da humanidade e, ao fazê-lo, também passa a ter uma história. Ele é verdadeiramente homem e assume em tudo a condição humana, menos o pecado Ao comemorarmos a Imaculada Conceição da Virgem Maria, estamos comemorando um fato da história do próprio Cristo, pois a Imaculada Conceição de Maria está condicionada ao nascimento de Cristo, uma vez que Deus estava preparando o ventre digno de receber seu próprio Filho. Com isso, podemos perceber a ação do Deus que é Senhor da história e que, agindo na própria história da humanidade, conta com a colaboração de todos para a realização do seu plano.
(esta reflexão é da CNBB) bom dia e boa semana a todos.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 9, 27-31
Meu Irmão e Minha Irmã, estamos vivendo o tempo do Advento, este é um tempo de reflexão e de preparação para recebermos aquele que há de vim, quando estamos aguardando a chegada de alguém conhecido um parente ou amigo, procuramos arrumar nossa casa deixando limpa bonita e acolhedora, neste período estamos vivendo esta espera de alguém muito, mais muito especial, porem não é preciso pintar a casa, comprar moveis novos ou coisa assim, mais é preciso fazer uma arrumação em nós mesmos refletir nossa vida, nossos atos, e ver como estamos nos comportando, a casa que devemos preparar para esta chegada é o nosso coração, pois é lá que Jesus quer entrar, é lá, que deve estar limpo de maldades de egoísmo e cheio de amor e de caridade.   
Não podemos esquecer que os dois cegos apesar de não enxergar  conheceram Jesus e acreditaram ser Ele o filho de Davi, eles ouviram a Palavra e acreditaram nas promessas e pela sua fé tinham a certeza que seria cumprida em Jesus, busquemos sempre este Deus que cria, que ama, e que se fez Homem em seu filho Jesus, para melhor transformação do ser humano enquanto estar de coração fechado, vamos ouvir a palavra e fazer dela um guia para nossa vida e nossas ações, façamos como aqueles cegos, tenhamos fé, anunciemos o Reino de Deus e ajudemos na construção da estrada rumo a este Reino que também é nosso.
Bom dia e bom final de semana.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 7, 21.24-27
“Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus”. o Evangelho de hoje é bem claro para quem deseja participar da gloria, qual é a vontade de Deus?, como falamos ontem, é que todos tenham vida e vida eterna. A condição para isto foi revelada por Jesus e para isso se fez Homem e habitou entre nós, Ele veio para sentir na carne o que nós sentimos e saber o que precisamos para viver essa realidade de fazer a vontade do Pai.
Precisamos ser como o homem prudente e construir nossa vida na rocha, bem alicerçada projetando-a na palavra e fundamentando nossa obra no amor, na caridade e na solidariedade para com o irmão, lembrando que nem todo aquele que diz Senhor, Senhor estará garantido no reino dos céus, só as palavras não salvam, só a superficialidade da  fé, não salva, é preciso também ter obras.
Lembremo-nos disso e procuremos entender melhor os ensinamentos do Evangelho e os por em prática enquanto é tempo, sem esquecer que o Reino de Deus está próximo, louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.
Bom dia a todos.

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 15, 29-37
O Projeto de Deus é para que todos tenham vida e vida em abundancia, para que tenhamos vida em abundancia não basta apenas estar vivo, é preciso viver com saúde e com dignidade, o Evangelho nos mostra o que devemos fazer para ajudar outro a ter esta dignidade, Jesus diante da multidão chama os seus discípulos e diz; tenho compaixão deste povo que há dias estão conosco e não tem mais o que comer, Ele poderia ter dito manda que  vão embora e pelo caminho peçam  algo para comer, porém quem vive de esmola e dependem de outros para se locomover,  tem sua dignidade reduzida, não vive em liberdade e também não tem vida em abundancia.
Pensando um pouco vamos lembrar as promessas feitas no antigo testamento a respeito do messias, no tempo certo, Jesus chega para tornar realidade tudo que havia sido prometido, curou os doentes e deu-lhes liberdade com dignidade tirando-os da exclusão social, alimentou-os com pão e com a Palavra, ensinou que o nosso Deus é o Deus da liberdade, da saúde e da bonança, é um Deus que perdoa que ama e acolhe e que no seu Reino não há escravidão, busquemos este reino e sejamos libertos e felizes.
Bom-dia a todos. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 10, 21-24
Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação da graça divina e reconhecemos a presença de Jesus em nossas vidas. Felizes somos todos nós que aceitamos de bom coração esta presença e acolhemos Jesus. Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação do Espírito Santo de modo que, conduzidos por ele, renunciamos à sabedoria do mundo como um fim em si e aceitamos o mistério que nos abre para as realidades eternas e imutáveis. Felizes somos todos nós que somos amados por Deus que, a partir da revelação que nos vem por Jesus, nos permite viver conscientemente aqui na terra as realidades do céu.
(Esta Reflexão é da CNBB)  Bom dia a todos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 8, 5-11
O Evangelho de hoje nos mostra que não é só seguir uma religião para garantir a entrada no Reino do céu,
É preciso ouvir e por em prática os ensinamentos de Jesus, necessitamos entender que a presença de Jesus no meio da humanidade é a realização da Palavra de Deus nas profecias do Antigo Testamento e se aceitarmos a sua palavra e aderirmos plenamente ao projeto do seu Reino seremos candidatos a uma das moradas prometidas por Jesus. “Na casa do Meu Pai há muitas moradas”. 
Precisamos ser consciente que não basta ser Católico, é preciso ser verdadeiramente Cristão, no coração de um Cristão não cabe egoísmo, seu coração precisa estar cheio de amor, de compaixão e com o sentimento comunitário, pois ninguém se salva sozinho, Jesus não veio para salvar um, Ele veio para salvar a humanidade, lembremos da parábola da ovelha perdida, no aprisco haviam 99, o Pastor foi procurar uma para que a sua alegria fosse completa, nós também precisamos lutar pelo irmão para que nossa vida seja plena de amor e caridade assim assumimos a nossa fé e buscaremos o Reino do Ceu.
Bom dia e boa semana a todos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 29-33
Estamos saindo do tempo comum (tempo litúrgico) e entrando no tempo do advento, assim também está iniciando um novo ano litúrgico que é diferente do ano civil, o ano civil começa em 1 de Janeiro e termina em 31 de Dezembro, o ano litúrgico de 2014 termina em 29 de novembro (Sábado). Tivemos 34 semanas do tempo comum para refletirmos a Palavra que ouvimos nestas semanas como também durante todo ano, chegou a ora de nos perguntar, conseguimos progredir na nossa vida espiritual com estas reflexões?, Fizemos o dever de casa?.
O Evangelho de hoje diz que é preciso reconhecer os sinais dos tempos para entender os projetos do Reino de Deus para nossa vida e que promove a nossa transformação, Jesus  por amor quis está no nosso meio e participar verdadeiramente da nossa história, seu objetivo era resgatar toda humanidade e para isso se fez um de nós assumindo nossa humanidade em tudo menos no pecado, provou assim que é possível ser santo, só é preciso ter fé e reconhecer nos sinais dos tempos as graças que o Pai do céu derrama sobre cada um, para isso é preciso observar, entender e por em prática os ensinamentos da palavra de Jesus, e atender seu apelo, “Sede Santo como Eu e o Pai somos Santos”.
Bom dia e bom final de Semana.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 20-28
“Quando estas coisas começarem a acontecer,  levantai-vos e erguei a cabeça,  porque a vossa libertação está próxima.” As palavras de Jesus são confortadoras, porém é preciso que decidamos qual a libertação que queremos,  essa decisão cabe a cada um, nada acontece por imposição, se queremos a verdadeira libertação teremos que viver coerentemente com as necessidades desta, que começa com nosso compromisso pessoal com o Evangelho e com o próximo, buscamos assim a pertença com o reino de Deus. 
Quando assumimos um compromisso passamos a lutar por este objetivo, a nossa vida passa por uma transformação porque passamos a viver uma nova realidade, se este compromisso for com a Palavra de Deus e o proposito for anunciar o seu reino, a transformação se faz necessária e muitas vezes acontece como que automática, na busca da realização da nossa meta as mudanças acontecem  que as vezes não percebemos, após a nossa entrega o Espirito Santo passa a agir em nós e passamos a viver uma luta por um mundo melhor aqui na terra e pela verdadeira libertação. 
Bom dia.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 5-11
Somos acostumados a ter as nossas atividades cronometradas e por isso queremos também ter datas, previsões e outros parâmetros para as coisas do alto, este desejo não é novo, o Evangelho nos mostra que a mais de dois mil anos já se cobrava isto até de Jesus, por isso que Ele faz o alerta, cuidado com falsos profetas, é como se dissesse certifiquem-se da veracidade das noticias não acreditem em tudo que disserem, quando falamos das coisas materiais temos uma dimensão e a noção de tamanho e tempo, quando falamos das coisas celeste somos limitados a acreditar.
Devemos valorizar também as coisas materiais porque elas fazem parte da criação, pois são inventadas pelas criaturas com a inteligência dada pelo nosso Criador, porem este valor não pode ser comparado com o valor que devemos dar as coisas do alto as espirituais, encontramos dificuldades em valorizarmos o que não vemos como amor, misericórdia, graça e sabedoria, bens que nos edificam na caminhada em busca da salvação, peçamos ao nosso Pai do Céu, para que nos conceda a graça a sabedoria e o discernimento necessário para aprendermos a ouvir e reconhecer sua voz quando chegar ao nosso coração. 
Bom dia a todos.

Reflexão Cristãs

Reflexão - Lc 21, 12-19
Ganhar a vida eterna significa ser capaz de lutar no dia a dia pelos valores que a caracterizam. Mas os valores que caracterizam a vida eterna são completamente diferentes dos valores que caracterizam a nossa sociedade de hoje, sendo que a conseqüência dessa diferença é o conflito, que é seguido da perseguição, do ódio e, muitas vezes, da morte. Mas quem de fato acredita na vida eterna e a deseja ardentemente para si assume o projeto de Deus e os valores do Reino dos céus e luta constantemente por eles, não temendo a perseguição e desafiando até mesmo a morte, porque sabe que nada o separará da vida e vida em abundância.
Bom dia a todos,   (Reflexão da CNBB)

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 21, 1-4
O Evangelho nos traz um tema para nossa reflexão, muitas vezes até querendo medir o amor, o desprendimento e até a fé do outro pelo tamanho da sua oferta, quando agimos assim erramos duas vezes, a primeira em julgar e a segunda é que além de julgar julgamos errado, o Evangelho nos diz que aquelas pessoas que levavam grandes quantias, levavam o que lhe sobrava, portanto assim não havia sacrifício algum, a viúva que ofertou duas pequenas moedas, foi diferente, ela ofertou tudo que possuía, ela foi generosa e confiante levando o que tinha para sobrevivência confiando que Deus proveria sua subexistencia, nesta houve amor e fé.
Para o cristão o viver é Cristo, bens materiais são importantes para sobrevivência sim, porém não podemos esquecer que não é pelos  bens mobiliários,  imobiliários ou pela gorda conta bancaria que ganharemos a salvação e sim pelas obras de caridade que praticamos, pelo amor ao próximo, pela leitura e observância aos mandamentos do Evangelho. Ontem dia de Cristo Rei do Universo, a liturgia deixou bem claro esta relação de amor, solidariedade,  caridade e salvação, não podemos deixar a nossa caminhada rumo ao amor de Deus, também devemos  anunciar que seu reino de amor estar perto.
Bom dia e boa semana.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Rflexões Cristãs

Reflexão - Lc 19, 41-44
'Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!. Jesus faz essa exclamação a Jerusalém em lágrimas, mesmo sendo testemunha da falta de fé daquelas pessoas quanto a presença do Messias, Ele se comove porque a sua missão e o seu objetivo é que todos tenham vida e vida em abundancia, esta vida em abundancia só teremos em Deus e para chegarmos a Deus o caminho é Jesus Cristo, para vivermos em Cristo não é fácil encontramos dificuldades a toda hora mas é preciso lembrar que a porta que nos leva a Deus é estreita.
Devemos ter cuidado para não fazer como Jerusalém que abriu as portas ao Salvador, ouviu sua palavra e reconhecia nela a verdade, porém não fez adesão as exigências Nela contidas para caminhar em busca da salvação, e não sendo convencidos, não se converterão  e não se transformarão,  continuaram trilhando o caminho destruição e da morte.
Oremos a Deus para nos dar sabedoria e discernimento, para saber seguir o caminho mostrado pelo Ressuscitado, anunciar que o Reino de Deus estar próximo, e alimentar a esperança de alcançarmos a vida eterna.  
Bom dia a todos. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 19, 11-28
O Evangelho de hoje nos faz lembrar o Evangelho do Domingo passado é muito semelhante, percebamos que as moedas distribuídas são semelhantes aos talentos, o sentido é o mesmo, não podemos esquecer que estes talentos não é para ser confundido com uma profissão como, Advogado, Engenheiro, Médico, etc.., os talentos podem até estar num destes profissionais, porém eles não devem ser empregados para lucrar financeiramente com eles, os talentos são para ser usado em prol do outro, deve ser usado na solidariedade, na partilha e no amor.
Deus é o nosso Rei, o nosso talento vem dEle, e deve ser usado para promoção da vida e de preferencia em comunidade, jamais os nossos talentos que foi dado por Deus, deve ser usado na promoção pessoal, a rigor até mesmo os dons naturais deve ser para o bem da vida, se todos tem o desejo da vida eterna, devemos aplica-los conforme a vontade de Deus, só assim estaremos contribuído para o crescimento do reino de Deus no meio de nós.
Bom dia a todos.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 19, 1-10
“O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.  Começamos nossa reflexão de hoje com esta frase na esperança que ela fique gravada em nossas mentes, temos o habito de julgar o outro dizendo que é pecador, e cometendo o segundo erro nos considerando Santos (salvos), a exclusão nunca foi tema dos ensinamentos de Jesus, Ele sempre foi ao encontro dos marginalizados, daqueles que a sociedade julgava e sentenciava excluindo do seu meio.
O Evangelho também nos mostra como devemos nos comportar na caminhada rumo a salvação, devemos nos trabalhar na busca da conversão e nesta busca devemos desejar ardentemente um encontro com o Messias, sabemos que quem tem uma experiência com Jesus, assim como Zaqueu sua vida jamais será a mesma, nossa experiência com o ressuscitado nos traz libertação e Ele faz morada em nosso coração.
Libertados passaremos a viver a plenitude do amor, o nosso objetivo passará a ser a felicidade do outro, mesmo que esta venha custar a nossa felicidade, passaremos a viver o amor fazendo o bem, partilhando o bem com o outro, anunciando o verdadeiro caminho da felicidade sem medo de se perder, pois Jesus nos encontrará, Só Ele é o verdadeiro caminho da Salvação.
Bom-dia a todos. 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 18, 35-43
Estamos próximo do final do tempo comum, tempo em que tivemos para refletir tudo que ouvimos durante os tempos litúrgicos anteriores; resta uma analise a ser feita, lembremo-nos de tudo que deveríamos refletir?, Fizemos o nosso dever de casa?, Chegamos ao final do ciclo dos tempos litúrgicos e continuamos com dúvidas, ainda temos tempo para tirarmos estas dúvidas?, não sabemos, porém não podemos esperar comecemos agora nossa introspecção para nos encontrar cada um consigo mesmo, e reavaliar nossa vida de cristão.
Jesus continua passando na estrada da nossa vida e esperando que alguém o chame e diga a Ele o que queremos que Ele faça em nós, a cidade de Jericó segundo antigo historiadores foi a mais antiga do mundo tendo sido encontrado indícios de ocupação humana cerca de 8.000 anos a. C., era uma cidade onde cultuavam deuses, o nome Jericó entre outros significados a ele atribuídos era também “retorno”, Jesus retornava a Jerusalém para lar encerrar sua missão terrena, mesmo assim Ele não parava de trabalhar, pois seu maior objetivo ainda  é, a cura e a libertação do Homem, precisamos nos libertar para este retorno que não sabemos o dia.
Quando Jesus realizava curas queria que  o amor de Deus pela humanidade fosse reconhecido, a cura e  a libertação era para que todos tivessem dignidade, o que dificilmente alguém teria ficando a margem da estrada pedindo esmola, este processo de libertação todos somos convidados a seguir, porem a escolha é nossa vejamos como Jesus agi, diante do cego  Ele pergunta o que queres que Eu faça?, a liberdade de  cada um é respeitada, isto é  amor, Ele espera que depois de curados estejamos verdadeiramente libertos e  optemos por segui-lo, pois só Ele é Caminho, Verdade e Vida.   
Bom dia e boa semana a todos.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 17, 26-37
Devemos estar sempre prontos para o nosso encontro com Jesus, e este encontro, na verdade, acontece todos os dias, quando ele vem até nós na pessoa dos fracos, dos pobres, dos oprimidos, dos excluídos, dos necessitados, enfim, de todos os que não são amados, são rejeitados pela sociedade e precisam de alguém que manifeste o amor que Deus tem por eles. O dia do Filho do Homem é o dia da vivência do amor, da caridade e da fraternidade para com todos. O verdadeiro cristão é aquele que faz de todos os dias da sua vida o dia do Filho do Homem.
(Reflexão da CNBB)

Reflexões Cristãs de 13/11/2014

Reflexão do dia - Lc 17, 20-25
Continuando, no Evangelho de ontem falamos da necessidade de reconhecermos a graça na atuação de Deus em nós, muitas vezes pela nossa pouca fé duvidamos da sua presença nos sinais que encontramos e recebemos diariamente, preferimos achar que é obra do acaso, esquecemos até dos momentos que estamos na igreja e no inicio da missa quando o sacerdote diz, o Senhor esteja convosco, respondemos, Ele está no meio de nós, há uma necessidade de desligarmos o piloto automático para vivermos a realidade que é, ter consciência do que dizemos e não falar sem pensar.
A presença do reino de Deus no nosso meio, sempre foi uma realidade, antes, durante e depois da encarnação do verbo, o próprio Jesus antes de subir para o Pai disse; “estarei com vocês” sua promessa não volta a traz, por isso devemos ter a certeza da presença do reino de Deus no meio de nós, quando se fala que a presença de Jesus está nos “miseráveis”, não quer dizer que devemos viver uma vida de miserabilidade para ter Jesus conosco, mais para dizer que estes precisam de nossa ajuda, pois eles não devem permanecer ali, está por falta de Deus no coração do homem que muitas vezes prefere ignorar a justiça, a solidariedade e a compaixão e viver no total egoísmo.
Estas pessoas são escravas do poder e do ter, seu coração vive cheio de egoísmo, prepotência e desamor, pensando que ajudando ao próximo, está perdendo tempo e dinheiro, porque para estes seu maior tesouro é constituído por bens materiais, lhes faltam espiritualidade, ainda não aprenderam amar a Deus sobre todas as coisas e menos ainda ao próximo, oremos por toda a humanidade para que um dia sejamos Santos.
Bom dia!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 17, 11-19
E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.' O Evangelho de hoje nos mostra um detalhe muito importante que na maioria dos casos são esquecidos, o agradecer a Deus por tudo que Ele nos concede, somos rápidos para pedir tão rápido que a própria Escritura (Palavra de Deus) diz que pedimos mal ou não sabemos pedir, porém não lembramos de agradecer e esse processo de agradecimento faz parte de um outro processo o de transformação e da intensidade da nossa fé, pedimos a graça, recebemos a bênção e ficamos duvidando, será que foi um processo natural? Ou foi Deus que me ouviu? E assim não agradecemos.
Quando Jesus pergunta cadê os outros Ele não estava precisando do agradecimento deles para se firmar na missão, Ele queria velos curados da lepra da pele e da lepra social, esta também prejudicava o homem na sua dignidade, na sua liberdade, no seu direito de ir e vir, especialmente os mais necessitados que por sua condição sócio econômica eram escravizados sem direitos algum de justiça social, politica e religiosa, restando-lhes a vida  por ser dom de Deus e esta reduzida a condição de marginalidade.
Oremos a Deus para nos ajudar a ser homens orantes e reconhecedores  do seu amor, para que aprendamos que só Ele É, as demais são suas criaturas, e que seu Filho Jesus Cristo, É nosso único Senhor e Salvador, Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 17, 7-10
O Evangelho de hoje nos traz um tema muito importante para reflexão diária, estamos sempre achando que estamos trabalhando muito ou o suficiente para entrar no reino de Deus, chegamos até julgar os outros que nada fazem ou pouco fazem, esquecemos que quando fizermos tudo que nos foi atribuído e somente aquilo, não passamos de servos inúteis, todo patrão que ver o funcionário criativo, aquele que busca oportunidade, o proativo, o nosso mestre Ele também quer nos ver na pro atividade, que vejamos as necessidades dos outros e criemos meios e oportunidades para ajuda-los.
Deus poderia realizar tudo sozinho, mais achou melhor nos dar a oportunidade de sermos coparticipantes no processo da criação, para melhor entendermos seu projeto e assim entendermos que tudo que Ele faz é para nosso bem, ainda nos chama para colaboradores no processo da salvação para que entendamos que não podemos nos salvar sozinhos, neste projeto precisamos trabalhar com o objetivo de conscientização da salvação para toda humanidade, o amor de Deus por nós é tão grande que tudo faz para nos manter alerta, Ele quer que entendamos que seu projeto não é humano é Divino, por isso nos pega e transforma de servos inúteis em seus importantes colaboradores e manda em missão dizendo não tenhas medo, Eu estarei com vocês até o fim.
Bom dia!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão do dia - Lc 16, 1-8
Os seguidores de Deus ou do mundo ambos são inteligentes, os seguidores dos ensinamentos sagados, agem com inteligência e sabedoria, os seguidores dos ensinamentos do mundo, agem com inteligência e esperteza, os sábios e inteligentes entendem muito bem que a verdadeira riqueza, e a maior felicidade estão no amor de Deus, onde você aprende ser fiel, ético e viver a pedagogia dos mandamentos, os espertos não querem tomar conhecimento dos mandamentos sagrados e nem da ética, pois não conseguem viver a fidelidade, para eles o mais importante é a riqueza de bens materiais, isto é o que nos faz entender esta passagem do Evangelho de hoje eles não agem como filho da Luz.
Precisamos ter cuidado com tudo que nos é permitido fazer ou viver, pois nem tudo é conveniente, se pensarmos em viver os ensinamentos da Sagrada Escritura, precisamos as vezes ser radicais com nossas ações, muitas vezes pregamos uma coisa e falhamos na execução desta palavra, para ser seguidor de Cristo é obrigado ser vigilante, buscar Deus nas Orações, pedir forças para vencer as tentações, e termos sempre a consciência que somos fracos e podemos cair, porem se temos Deus em nosso coração nos levantaremos e seguiremos a nossa batalha dia após dia e ao final seremos vencedores.
Bom dia a todos e um bom Final de semana.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão do dia - Lc 15, 1-10
Parece até falta de assunto ficar aqui falando do amor de Deus pela humanidade, antes de pensarmos assim devemos pensar e reconhecer que somos pecadores e que o pecado promove a ruptura com Deus, se refletirmos assim vamos entender quanto é importante o amor que Deus tem por nós, pois mesmo com os nossos defeitos, nossas desobediências, e nossa falta de fé, Ele nos ama e espera que também o ame, como devemos fazer para que Ele se sinta amado por nós?, amando aos mais pobres, os desabrigados, os doentes e os marginalizados, lembremos; (tive fome não me destes de comer, estava doente e não me visitastes, estava nu e não me vestistes).
Muitas vezes caímos, quando não olhamos com compaixão para o necessitado, quando revidamos aos que nos agridem ou promovem algo que nos traga constrangimento, porém precisamos orar a Deus pedir sabedoria e coragem para se reconciliar com o outro e voltar a ser motivo de alegria para o nosso Pai Celeste, afinal o pai só que ver seus filhos unidos, hoje é raríssimo se encontrar uma família unida, aquele que a tem deve agradecer muito a Deus esta graça, o mundo perdeu a consciência dos verdadeiros valores como; éticos, Moraes e religiosos e os substituiu por, egoísmo, ganancia e soberba,  precisamos ser solidários e compassivos com o outro.
Oremos a Deus, para nos ajudar a ser mais humano, e aprender a amar o outro sem esperar algo em troca, a levar a Palavra de Deus aos que ainda não a conhecem e fazer com que acreditem que só Jesus é Caminho, Verdade e Vida. 
Bom dia a todos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 14, 25-33
“Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo”! Quem disse que ser cristão é fácil?, quem pensar assim está muito enganado, ser um verdadeiro cristão no mundo de hoje requer muita renuncia, a sociedade só acredita nos bens materiais, hoje o ser humano só vale quanto tem, para ser visto é preciso andar com roupa de grif, ter um carro novo (não popular), morar num belo apartamento ou numa bela casa, assim você é conhecido, é bem recebido e respeitado.  
Jesus é muito claro,  o importante sou Eu, sua maior riqueza sou Eu, sua segurança sou Eu, em fim, “sem mim nada podeis fazer” quando Ele diz que devemos abandonar pai, mãe e irmãos Ele não está dizendo que façamos isso ao pé da letra, Ele quer dizer que tudo que acharmos que é importante para nós nas coisas terrenas, não terão importância alguma diante de todo que Ele pode nos dar, desde que sejamos coerentes no nosso falar e no nosso agir quando anunciarmos o Evangelho. 
A religião nos dar um norte a seguir, nos ensina como devemos viver e agir para sermos um verdadeiro cristão, porem não obriga, ela também não salva, quem quiser ganhar a salvação deve batalhar por ela, começar lembrando  que ninguém se salva sozinho ou seja, ninguém busca a salvação sozinho pensando que o premio é só dele, isto é egoísmo, sentimento que nos afasta do amor de Deus, precisamos lutar para que outras pessoas também sejam salvas mesmo sabendo que depende de cada um, não devemos jamais desistir do amor de Deus, pois só nele encontramos a verdadeira riqueza.
Bom dia a todos.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 14, 15-24
“Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui,. Para que minha casa fique cheia”. meu irmão e minha irmã, já falamos varias vezes aqui sobre o amor de Deus pela humanidade, para muitos parece que é uma loucura de amor, pois Ele é extremamente preocupado com a salvação do homem ao ponto de dizer vai lá e obriga a virem para encher minha casa, claro que essa coação é metafórica, pois Ele quer ver todos felizes e respeita a livre escolha, o livre arbítrio, porém  fica muito triste quando esta felicidade não é buscada nele, mesmo sabendo que esta não é a verdadeira felicidade, não interfere.
Vemos que todos que foram convidados apresentaram desculpas para não está presente, esta realidade está muito presente no mundo de hoje, muitos trocam o amor de Deus pelos bens materiais, vejamos as desculpa; um prefere inspecionar um campo, outro umas juntas de bois, outro está em lua de mel, são satisfações materiais, reações assim mostram que umas  pessoas dão mais importância riquezas materiais esquecendo que a riqueza maior é o amor de Deus.
Observamos também neste texto que  convidados foram todos, porem presentes estavam aqueles menos favorecidos de bens materiais ou seja os pobre, os excluídos e marginalizados, estes que suas esperanças estão somente em Deus, saiamos nós sem nos envergonhar anunciando o reino de Deus, escutemos e vivenciemos o Santo Evangelho, façamos nossa parte apresentando Jesus Cristo como único Senhor e Salvador da humanidade.   
Bom dia a todos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia  - Lc 14, 12-14
Dai de graça o que de graça recebes, isso é ensinamento da Sagrada Escritura e nela ouçamos a Palavra de Deus, a partir da criação Deus estabeleceu um relacionamento com suas criaturas e não quer nada em troca além do amor, tudo que Ele criou entregou ao homem para administrar e dali tirar o necessário a sua sobrevivência, o seu interesse único é que sejamos felizes e procurarmos fazer o outro feliz, porém a verdadeira felicidade está em ter Deus como nosso Senhor e mantê-Lo no centro de nossa vida.
Ele nos dar o exemplo de como viver na busca da santidade, Ele nos ama gratuitamente para que amemos os nossos irmãos também na gratuidade especialmente os mais necessitados, qual é o desejo de Deus? É que vivamos a solidariedade, a justiça, e o amor, só assim retribuímos a Ele o que dEle recebemos e como recebemos de graça sem esperar retribuição, saibamos que a maior retribuição iremos receber das mãos de Deus, na hora certa todos que merecerem serão contemplados, isso não depende do que fizermos e sim de como fizermos.
Oremos a Deus para nos cumular de bênçãos nos concedendo sabedoria e discernimento, para aprendermos a ser verdadeiros cristãos, para encontrar alegria em servir sem esperar retribuição, para aprender amar e perdoar aqueles que nos fizerem o mal, para entender que o nosso Pai do céu nunca nos abandonará, pois nos criou para sermos sua imagem e semelhança, amando a todos como a nós mesmos e ter a certeza que só Ele é Caminho, Verdade e Vida. 
Bom dia a todos e boa semana.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 14, 1-6
Na criação Deus não disse faça-se a morte, a morte é consequência da vida, isto é, a morte da matéria, quando falamos de morte devemos lembrar-nos da morte espiritual aquela que nos impede da vida eterna no paraíso, esta depende muito de nós, das nossas ações, o cristão não pode esquecer que nosso Deus é o Deus da vida e para se ter vida plena é preciso ter saúde, porém isto não era lembrado ou vivido pelos fariseus, eles viviam na fundamentação literária da lei, aplicada de forma a lhes beneficiarem, não importavam se para isso levasse a morte do outro.
Jesus ensina que a vida deve está na prioridade dos fatos, e que a lei foi feita por Deus para essa prioridade, como também devemos viver a verdade contida na lei, esta deve sempre ser interpretada para promover a vida para que todos a tenha em abundancia, não fomos criados para a escravidão, para viver na mentira, Jesus vem para dar plenitude a lei e para denunciar as interpretações erronias e mentirosas, devemos primeiro escutar e viver a palavra de Deus depois procurar interpretar a lei, se assim o fizermos teremos poucas chances de cometermos injustiça e de não enxergar a imagem de Cristo no rosto do mais necessitado. 
Bom dia a todos.   

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 13, 31-35
Começou com Adão o ser humano transferindo para o outro sua culpa (seu erro), na hora da desobediência ele não pensa nas consequências, porém na hora da verdade ele sempre transfere a  responsabilidade da culpa para outro, (no paraíso quando Deus perguntou a Adão o que havia acontecido, ele disse a mulher que me deste me fez comer o fruto), pensemos bem, sabiam que não deveriam comer do fruto proibido mesmo assim comeram, e a culpa?, era de Deus, a mulher que tu me destes, me deu o fruto e eu comi.
Meu irmão e minha irmã, o seguir a Deus implica em muitas dificuldades para nós humanos, porque ainda não temos a plenitude na convicção, São Paulo diz; uma força me puxa para o alto e uma força maior me puxa para baixo, não pratico o bem que quero e sim o mal que não quero, isto são frutos de uma batalha travada todos os dias do bem contra o mal, Jesus disse que continuaria na caminhada fazendo o seu trabalho até Jerusalém, pois não convinha um profeta morrer fora de Jerusalém,
Eu convido todos a refletir, que não convém ao cristão morrer longe do amor de Deus, ou perder a esperança na vida eterna porque lá é a nossa Jerusalém.
Bom dia a todos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 13, 22-30
Fazei todo esforço para entrar pela porta estreita, meu irmão e minha irmã, sabemos que quando conseguimos algo com muito esforço a ele valorizamos mais, e quando as coisas vêm fáceis parece não saciarem nossas necessidades ou nossos desejos e queremos mais, assim também acontece quando se trata do amor de Deus, quando amamos a Deus e procuramos cumprir seus mandamentos somos limitados para muitas coisas, mas nos saciamos com o que temos, porém quando decidimos amar somente as coisas do mundo, não nos saciamos, sempre queremos mais e nesta busca nefasta somos cada dia tragados pelo consumismo, pelo desamor, pela injustiça e esquecemo-nos de amar a Deus.  
Precisamos nos vigiar para não praticarmos uma religiosidade de fachada somente com interesses nas suas conveniências, a verdadeira religião se vive quando temos como centralidade da nossa vida o amor a Deus, não quero dizer que não caímos, porém com o Senhor em nossa vida é mais fácil para levantarmos, se amarmos a Deus devemos ter como objetivo, o amor a justiça, seremos solidários com os nossos irmãos mais necessitados, respeitamos o outro, reconhecemos os nossos erros, temos a coragem para pedir e dar o perdão, escutamos e procuramos por em prática os ensinamentos da Palavra de Deus, e assim a porta estreita não representará dificuldades para nela adentrarmos, para isso devemos de coração colocar Deus no centro de nossa vida.
Bom dia a todos.

Reflexões Cristãs

reflexão do dia 28/10/2014
Reflexão do dia - Lc 6, 12-19
Deus em seu projeto de criação não quis ficar sozinho, mesmo já tendo com Ele o verbo que logo após se fez carne e veio habitar no meio de nós,  Ele criou o homem para ser sua imagem e semelhança e ser também seu cooperador no processo da criação, quando disse; crescei e multiplicai e também cedeu-lhe a administração das riquezas naturais da terra, deu-lhe também o dom para crescer em sabedoria, não esquecendo que sozinho nada poderia fazer, porém o homem se encheu de orgulho e soberba, hoje esquece de amar a Deus sobre todas as coisas, também não ama ao próximo e ainda reclama dizendo que está tudo errado.
O Evangelho de hoje nos mostra o sentido de comunidade que Jesus veio nos apresentar, e dizer que precisamos uns dos outros para viver a vontade do Pai, começou sua vida publica, formando uma equipe de trabalho, formou-os todos na escola do amor, da solidariedade, da partilha e da comunhão, o Evangelho também nos mostra que nem todos entenderam sua mensagem, vemos que no seu grupo houve homens que se destacaram no amor, na solidariedade, mas também houve traidor, isto é apenas exemplo para nos alertar da necessidade da oração, e da vigilância permanente.
Precisamos orar ao nosso Pai celeste, para Ele nos cumular de bênçãos e de dons para vivermos o amor fraterno, para quando olharmos no rosto do mais necessitado enxergarmos o rosto de Jesus, para entendermos que é preciso amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como amamos a nós mesmos, só assim teremos um mundo melhor, mais solidários, mais justo e mais feliz, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Bom dia a todos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Reflexão Cristãs


Reflexão do dia - Lc 13, 10-17
É comum ouvirmos em conversas alguém falar que hoje as coisas (referindo-se aos acontecimentos) estão diferentes, o egoísmo tomou conta do coração das pessoas, o Evangelho de hoje nos mostra que sempre houve pessoas egoístas que só tinha interesse por algo que lhes proporcionasse ganho material, eles viviam uma religiosidade de conveniência e uma falsa moral.
Jesus disse que não veio para abolir a Lei e sim para dar plenitude a Lei, isto porque a Lei estava sendo aplicada não pela vida e sim pelos interesses materiais de cada um, quando se tratava de valores materiais tudo podia, porém quando se tratava da vida humana era pelos rigores da Lei, e assim dominavam e escravizavam os mais fracos, para estes o amor ao próximo tinha outra conotação diferente do fraterno.
Ainda vivemos uma cultura onde o ter se sobrepõe ao ser, notadamente a maioria ama mais o capital do que a pessoa humana, vivemos na contra mão dos ensinamentos sagrados, onde se busca criar um deus para si e não buscam o Deus que nos criou, as vezes alguns vão buscar o Deus que nos criou num lugar distante e uma grandeza humana, esquecendo que Deus é grandiosamente supremo mas se fez pequeno para está ao lado de cada um para sacia-lo em sua sede de Justiça, solidariedade e amor.
Bom dia e boa semana a todos,    

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Reflexõs Cristãs

Reflexão do dia - Lc 12, 39-48
É comum ouvirmos pessoas dizendo que quando estiverem mais velhas irão se dedicar mais a Igreja,
Outras dizem que religião e igreja são coisas inventadas por pecadores, e nada disso é preciso para que se tenha salvação, eu teria uma correção, a Igreja não foi inventada por pecadores e sim para pecadores, foi criada por santos aliás, pelo Santo dos Santos com o objetivo de os pecadores através dela conhecer e aderir ao projeto de Deus.
Quanto ao tempo que cada um decida fazer parte deste elenco que busca conhecer e vivenciar este projeto de vida e santidade é particular de cada um, se vai dar tempo não sabemos devemos incentivar cada dia o maior numero de pessoas, também nós que já estamos caminhando inda não estamos garantidos, cada dia é uma etapa a ser vencida  e precisa de muita oração e fé, o mistério continua e não teremos como desvendar, por isso não devemos adiar nossas ações, nossas decisões dependem de nós. 
Vivemos uma religiosidade autentica ou de fachada?, estamos consciente das nossas responsabilidades como cristãos?, estamos tendo coerência entre nossa vida e nossa pregação?, estamos buscando realmente a conhecer Jesus?, acreditamos que Ele está presente em nossa vida?, pois se assim não for o nosso dia fazendo estas indagações e procurando nos corrigir sempre que descobrirmos  as falhas, vamos ficar esperando encontrar Jesus no ultimo dia e esta espera pode colaborar para a falta de fé, e o desamor, oremos a Deus para nos fortalecer na fé e na oração.
Bom dia a todos.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 12, 35-38
O verdadeiro discípulo de Jesus procura viver sempre um dos valores mais importantes que aparecem no Evangelho: o serviço. Ele sempre está pronto para servir o seu senhor que chega, pois vê o próprio Jesus que vem até ele na pessoa do pobre, do nu, do faminto, do injustiçado, do doente, do abandonado, do carente, enfim, de todos os que precisam de amor, de ajuda material, psicológica, afetiva ou espiritual. Esse discípulo não fala muito de amor e de Evangelho, porque sua vida é o grande discurso da vivência do amor evangélico. Este é o que está de rins cingidos e abre a porta do seu coração sempre que o Senhor chega e este é o feliz que será eternamente servido pelo Senhor.
Bom dia a todos.
(Hoje publico esta bela reflexão da CNBB)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 12, 13-21
No projeto de Deus podemos encontrar dois tipos de loucos, o que não teve a percepção para separar os valores terreno dos celeste; o agricultor recebeu a graça de uma grande colheita, a qual não havia em sua propriedade nem lugar para guardar, diante do fato ele reconstruiu novos celeiros para acumular seus bens, não pensou que poderia ajudar ao menos seus empregados proporcionando a eles um pouco mais de alimento e ou de conforto, este foi um tipo de louco, achou que poderia viver e disfrutar de tudo mesmo sem saber como seria o seu amanhã.
Outras loucuras foram consideradas nos que encontrando Jesus deixaram tudo e o seguiram, pois estes reconheceram que a verdadeira segurança, riqueza e felicidade estavam em Jesus Cristo, acreditaram no que Ele falou todo aquele que deixar tudo por mim, receberá cem vezes mais, já fomos alertados que, felizes são todos aqueles que escutam a Palavra de Deus e as põe em prática, pode até ser um tipo de loucura, porém é uma loucura saudável ao contrario seria, não buscar o conhecimento ou ignorar os ensinamentos da palavra de Deus, e por sua segurança nas coisas materiais.
Loucos ou não, precisamos buscar a compreensão dos ensinamentos de Deus nas Sagradas Escrituras para alcançar a verdadeira felicidade, a riqueza plena teremos, quando aprendermos a amar como Jesus nos ama, quando aprendermos a viver a justiça, a solidariedade, a partilha e o amor, estaremos caminhando rumo a santidade.
Bom dia e uma santa semana.    

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 12, 1-7
O Evangelho de hoje continua alertando sobre a continuidade do sistema opressor, que era mantido pala hipocrisia dos tidos como autoridades ditas religiosas do tempo de Jesus, os mestres da lei se revestia de um poder opressor camuflado  numa religião oprimiam e dominavam os mais necessitados, e este sistema também lhes servia de degraus para Ascenção junto as autoridades romanas, as custas dos mais pobres que viviam escravizados duplamente, polos fariseus, doutores da lei, sumo sacerdotes e as autoridade romana.
Religião, se pensarmos no significado literal da palavra vamos ter dificuldade para entender as atitudes das “autoridades” religiosas da época em nome desta religião, porém hoje não é tão diferente, em nome da religião nos deparamos com verdadeiros absurdos, e em nome da justiça social e da democracia, absurdos maiores são cometidos sem que os culpados sejam punidos, só os menos favorecidos que além de ter subtraídos seus direitos, ainda pagam a conta, usa-se a religião  e/ou suas ideologias em benefício próprio agindo exatamente ao contrario do plano de Deus.
Estamos vivendo um momento muito importante para o nosso país, precisamos de muita reflexão para não tomar decisões precipitadas, não devemos separar a razão da emoção, antes porém busquemos Deus, oremos para que tenhamos sabedoria e discernimento, para não sermos levados por emoções momentâneas, é preciso muita reflexão sempre que for necessário tomarmos decisões que possam mudar a vida de uma nação.  
Bom dia!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Reflexões Crietãs

Reflexão do dia - Lc 11, 47-54
A humanidade vive hoje dois mundos, o mundo dos que tudo pode e o mundo dos que vivem lutando pela sobrevivência, os primeiros são sedentos do poder sendo capazes de qualquer ação, para eles os valores são materiais, a segunda classe vivem de certa forma subjugados a primeira, e dentre estes se encontra alguns que cultivam os valores morais, são tementes a Deus, respeitam e põe em pratica os ensinamentos divinos.  Já sabemos que a sociedade hoje vive a cultura da morte, se mata por qualquer coisa, as famílias não respeitam as promessas feitas no matrimonio, filhos não respeitão pais, os pais não respeitão e não educam os filhos e cada dia aumentam os casos de delinquência entre adolescentes e jovens, vive-se com uma quantidade absurda de suicídios e homicídios, adolescentes e jovens no mundo das drogas ou com depressão, o que podemos fazer para mudar este cenário?, a principio creio que muita oração para que Deus nos fortaleça e nos dê o discernimento para levar Jesus a estas pessoas, e segundo tentar mudar a sociedade para uma sociedade mais justa começando por nós (cada um individual).
Não podemos continuar a cultura dos fariseus e doutores da lei, querendo que prevaleça a sociedade repressora que existia e que ainda existe, mesmo que de forma camuflada permanece, precisamos ser mais cristãos, pensar no outro que também é filho de Deus e Ele não quer que sejamos egoístas, precisamos construir uma sociedade que promova a vida, reflitamos.  

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Reflexões Espirituais

Reflexão - Lc 11, 42-46
Continuando a reflexão de ontem, uma vez que o Evangelho de hoje é a continuidade do diálogo iniciado ontem, viver os valores do Reino e procurar o cultivo da vida interior também não nos exime das práticas comunitárias de fé e religiosidade, conforme nos diz Jesus: "Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo". A negligência da vivência exterior da fé constitui um ato grave porque a religião tende a tornar-se totalmente subjetiva indo cada vez mais ao encontro dos nossos interesses pessoais e deixando de ser a busca sincera da prática da vontade de Deus e testemunho comunitário de um Deus que é amor e condena o individualismo.
Por motivos superiores,  publico hoje a reflexão da CNBB

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 37-41
O Evangelho de hoje nos propõe uma reflexão das nossas ações e das nossas devoções, nós precisamos de uma vigilância continua para não cairmos numa situação que nos leve a um relaxamento com as coisas do alto, devemos ter cuidado para não pregar uma coisa e praticar outra, ter cuidado para não anunciar para os outros as coisas do alto e viver intensamente as coisas da terra, precisamos ter coerência no falar e no agir, é preciso coerência entre a minha fé a minha vivencia religiosa.
O fariseu observou que Jesus não lavou as mãos antes da refeição, a resposta foi que a pureza deve estar no coração, devemos está limpos interior também, Jesus não diz ao fariseu que não devemos fazer a higiene, Ele apenas usou esta metáfora, para faze-lo entender que coisas mais importantes e necessárias ele não estava preocupado em praticar, como os ensinamentos sagrados, a partilha com os mais necessitados e a maior observância com a Palavra de Deus.
Durante toda sua vida pública Jesus se preocupou com a humanidade, alertando para que se tenha coerência  religiosa evitando o que é comum se ver hoje, fazem grandes eventos, grandes celebrações e durante sua realizações, observamos a falta de zelo pelo sagrado, chegando até uma espécie de banalização em alguns pontos do ato celebrativo, precisamos ter muito cuidado para não transformarmos nossa celebrações em rituais estéreis.  Reflitamos.
Bom dia a todos. 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Reflexões Espirituais


MOMENTO DE REFLEXÃO E MEDITAÇÃO

 

Espiritualidade Cristã:   o que é Espiritualidade Cristã?

01

Podemos dizer que:

- Espiritualidade, exercícios que através da Oração e Meditação, pela Ação do Espírito Santo na Alma leva  cada pessoa a alcançar seu espaço interior de silencio. Podemos dizer que Espiritualidade é o jeito como vivemos... Ou a espiritualidade cristã seria o nosso jeito de viver inspirado pela experiência do Deus Trindade, pela revelação cristã, especialmente pelos valores do Evangelho e, de forma experiencial, pelo seguimento da pessoa de Jesus Cristo. (Esta introspecção é um exercício de reflexão, oração e abandono, este abandono dar-se a partir do momento que passamos a sentir a presença real de Deus no meio de nós, o nosso coração começa a ouvir sua vós) 

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 29-32
O que é fé?, De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência.
No passado e até hoje muitos questionam sinais concretos da existência de Deus e até mesmo de Jesus Cristo, para estes a resposta seria hoje a mesma que Jesus deu aos que lhe questionavam a prova de sua filiação com Deus, qual deve ser a nossa atitude diante destes questionamentos como cristãos que somos?, devemos pedir a ajuda de Deus para nos iluminar para que possamos no estudo da Sagrada Escritura encontrar respostas para eles.
Não podemos ser fundamentalistas e limitados apenas para o que vemos, a fé nos leva a busca pela santidade, porem a salvação é invisível alguém já ouviu o testemunho de outro que morreu e salvou-se ou de alguém que morreu o foi condenado?, não porque isto é mistério, isto é invisível no entanto todos querem a salvação, e por que questionar a existência de Deus ou a filiação de Jesus?, Basta acreditar.  
Bom dia e boa semana a todos.

sábado, 11 de outubro de 2014

Reflexão Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 27-28
'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.' Essa foi a resposta de Jesus a exclamação daquela mulher, e a maternidade no plano carnal não tem importância para Jesus?, tem sim, porem para a maioria das mulheres a maternidade é um fato natural, a diferença é que Maria gerou no seu ventre, o Messias (Deus conosco), o nosso Salvador.
Quando Jesus deu aquela resposta, Ele disse para cada um de nós que,  quando escutamos a Palavra de Deus  e a pomos em prática, O acolhemos em nosso coração e geramos em nós a oportunidade de levá-lo  ao irmão que ainda não o conhece,  este ato é importante porque até hoje tem muitos que ainda não conhecem Jesus, não precisamos buscar o porque mas devemos  levar a cada um a oportunidade de conhecer a  maravilha que é o amor de Deus.
Façamos como Maria, que movida pelo Espirito Santo gerou e deu a luz a Jesus, nós também, pela graça de Deus e pela ação do Espírito Santo, busquemos conhecer o Filho e agraciado pelo Pai, deixemo-lo fazer morada em nosso coração e alimentar o nosso espirito, aumentando a nossa fé e nos iluminando na caminhada rumo a santidade.  
Bom dia e bom final de semana a todos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 15-26
Esta semana falamos sobre oração, pois é pela oração que conseguimos nos aproximar de Deus, para isso precisamos que nossas orações sejam reflexivas, só assim pedimos bem ou pedimos aquilo que realmente necessitamos para nós e para o nosso próximo, também agradecemos as graças que recebemos, porque oração sem reflexão são palavras ao vento, precisamos reconhecer que o reino de Deus está no meio de nós, e com ele teremos força contra as consequências do mal.
Tendo uma vida de oração fica mais fácil identificar e/ou interpretar os sinais que Deus nos apresenta através dos tempos, diferenciamos as coisas boas das coisas ruins e não corremos o risco de confundir a voz de Deus com a voz do mundo e achar que o mal estar vencendo e tudo estar perdido, o cristão deve ter acima de tudo Jesus Cristo como seu Senhor e salvador, e reconhecer que sozinho nada podemos fazer, lembremos também o que Paulo nos aconselha, revestir-se da armadura do Cristão, viver na oração é a única maneira de buscarmos a salvação, a oração deve nos transformar em pessoas melhores capazes de amar, amar a Deus e ao irmão.
Bom dia a todos.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 11, 1-4
Senhor ensina-nos a rezar, será que os discípulos estavam querendo rezar ou queriam instruções para aprender orar?, (dizem que, rezamos quando recitamos um texto e oramos quando usamos palavras que espontaneamente brotam do coração), o importante é que rezando ou orando, devemos está em espírito e verdade buscando a maior aproximação com Deus, devemos ter cuidado para não ficarmos repetindo ou produzindo sons da boca para fora, sem que estes sejam frutos e inspiração do Espírito Santo em nosso coração.
Mesmo sabendo que a oração é uma pratica constante do cristão, sabemos também que muitas vezes não fazemos uma reflexão do que falamos em nossas orações, e ainda reclamamos blasfemando que Deus não está me escutando, se quando oramos ou rezamos pedimos pelas nossas necessidades primarias, é uma coisa, mas muitas vezes fazemos pedidos de coisas que sabemos não ser uma necessidade primordial e sim um desejo social e mesmo assim queremos prioridade nesta realização.
Deus disse pedis e serás atendidos, Ele não vai atender a quem não necessita, pois Ele também disse que nada acontece a cada um sem o seu conhecimento, até mesmo os cabelos que caem da nossa cabeça, por isso reflitamos as nas nossas orações, acreditemos e nos abandonemos nas mãos de Deus que Ele nos conduzirá e saciará cada um nas suas verdadeiras necessidades. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo Filho unigênito de Deus.
Bom dia a todos, Pax Domini. 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 1, 26 – 38
Estamos sempre falando do plano de Deus para salvação da humanidade, no Evangelho de hoje Lucas narra mais uma vez neste capítulo, o desejo de Deus e a inserção de Jesus na nossa história e nela transformando muitos em colaboradores do processo da salvação, processo este começado pelos profetas, evangelistas e alguns da própria humanidade.
Por isso que hoje comemoramos a anunciação do Anjo a Maria, informando-a que em seu ventre seria gerado aquele que a partir de então seria o protagonista da história da salvação, muitos assim como Maria naquele momento, até hoje não entendem a saudação do Anjo, “Cheia de Graças”, esquecendo que ela seria a mãe do nosso salvador, Jesus Cristo, o Messias, se isto não basta, lembremos que a graça de Deus também é um favor imerecido, por isso que acreditamos em receber graças de Deus.
Na minha concepção Ela merece todo meu amor, respeito e minha veneração, pois é a mãe do meu salvador, e se eu me intitulo cristão, como posso ignorar a mãe de Cristo?, é bom lembrar que o maior reformador protestante disse em seus escritos, “para chegar a Jesus, precisamos de Maria”, mas como estamos buscando seguir o grande mestre Jesus Cristo, não podemos esquecer que, só Ele é: Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia a todos, Pax Domini. 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 10, 25-37
O Evangelho de hoje nos traz um tema bem apropriado para o tempo em que vivemos, é comum conhecermos casos de pessoas que abandonam outros em momentos que este está em dificuldades, às vezes isto acontece até mesmo entre famílias, cônjuges ou pessoas de um relacionamento muito próximo, isto também acontece com “amigos” e em todas as camadas da sociedade.
As pessoas hoje vivem uma dinâmica muito grande na busca da sobrevivência ou mesmo da Ascenção social, vão se esquecendo do compromisso como cristão,  sem ver o seu próximo, Jesus vem mostrar que é preciso amar o outro, não o amor Eros, mas o amor fraterno, é preciso ser compassivo se preocupar com o bem estar do outro se quisermos também ser lembrado por Deus na hora do julgamento, lembremos que ninguém se salva sozinho.
O maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, para isso é preciso o esvaziar-se de si se libertar de sentimentos como o egoísmo, e se preencher do amor de Deus só nele teremos compaixão, solidariedade e conheceremos o nosso próximo, e assim viveremos o cristianismo e anunciaremos com nosso testemunho o reino de Deus.
Bom dia e boa semana, Pax Dpmini

sábado, 4 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 10, 17-24
Muitas vezes, podemos perguntar: por que as pessoas mais simples e humildes recebem com maior facilidade a mensagem do evangelho do que as sábias e inteligentes? A resposta, à luz do evangelho de hoje, parece fácil: é porque Deus revela as coisas a elas e as esconde aos sábios e inteligentes. Será que foi exatamente isso que Jesus quis dizer? Parece que não, pois nos mostraria um Deus injusto, que faz distinção de pessoas. Para os inteligentes e sábios, que confiam nos próprios conhecimentos, a abertura aos mistérios da fé é algo de primitivo e irracional e, com isso, o mistério fica oculto a eles, não porque Deus escondeu, mas porque eles se recusam a ver. Os simples e humildes submetem a inteligência à fé e Deus pode, assim, lhes revelar seus mistérios.
Por motivos particular estou reproduzindo a (Reflexão da CNBB), bom final de semana a todos.
4 de Outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão - Lc 10, 13-16
Existem pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade essas pessoas não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em nível pessoal como comunitário. São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor. O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão.

Por motivos particular estou reproduzindo a (Reflexão da CNBB), bom final de semana a todos.
3 de Outubro de 2014

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Mt 18, 1-5.10
Este Evangelho nos traz mais uma vez a lição principal que não podemos esquecer, o projeto de Deus para a humanidade tem no objetivo principal o amor, traz também uma ordem hierárquica, amar a todos começando pelos mais necessitados; os doentes, os marginalizados, e as crianças.
Como prova ou motivação para isto, comemora-se a existência dos santos e anjos, pois os santos são pessoas que dedicaram suas vidas amando o próximo em especial aos mais necessitados, os anjos são eleitos por Deus para no anonimato agirem também realizando a vontade de Deus na humanidade.
Jesus apresenta uma criança e diz quem quiser ser o maior no reino do céu seja como esta criança, pois a criança é pura nela não há maldade, ela acredita no amor e ama, não guarda rancor e não é egoísta, podemos ser adultos  agindo com o coração de criança, assim abraçaremos a todos em especial os marginalizados e abraçaremos Jesus em cada um destes, se assim o fizermos seremos mais felizes.
Bom dia, Pax Domini.    

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 9, 57-62
A Sagrada Escritura me faz entender que em seu projeto, Deus pôs uma clausula que devemos observar com muito cuidado e atenção, o ser ou não ser, se decidirmos ser Cristão seguidor dos ensinamentos Divino, temos que abrir mão dos nossos projetos; de projeção pessoal, social, secular e capitalista, para viver uma nova realidade, viver para o outro na solidariedade na partilha e no amor.
A Sagrada Escritura diz que não podemos ser mornos, temos de ser quentes ou frio, se quentes nos abandonamos nas mãos de Deus, se frios estamos do outro lado e morno estamos querendo servir aos dois lados, e já fomos alertados que não podemos servir igual a dois Senhores.
Quando decidimos ser seguidores não podemos olhar para traz, o nosso olhar deve ser para o alto, não podemos pensar que estamos perdendo algo ou estamos presos a um projeto, pois a verdadeira liberdade está em seguir a Deus, em ser seguidor e discípulo do seu Filho Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia, Pax Domini.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Reflexão do dia - Lc 9, 51-56
Hoje o Evangelho nos mostra a preocupação de Deus com a sua criação, mesmo diante da incompreensão do homem para com o seu projeto de vida e salvação, Deus não o abandonará, por ama-lo incondicionalmente foi que mandou seu Filho único Jesus Cristo para anunciar a boa nova, destruir o pecado e a morte, garantindo para todos a vida e vida em abundancia.
A dificuldade de compreendê-lo foi sentida até pelos seus apóstolos, o exemplo foi diante da ...negativa daquele povo em receber Jesus, queriam exterminar toda comunidade, Jesus os reprende e mostra que um pai não deve fazer distinção de filho, deve amar a todos, corrigindo-os e afagando-os, conforme suas necessidades.
A nossa atitude diante da rejeição é de vingança, porém Deus nos ensina que devemos perdoar e amar sempre a todos, mesmo aqueles que nos rejeitam, pois estes são os mais necessitados, oremos a Deus para nos dar a graça de aprender a conviver e amar as pessoas que nos trata com indiferença e orar por eles e para nossa conversão todos os dia.
Bom dia! Pax Domini.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Jo 1, 47-51
Não deveria, mais cada vez que temos conhecimento das ações e do poder de Deus, temos uma grande surpresa, assim como Natanael, nós também nos surpreendemos com o poder de Deus, se tivéssemos consciência do imensurável poder e amor de Deus, nada que conhecêssemos dEle, seria surpresa ou nos causava admiração.  
O seu amor pela humanidade é tão fascinante que na sua pedagogia, Ele faz existir santos e anjos para estarem presentes em nossa vida, para que tenhamos paradigmas em nossa vida e em nossa história e possamos caminhar com mais esperanças em busca da salvação.
Deus sempre nos orienta através dos profetas no primeiro  (antigo) testamento e mandou seu Filho Jesus que nos deixou o segundo (novo) testamento, nós é que somos preguiçosos ou acomodados e não procuramos viver seus ensinamentos e estamos sempre nos surpreendendo com os acontecimentos em nossa vida. 
Oremos a Deus para nos libertar das amarras do comodismo, e passemos a estudar e viver mais seus mandamentos, e guiados pela Sagrada Escritura possamos entender melhor o seu projeto para nossa vida e tenhamos mais confiança na sua misericórdia.
Bom dia a todos uma boa semana. Pax Domini.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão  do dia- Lc 9, 18-22
O encontro com Jesus Cristo, o Messias, promove uma transformação na nossa vida, porém o encontro que falo não é só o ficar junto em algum lugar ou cruzar na calçada com o outro, esse encontra deve ter algo mais, os discípulos tiveram um encontro com Ele, nem  todos, Judas não teve este verdadeiro encontro assim como Pedro, Tomé demorou realizar este encontro e cada um teve seu momento.
Jesus com os Discípulos pergunta; quem o povo diz que Eu sou?, se Jesus aparecesse hoje para nós eu acredito que Ele mudaria a pergunta, mesmo sem ser visto materialmente Ele faz essa pergunta, o que Eu represento para você?, qual é a importância que tenho para sua vida?, neste momento não saberíamos dizer ou responder honestamente, pois as nossas atitudes em muitas horas nos leva a fazer de Jesus um personagem histórico e não a segunda pessoa da Santíssima Trindade, nos falta a interiorização do encontro, da experiência com o ressuscitado.
Precisamos materializar nossas palavras quando pregamos a Palavra de Deus, precisamos interiorizar nossas ações para que elas brotem do coração, tenhamos sempre o desejo de todos os dias ter o verdadeiro encontro com o messias o Deus conosco o ungido e redentor da humanidade para termos a convicção e dizer; Tu és o Messias o Deus conosco, Tu és o Caminho, a Verdade e a Vida, meu Senhor e meu Deus.
Bom dia, bom final de Semana, Pax Domini. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Reflexões Cristã

Reflexão - Lc 9, 7-9
Vemos o surgimento de diferentes formas de misticismo e as diferentes religiões estão se multiplicando por todos os lados. Para nos defender, afirmamos que existem falsos profetas que ficam enganando o povo para ganhar dinheiro e fazer da religião meio de vida. À luz do Evangelho de hoje, podemos analisar este fato. As pessoas falam muitas coisas a respeito de Jesus, embora muitas vezes porque desconhecendo verdade, e esse desconhecimento se dá porque não evangelizamos como devemos e também porque conhecemos a nossa fé de modo superficial, mas não admitimos a nossa ignorância e manifestamos nossa opinião como verdade de fé, basta ver o acúmulo de bobagens que cristãos de meia tigela veiculam na Internet, em sites que afirmam ser católicos , mas que na verdade são caóticos e escondem Jesus.
(Refrexão da CNBB)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Reflexões Cristã

Reflexão do dia - Lc 9, 1-6ª
Cada dia que vivemos conhecemos mais o amor de Deus pelo o homem, diante de toda criação o homem foi privilegiado, ganhou a condição de filho amado e a capacidade de raciocinar embora muitos não usem a logica da racionalidade.
Como se não bastasse Ele chama o homem para ser seu auxiliar, na administração da própria criação, lhe dar a coparticipação na criação, vejam as ordens que Ele nos deu,  (Ide e evangelizai, anunciai o reino do Céu, fazei discípulo meu todos que encontrai, sede santo, ...)  disse também não tenhas medo Eu estarei com vocês.
Percebemos também que Ele para testar a confiança dos discípulos, disse não levem dinheiro nem duas túnicas, noutras palavras acreditem na providencia, meu irmão e minha irmã, Deus deu o poder de cura, mas será que estamos vivendo na graça para realmente tomar posse deste poder?, Estamos realmente nos entregando a providencia ou estamos acreditando mais no dinheiro.
Quando dissemos que vamos assumir a missão, estamos sendo compassivos, amorosos, fraternos e solidários com nossos irmãos necessitados?. Pensemos nisto.
Bom dia a todos, Pax Domini. 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Bento XVI


Reflexão Cristã

- "A fé e a vida cristã não são feitas à maneira de self-service, onde cada um escolhe só o que gosta ou decide o que lhe convém".  Bento XVI:

Considero uma oportunidade para refletirmos, como estamos vivendo nossa fé? estamos buscando a Santidade na vivencia religiosa ou estamos vivendo uma religião de conveniencia?, estamos tentando viver os ensinamentos do Evangelho ou estamos querendo adaptar o texto Evangelico para viver confortavelmente a minha religião sem abrir mão dos meus costumes e satisfazendo plenamente meus desejos.
O que Deus espera de nós?

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 8,19-21
“Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Jesus ainda não havia assumido a sua vida pública, quando nos mandou esse aviso, mesmo assim continua no coração de muita gente o sentimento de querer levar vantagem em tudo, é comum encontrarmos alguém que enche o peito de orgulho dizendo que é amigo do padre X, do Bispo Y, pensando que por isso é mais santo ou melhor que os outros.
Falamos ontem sobre o conhecimento do Evangelho e o deixar que ele seja motivo para transformar cada um num verdadeiro Cristão, devemos sempre lembrar que não é a amizade com o clero que nos torna santo e sim os nossos atos, o amor e a misericórdia de Deus.
Por falta de conhecimento do contexto histórico  e da antropologia Bíblica, alguns acham que os chamados irmãos de Jesus, eram filhos de Maria quando na realidade eram parentes próximos,  porem quero deixar bem claro minha opinião,  mesmo  que fossem filhos de Maria não iria mudar nada na minha admiração e veneração por Ela e menos ainda  no poder e Divindade de Jesus.
As vezes perdemos tempo e energia, com coisas pequenas quando devíamos está preocupado em escutar e entender a Palavra de Deus e a por em prática, só assim estaremos verdadeiramente buscando a santidade.
Bom dia a todos, Pax domini.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Reflexão do dia - Lc 8, 16-18
Jesus um dia nos disse, “Vós sois sal da terra e luz do mundo”, mas o que significa isto?, já somos cristãos, isso não basta?. Devemos ser cristão, porem ser cristão não é só dizer eu creio em Cristo, é preciso ter conhecimento do seu Evangelho e vivencia-lo, é preciso amar verdadeiramente a Deus e ao seu Filho Jesus Cristo, viver coerentemente seus ensinamentos e deixa-se ser amado por Eles. 
Se somos sal devemos mostrar aos outros que a vida é boa e é dom de Deus, e para ser luz do mundo, é preciso está com Jesus em seu coração e deixar que Ele nos guie, pois Ele é a verdadeira luz,  fiquemos atentos para não acreditar que sozinho seremos capazes, só quando refletimos o amor de Cristo é que somos Luz, só quando ajudamos a alguém entender que a vida tem sentido e é um Dom que recebemos de Deus, é que somos sal.  
Tenhamos cuidado, pois não basta conhecermos o Evangelho, a Palavra de Deus é muito importante, porém mais importante ela se torna quando praticamos este conhecimento, testemunhando que Jesus, é Caminho, Verdade e Vida.
Bom dia a todos e uma boa semana, Pax Domini.  

domingo, 21 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 8, 4-15
Este Evangelho Jesus já explicou, mas é preciso que tomemos como lições do nosso dia nos trabalhos da Igreja, para não perdermos a motivação, lembrem sempre que não devemos escolher grupos ou pessoas para ouvir a Palavra, ela deve ser levada a todos, porém aquele que estiver de coração aberto e acolher esta palavra será transformado.
Quantas vezes ouvimos a palavra, mas as preocupações diárias são tantas que não escutamos, devemos lembrar sempre que por maior que sejam os nossos problemas, temos um Deus que é muito maior que eles, e é este Deus, que nos ama, nos acolhe  nos protege e conforta, é este Deus que diz, “Ide e evangelizai a toda criatura”.
Não nos preocupemos se alguém vai ou não guardar no seu coração a Palavra recebida, importante é que anuncie. A evangelização é de nossa responsabilidade, a semeadura é nossa, a colheita dos frutos não depende de nós, mas da graça Divina.
Bom dia, boa semana a todos. Pax Domini.  

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 8, 1-3
Hoje vemos no Evangelho, que uma experiência com Jesus faz a transformação no coração do ser humano, vemos também que para anunciar o reino de Deus Jesus não parava, e nesta dinâmica também não estava só, com Ele estavam os discípulos e algumas mulheres que receberam pelo amor de Jesus à cura.
Vemos ainda que também estavam mulheres que não receberam cura, mais acreditavam que Ele era o enviado e ajudavam com trabalho e nas despesas pessoais, porque faziam isto?, Porque tiveram uma experiência com Jesus.
E esta dinâmica de Jesus é esperada de cada um de nós, como missionário consagrado pelo Batismo e como Igreja tem a obrigação de anunciar o reino de Deus a toda criatura, dando a oportunidade de conhecer Jesus Cristo o amor de Deus, e se colocarem a serviço do reino, assim como pede o Evangelho.
Bom dia a todos, Pax Domini.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 7, 36-50
Mais uma vez o Evangelho vem nos ensinar que não temos capacidade para julgar, pois quando tomamos a liberdade de julgar alguém tomamos como parâmetro a nós mesmos e esquecemos as nossas falhas e cometemos erros em nosso veredito.
O fariseu fez seu julgamento esquecendo que também era pecador, achava que Jesus não iria perdoar aquela mulher, esqueceu-se que Deus é amor e Jesus disse “Eu  vim para fazer a vontade do meu Pai, e o meu Pai não quer que se perca nenhum dos que Ele me confiou”, o nosso grande problema é que pensamos merecer mais que os outros.
Somos todos pecadores, vivemos com o coração cheio de sentimentos que nos conduz a o pecado como; egoísmo, ganância, arrogância achando que somos melhores que o outro e assim por diante.
Precisamos refletir nossas ações e buscar essa santidade, “sede Santo como Eu e o Pai somos Santo” procuremos a vivencia do Evangelho na busca da nossa conversão e ajudar o outro para sua conversão e juntos seremos Santos.
Bom dia a todos. Pax Domini.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 7, 31-35
Há dois mil anos que a população humana se diz Cristã, mais o que é ser Cristão?, se observarmos veremos que grande parte  destes levam uma vida coerentemente cristã, porem a maioria não, pois seu testemunho de vida está longe do que Jesus Cristo ensinou para que pudéssemos ter a filiação Divina, “ser Cristão”.
Quando procuramos uma religião por conveniência, quando não somos capazes de amar, quando não concordamos em ajudar alguém necessitado para não partilhar um pouco do que temos e vamos a uma Igreja cumprir rituais e não temos misericórdia em nosso coração, não estamos sendo Cristãos.
A religião tem sua finalidade na vida do ser humano, nela aprendemos a vivenciar os ensinamentos do Evangelho (Palavra de Deus), nele aprendemos ser disciplinados, misericordiosos, solidários, viver a justiça e a fraternidade, todos os dias devemos ouvir o Evangelho e deixar que este chegue ao nosso coração e nos encher de sabedoria promovendo a transformação do homem para transformarmos o mundo com mais fraternidade e amor.  Bom dia a todos. Pax Domini.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Reflexão do dia - Lc 7, 11-17
A presença de Deus no nosso meio deu-se por amor e também por compaixão, Deus amou  tanto a humanidade  que em Jesus se fez Homem e veio habitar no meio de nós para resgatar-nos das garras do mundo (pecado), para mostrar também que era preciso lutar pela liberdade diante da opressão exercida pelo império Romano e outras correntes poderosas da sociedade.
Para que acreditássemos que Jesus era o Filho de Deus, e que nEle havia um sentimento de amor e compaixão especialmente pelos pobres e marginalizados, Ele curou, e fez tantos outros milagres tudo com objetivo de beneficiar o outro, de aliviar o sofrimento daqueles que sofriam.
O Evangelho de hoje dar uma prova da preocupação e do amor misericordioso de Deus pelo seu povo, e nos convida para sermos também compassivos, solidários e amorosos, que sejamos imitadores de Cristo, para que todos possam sentir a presença amorosa de Deus em cada um.
Bom dia! Pax Domini. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão - Lc 2, 33-35
A presença de Maria junto ao seu Filho no momento do seu suplício mostra para nós a realização da profecia de Simeão: “E quanto a ti, uma espada de dor transpassará a tua alma”. Esta presença também nos mostra a necessidade da nossa presença e da nossa solidariedade junto a todos os que sofrem e que esta presença deve ser muito mais do que estar ao lado fazendo alguma coisa. Ela deve ser também a presença solidária de quem sofre junto, porque temos os mesmos valores, comungamos as mesmas idéias e lutamos pela realização plena dos mesmos projetos.
(Reflexão da CNBB) bom dia a todos e uma abençoada semana.

sábado, 13 de setembro de 2014

Reflexão Cristã

Reflexão do dia - Lc 6, 43-49
Jesus em seus ensinamentos sempre usava metáforas para ser mais bem entendido, mesmo assim não fez tanto sucesso como deveria, Ele ensinava e continua ensinando através do Evangelho as coisas edificantes, o amor de Deus, o jeito certo de viver, disse que devemos caminhar na luz sempre fugir da escuridão, ser amigo, amar até aos que nos fazem o mal e ter um coração bom.
Dois mil anos depois de todos os acontecimentos que deveriam ser os alicerces do cristianismo para todos, só alguns entenderam, será que estamos querendo colher frutos da arvore errada ou estamos sendo a arvore querendo produzir o fruto errado?.
O fato é, precisamos fazer uma reciclagem em nós mesmos tirar as tralhas que estão ocupando nossa mente e nosso coração, para dar lugar as coisas do alto, precisamos buscar uma vida guiada pelo Espirito Santo, assim teremos uma vida nova em Cristo, para viver uma nova vida, anunciando o reino de Deus, sendo solidários, praticando a justiça fraterna e vivendo bem alicerçado na rocha viva, JESUS CRISTO.   
Bom dia e bom final de semana. Pax domini.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Reflexão - Lc 6, 39-42
A nossa vida espiritual deve ser marcada por um constante aprendizado, de modo que sejamos, ao mesmo tempo, evangelizadores e evangelizados, e o crescimento na fé realize-se principalmente na experiência da vida comunitária, na troca de experiência e na valorização de tudo o que os outros podem nos oferecer, sem ficar vendo apenas as dificuldades, os problemas e os erros das pessoas que estão ao nosso lado. Mas tudo isso deve ser iluminado por uma mística: devemos ser dóceis ao Espírito Santo, nos deixar ser conduzidos por ele, já que não somos os donos da verdade e ele é o Espírito da Verdade, que nos conduzirá à plena verdade. Somente agindo assim é que não seremos os cegos que guiam outros cegos, mas sim todos guiados pelo próprio Deus.
(Hoje posto uma reflexão que encontrei na CNBB) bom dia a todos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Reflexão do dia

Reflexão do dia - Lc 6, 27-38
Neste Evangelho Jesus faz um resumo mostrando qual deve ser o nosso comportamento, seria tudo normal se já tivéssemos atingido uma maturidade espiritual e religiosa bem elevada, porem ainda estamos caminhando a passos de tartaruga, desejamos ser bem recebidos, ser bem recompensados, ser compreendidos e na maioria das vezes não procuramos compreender o outro, as vezes nem queremos ouvi-lo.
Jesus disse tudo que desejares para si, fazei antes aos outros, sabemos que o perdão é um grande exercício da espiritualidade, porém humanamente difícil de praticar porque nos falta amor, Ele nos diz ame a quem lhe odeia, ore por quem te deseja o mal nos sabemos disso, mais somos conscientes que é talvez o mas difícil ato para o ser humano.
É preciso está sempre atento e não esquecer que antes de tudo somos cristãos,  e este deve ser o ponto forte, perdoar e amar a quem nos ofende, peçamos a Deus que nos fortaleça e nos der a sua graça para que possamos ser verdadeiros cristãos e aprendamos a amar e perdoar sempre que houver necessidade, deixemos de ser individualistas e passemos ser e viver como comunidade de oração, partilha e amor.
Bom dia a todos

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Reflexão do dia - Lc 6, 20-26
O evangelista Lucas escreve as bem aventuranças numa cena onde Jesus é muito objetivo nos alertando para qual felicidade estamos procurando, quais os valores estamos cultivando para encontrar esta felicidade, se queremos viver de acordo com os valores do mundo, teremos a felicidade que o mundo oferece, pois seremos egoísta e buscamos a nossa própria realização e teremos uma felicidade estéreo.
Quando vivemos e cultivamos os valores do reino de Deus, cultivamos o amor e buscamos uma felicidade que irradia satisfação e bem estar a toda comunidade, e seremos transformados a cada dia em mensageiros da boa nova, da Palavra que liberta, seremos felizes e capazes de transformar o mundo a partir de nós, acreditando no Pai que ama no filho que redime e no Espírito que salva e santifica, certamente faremos parte dos eleitos.
Bom dia a todos, Pax domini.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Reflexão do dia - Lc 6, 12-19
Hoje o Evangelho trás um assunto muito presente em alguns grupos ditos missionários evangelizadores, a falta de humildade, o não querer dividir o trabalho com o outro, isso acontece por que o outro pode não ser tão hábil ainda no anuncio da palavra, ou para não dividir o mérito do trabalho. Jesus mostra que a obra é muito maior que estes sentimentos e convida apóstolos e discípulos para ajuda-Lo na missão e ainda diz, “a messe é grande peçam ao Pai que mande mais trabalhadores”, Ele mostra que devemos viver em comunidade no trabalho e na oração, lembra também, onde dois ou mais tiverem reunidos em meu nome, Eu estarei também com eles.
Oremos a Deus que pelo seu Filho Jesus Cristo, transforme nosso coração de coração duro em coração sensível e morada do Espírito Santo, para termos a graça de ser verdadeiros Cristãos e aumentar nossa esperança da vida eterna, Amem.
Bom dia a todos. Pax domini.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Reflexões Cristãs

Segunda Feira 08 de Setenbro 2014
Reflexão do dia - Mt 1, 1-16-18-23
A Igreja nos mostra pela liturgia de hoje a preocupação de Deus com a humanidade já no seu projeto da criação nós vemos que a humanidade já era amada por Deus antes da sua existência, o Evangelho mostra a genealogia de Jesus como homem, porém não podemos jamais esquecer que mesmo sendo homem Ele nunca deixou de ser santo (Divino).
Hoje também comemoramos o nascimento de Maria mãe de Jesus Homem, porque esta lembrança da linhagem genealógica de Jesus?, Simples para mostrar que Deus no projeto de criação quis fazer história e se inserir nessa história  que tem uma sequencia e uma consequência, aqueles que ouviram a voz de Deus através dos profetas e seguiram os ensinamentos foram vencedores. 
Os homens que não quiseram seguir  a luz não acreditaram no Messias, se acharam senhores das suas vidas e da sua história sofreram as consequências, vem Jesus e resgata muitos que lhe ouviram e entenderam a sua mensagem,  não é tarde para quem decidir pela luz, Deus nos ama e manda essa grande Luz, Jesus Cristo; Caminho, Verdade e Vida.  
Bom dia e boa semana a todos, Pax Domini.

sábado, 6 de setembro de 2014

Reflexão do dia

Sabado 06 de Stembro 2014

Reflexão do dia - Lc 6, 1-5

A mensagem do Evangelho é sempre nova e vem para nos ensinar o caminho e as atitudes que devemos tomar no nosso dia, “porquê fazeis o que não deve em dia de Sábado” os fariseus perguntaram aos discípulos de Jesus, hoje nós também fazemos julgamentos dos nossos irmãos a respeito de suas atitudes sem antes procurar saber a motivação que o levou a tal ação. Jesus nos ensina que não devemos agir movidos por formalidades pagãs, é preciso ver o próximo como um que vem para nos ajudar ou para pedir ajuda, em qualquer situação deve ser bem acolhido o formalismo religioso precisa ser pensado antes de ser aplicado. Deus não é forma tradicional de legalismo, Ele antes de tudo é amor e quer o bem estar do ser humano, a vida em primeiro lugar depois a lei e os costumes, se antes de fazermos julgamento de alguém procurarmos conhecer melhor a sua realidade, poderemos mudar radicalmente nossa opinião a seu respeito. Bom dia a todos e bom final de semana. Pax Domini.